Tenho um autógrafo do grande Damas que guardo religiosamente. Foi o primeiro guarda-redes que me habituei a admirar e aplaudir. E era grande não apenas em campo mas também fora dele. Um verdadeiro senhor.
Desde miúdo que conheci o Damas, pois morámos no mesmo bairro em Arroios, embora eu mais tarde tenha ido para o Alto do Pina morar. Fui algumas vezes com o Pai dele ver jogos de futebol. O Pedro Correia indica aqui no post que ele era grande dentro e fora do campo embora se tenha referido á parte social. Mas a verdade é que ele também era grande na altura e na nossa mocidade havia uma grande rivalidade entre os miúdos de cada rua e ele jogava pela equipa adversária e sendo mais novo que nós pois notava-se diferenças de idade, mas só quando ele morreu soube que tinha uma diferença de 7 anos, pois sempre pensei que eu seria mais velho mas com menos diferença na idade. Penso que o falecido DANI também jogava na equipa do Damas mas já não me recordo, pois já lá vão muitos anos. Sei que os jogos se realizavam num local onde hoje é a Rua António Pedro (Praça do Chile), para quem conhecer a zona.
Lembro-me do meu pai me dizer, enquanto atirava uns petardos na praia, para eu defender: Quando defendes tens de gritar "agarra Damas". Percebi, depois, ao ouvir os relatos, que essa era uma expressão muito utilizada quando o Enorme Damas fazia aquelas defesas fantásticas. Agaaaaaarraaaa Damas! Um ídolo que foi cedo demais. Bem Hajas! SPORTING SEMPRE!