Varandas sobre a corrupção no futebol
«Nojo que a justiça deve ter coragem de limpar»
«O Ministério Público está a matar o mensageiro [César Boaventura], mas não está a acusar o verdadeiro mentor e beneficiário de todo este esquema de crime organizado [no SLB]. Vamos pedir a abertura da instrução deste caso. César Boaventura tinha uma relação de grande confiança e proximidade com Luís Filipe Vieira, falavam constantemente.»
«Na cabeça de qualquer pessoa não faz sentido algum que um intermediário esteja na disponibilidade de gastar 480 mil euros para corromper quatro jogadores para o Benfica vencer um jogo. O mensageiro [Boaventura] está acusado, mas os principais beneficiários, neste caso Luís Filipe Vieira e a Benfica SAD, não estão. É um erro que esperamos seja corrigido.»
«Paulo Gonçalves era assessor jurídico e o braço direito de Luís Filipe Vieira. Estava nas reuniões da Liga. Paulo Gonçalves era um funcionário [do SLB[. Foi condenado considerando que corrompia funcionários judiciais sem a administração do Benfica saber.»
«No caso Saco Azul, o clube [SLB] tem um esquema falso de facturas para libertar mais de um milhão de euros em cash. De empresas de um amigo do anterior director financeiro do clube. Para que era um milhão em cash? É normal um clube ter um milhão em cash? Espero que a investigação não fique pela evasão fiscal.»
«Em Itália houve um clube, Juventus, a que foram tirados 15 pontos por evasão fiscal e manipulação dos balanços financeiros - e todos os administradores suspensos.»
«Obviamente que o Sporting foi uma das principais vítimas deste esquema criminoso.»
«O Sporting vai lutar na justiça por isto. Isto é um nojo, não há outra forma de o classificar. Não diferente do Apito Dourado de há 20 anos. Não é diferente. Um nojo que não pode ter lugar no futebol português. Um nojo que a justiça deve ter a coragem de limpar.»
«Espero que não haja clubite na justiça e que a justiça não tenha medo da clubite.»
«Para um sócio do Sporting, os valores interessam. Para um sócio do Sporting, interessa que o seu presidente não tenha escutas a corromper árbitros com prostitutas. Para um sócio do Sporting interessa muito que o seu presidente não seja apanhado em escutas a escolher um árbitro para uma final da Taça. Para um sócio do Sporting interessa que na administração da sua SAD não haja sacos azuis de um milhão de euros. O sócio do Sporting quer ganhar. Mas, mais do que ganhar, é a forma como se ganha. Isso é o que mais importa. Eu, enquanto presidente do Sporting, prefiro nunca vir a ganhar do que ganhar com estes esquemas. É assim que o Sporting é, é assim que eu sou.»
«Vejo centenas de comentadores a elogiar a Premier League. Mas aquela liga não tem Césares Boaventuras, não tem Paulos Gonçalves, não tem presidentes a corromper árbitros. Aquela liga é limpa.»
«Não vale a pena preocuparmo-nos com direitos de centralização para valorizar a Liga quando assobiamos para o ar e vemos corrupção do pior que há ainda no futebol português.»
«Não ter telhados de vidro ajuda a ter muita força.»
Frederico Varandas, esta noite, em entrevista à Sporting TV. Talvez a sua melhor entrevista até hoje.