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És a nossa Fé!

Should I stay or should I go?

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É impossível ser-se Sportinguista e estar, neste momento, satisfeito. Não fujo à regra. Ainda assim, se há treinador que me parece capaz de dar a volta é Rúben Amorim. 

Por agora, ainda estou com o Mister, ainda acredito que é possível reinventar-se. Parece-me, até, que não só é desejável que o faça como o Sporting é o local ideal para o fazer. E para o bem de todos, Rúben Amorim incluído.

Acham que Rúben Amorim é casmurro?

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Experimentem efectuar uma encomenda na Loja Verde Online e ter o azar de absolutamente tudo correr mal e de não haver responsável algum que se preste a comunicar com um cliente que também é sócio.

É absolutamente inglório pedir para falar com um gestor de qualidade (ou equiparado), alguém que seja "quadro Sporting" e que possa responder pela natureza kafkiana de um processo de compra. Todo o processo é gerido (assinado, pelo menos) por uma única pessoa. Ora, se por mero acaso o referido 'Consultor de Atendimento*' - 18 meses de casa e outros 10 como 'assistente de compras' noutra instituição - revelar francas debilidades na gestão do processo, mantendo-se nesse exercício não se pode esperar que venha a correr bem, pois não? Diria que não.

Se lhe juntarmos um "oco": a situação já foi reportada internamente, sem que exista cópia do reportado a ser remetida ao queixoso, nem contacto posterior que demonstre ter existido análise, não se sabe se foi objectivamente analisado, pois não? Diria que não.

Caríssimos, dei-me ao trabalho de solicitar a um Sportinguista amigo que se dirigisse à Loja Verde do Estádio para efectuar duas averiguações. Ilustre senhor de 77 anos, há muito reformado e outrora empresário, cujo olhar analítico foi lapidar. Infelizmente, a minha suspeita confirmou-se e as considerações que teceu face ao que presenciou na loja também não são abonatórias: referindo-se ao espaço físico e a quem lá a representava.

Toda a infeliz experiência (com muita parcimónia da minha parte) é de envergonhar as pedras da calçada e seguirá, em pleno século XXI, relatada em formato papel, para a:


Rua Prof. Fernando da Fonseca
Estádio José Alvalade,
Apartado 42 099
1600-616
LISBOA

por confessa resiliência minha. Não existe forma alguma de garantir que a jornada mirabolante da encomenda a que me referi aqui e aqui, é objectivamente conhecida por quem, na estrutura directiva da Sporting Clube de Portugal SAD, se ocupa da Loja Verde Online.

As falhas, em todas as fases da encomenda - que são asseguradas por diferentes equipas/pessoas -, são tão grosseiras que é impossível não despender tempo a empreender nisto: garantir que se faz o possível para que internamente - na Sporting SAD - se analise o que se passa. Eventualmente, reformulam-se processos. Quanto às pessoas... seria preciso encontrar quem tivesse a flexibilidade mental para saber analisar guiões de respostas estruturadas e adaptá-las às situações. Não é tão fácil encontrar matéria humana que o saiba fazer e pelas remunerações destes cargos. Não obstante... tenham paciência.

1 camisola JM personalizada

1 camisola JXL personalizada

1 pólo

Diz-se da urgência na recepção da encomenda. A recepção da encomenda falha, por muito, os prazos previstos para entrega. Contacta-se a LVO. É-nos dito que existe ruptura de stock da camisola JXL. O site permitiu a compra, mesmo assim. Oferecem-se para devolver o valor de toda a encomenda. Com esforço, lá se percebe que é boa ideia perguntar se quer apenas a devolução do valor da camisola JXL sem nunca serem avançados prazos para reposição de stock. Adivinhem só? Havia camisola JXL na Loja Verde do Estádio mas não se misturam stocks. Portanto, no limite, devolve-se dinheiro ao consumidor e fica uma camisola JXL a jazer no stock da Loja física. Na Loja Verde não se fala ao telefone com clientes. Mas responde-se ao que é dito nessa chamada se a mesma estiver em alta voz...

Voltamos ao online... A encomenda, afinal, não seguiu, sim, por erro informático - têm costas largas, as máquinas. Ai sim? Então mas afinal havia stock do tamanho JXL na Loja online de que não fora o Consultor de Atendimento* informado, e eu agora já paguei mais 18€ para ter o tamanho S? Não, não, afinal não há tamanho JXL mas todos os outros artigos estão disponíveis. Ai sim? Então por que motivo indisponibilizaram, no site, o tamanho JM - que eu pedi e dizem haver - e o tamanho JXL está disponível? *Corrige-se a situação no site, indisponibilizando-se o tamanho JXL e voltando a estar disponível JM*. Ooops..!

Envio comprovativo de pagamento de 18€ para que a encomenda seja expedida o mais rapidamente possível. Dizem-me, a 29.09, que o farão imediatamente após recepção do referido comprovativo (enviei-o nesse dia). A encomenda só é expedida a 04.10 e chega a 06.10.

Chegou a encomenda? Parte dela: apenas a camisola S e incorrectamente estampada. A camisola JM e o pólo? Ficaram em Lisboa.

Exijo falar com gestor de qualidade. Fi-lo por 6 vezes. Os canais de comunicação são estes e nada mais do que estes canais de comunicação existe. Entretanto, querem propor-me soluções para a camisola incorrectamente estampada. Envio fotografia e esclareço: a solução é estamparem correctamente e sem que vislumbre o mais pequeno sinal de reestampagem. Dúvidas?

Insisto que pretendo falar com gestor de qualidade, esclareço estar disponível para ir a Lisboa de propósito para resolver a questão (abortei a visita por uma questão de força maior, de saúde, de familiar próximo).

Chegam a camisola JM e o pólo. A camisola não vem dentro do habitual invólucro de plástico (sempre chegava mais composta) e o pólo vem com uma etiqueta com um preço, 50% mais baixo do que aquilo que paguei, escrito à mão. A etiqueta 'Sporting' descolorada e com as extremidades desfeitas.

No dia de ontem enviei a camisola S, via transportadora, para que seja entregue para reestampagem. Solicitei, entretanto, o favor de juntarem 3 sacos/envelopes-embrulho para oferecer os artigos de forma mais bonitinha. Resposta: Relativamente ao exposto, informamos que assim que o artigo for entregue nas nossas instalações, verificaremos a possibilidade de satisfazer o seu pedido. Disponíveis para esclarecimentos."

A partir de um outro e-mail, assinado por um outro 'Consultor de Atendimento', sou hoje novamente informada de que não é possível falar com qualquer gestor de qualidade, que a minha situação já foi resolvida e que o caso foi reportado internamente. Ora... a camisola S só ontem foi entregue à transportadora, acredito que hoje terá chegado à Loja Verde e será, em breve, novamente expedida. Como é que dizem às 18h de hoje que a minha situação já foi resolvida?

 

Rezem por mim, por favor.

 

P.S. No meio de tudo aquilo que aqui está e do muito que aqui falta, só mesmo o amor que sinto pelo clube e pelos Elias, Edgar e Louis justificam não ter pedido a devolução dos 205€ e esquecido a vontade de comprar merchandising leonino.

P.S.2. A encomenda foi efectuada e paga a 19.09.

*corrigido (inicialmente: Consultor de Comunicação)

As natas azedaram...

e de que maneira.

Começou mal, com o atraso e comportamento do técnico do Marselha mas o golo de Trincão ainda me fez pensar que existiria uma espécie de justiça cósmica (lamento, mas o episódio protagonizado pela polícia não me parece inocente e o comportamento do treinador do Marselha reforçou a convicção de que o objectivo seria desestabilizar).

Ainda assim, o que acontece a Adán, com Adán, cai numa categoria suis generis. Ainda não digeri, confesso.

O Marselha virá a Alvalade, não teremos Adán a defender a nossa baliza mas... estou certa de que daremos boa réplica em campo. Boa réplica esta que mitigará, espero, o desapontamento que sentimos hoje.

Estarei sempre com o Sporting Clube de Portugal e serei sempre sportinguista.

 

Clube vs Sócia = ? - Round 2

Há dias partilhei a experiência vivida com as dificuldades encontradas no acesso a área reservada de sócia, no site sporting.pt e loja verde online. De caminho, contextualizei a situação em si, a urgência em receber uma compra que seguiria além fronteiras. Dei nota, desde o primeiro momento, da especificidade da situação, procurei sensibilizar para que acontecesse uma gestão de encomenda mais atenta e fui informada, no próprio dia, de que a encomenda encontrava-se já em preparação. Findos os 3 dias úteis previstos para entrega sem receber qualquer informação, pedi um ponto de situação quanto ao estado da mesma. No próprio dia fui informada de que iria ser averiguado devendo aguardar por resposta. Quatro dias depois, dois deles úteis (ontem), voltei ao contacto.  

Fui hoje informada de que existe uma ruptura de stock de um dos tamanho pretendidos, já pagos - incluindo personalização - e foi-me dada a opção de escolher entre aguardar pela sua reposição ou receber o reembolso de toda a encomenda (quase 200€, alguns cêntimos a excederem 187€).

Entre a ausência de informação de ruptura de stock do tamanho (compreendo que não possa ser garantido no imediato, por completo, em contexto de compra online - claramente, não se faz separação de stocks -) à demora em assumir que a havia - note-se que fui informada de que a encomenda encontrava-se em preparação no próprio dia em que a realizei e paguei -, ao prazo para entrega há muito ultrapassado (pelos motivos óbvios) pergunto:

- teria feito sentido a Loja Verde Online ter proposto a troca de tamanho para o tamanho 'S' da camisola principal (praticamente equivalente ao tamanho JXL, que se encontrará em ruptura de stock), assumindo eu o diferencial de preços, que se cifra em 18€ (62,99€ vs 80,99€)?

- teria feito sentido a Loja Verde Online ter proposto a compra do tamanho 'S' da camisola principal (praticamente equivalente ao tamanho JXL, que se encontrará em ruptura de stock), assumindo a própria Loja Verde Online o diferencial de preços, que se cifra em 18€ (62,99€ vs 80,99€)?

- sócios do Clube, eventuais accionistas, faz-vos mais sentido assumir 18€ de prejuízo palpável nesta venda ou perder a oportunidade de vender um pouco mais de 187€?

- sócios e eventuais accionistas do Clube, têm consciência dos preços de venda destes mesmos tamanhos durante os saldos e as disponibilidades de stock por essa ocasião?

Objectivamente : é altamente provável que o Clube venha a vender o tamanho JXL dentro de alguns meses a um preço em que receberá menos do que o valor que agora pratica, se calhar por uma diferença muito próxima de 18€.  Os lapsos, documentados por escrito, são imputáveis aos responsáveis pela Loja Verde Online (sabia-se da minha urgência e a encomenda entrou em modo 'preparação' no próprio dia em que foi paga), ou seja, a Loja Verde Online deveria ter contactado dando nota da ruptura de stock, prazos previstos para reposição do mesmo e alternativas. Ao cabo de uma semana, devolve-se o dinheiro ao sócio - e pura e simplesmente não se vende - em alternativa o sócio que a) espere pela reposição que não se esclareceu quando irá acontecer ou b) que pague mais 18€ para ter um artigo idêntico?

Estou curiosa em relação às perspectivas dos caros Sportinguistas sobre o exposto.

 

adenda: Já no passado me vira perante uma situação semelhante: efectuei uma compra durante os saldos, prazo de troca a decorrer, não havia o tamanho para troca pretendido na linha de criança, mas na de adulto, contudo, já estando fora do período de saldos, deveria pagar o diferencial para a totalidade do preço do artigo, excluído que estava o desconto do período de saldos; querendo apresentar reclamação, somos informados de que será reencaminhada internamente - sem que exista cópia a ser encaminhada ao consumidor - e, aparentemente, não sai do universo empresa-que-nos-gere-as-lojas, ou seja, estrutura do clube propriamente dita, não se encontra disponível para receber exposição do consumidor. A empresa -que-nos-gere-as-lojas é, aparentemente, juiz em causa própria.

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Os hackers

Uma visita inesperada levou-me, hoje e às pressas, à loja verde online.

Dados de acesso memorizados no computador... 'A conta não existe'. !? Tento a recuperação da password, nada.

Vou contornar a questão acedendo via área reservada no site - pensei, vitoriosa. 
A conta não existe.

Tento recuperar a password, não existe qualquer conta associada a esse e-mail. !?

Tento registar-me outra vez, espero, em vão, já que recebi uma indicação de que não seria possível realizar a operação, pelo e-mail de confirmação. Nada.

Ligo para a linha de apoio ao sócio, confirma-se que o e-mail que estou a usar é o que está associado à conta. Muito gentil, a colaboradora que se ocupa do sucedido pede reset da conta associada ao site sporting.pt. Despeço-me e trocamos impressões sobre o facto de inexistir um contacto telefónico para qualquer das lojas físicas. Prestimosa, confirma que disponho do e-mail da loja verde online e sugere que contacte os colegas por essa via, rapidamente (é um contrarelógio para tentar receber amanhã o merchandising que comprarei e pagarei ainda hoje).

Entre telefonema e possibilidade de voltar a aceder ao site e loja, passaram menos de 18 minutos. O histórico de compras na loja verde online, compreensivelmente, desapareceu. O mais importante, o problema de fundo, parece estar resolvido.

Raisparta os hackers que nos atacaram o site. Não estou a ver por que outro motivo a minha conta - associada ao e-mail de sempre - deixou de ser reconhecida. Em todo o caso, fica a sugestão, sportinguistas: averiguem o estado da vossa conta na área reservada de sócio. 

Correcção, 17:46: o problema de acesso à Loja Verde Online ficou prontamente resolvido. O acesso à área reservada de sócio mantem-se pendente de resolução. 

Actualização, 19:33: acesso à área reservada, no site, em pleno funcionamento.

Naturezas

A sul o dia amanheceu cinzento - às vezes, mais parece que a Natureza traduz-nos os sentires - e frio. É difícil vislumbrar um raio de luz nos céus e o convite ao recolhimento, por demais evidente. Mesmo que o aceite(mos), há uma certeza inabalável que lá está faça chuva ou faça sol:

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Boa semana, Sportinguistas.

Anilton César e a mocinha de recados

O nome Anilton César Varela da Silva talvez não evoque imediatamente um rosto, mas se ler ‘Pany Varela’ o mais natural é que sorria. ‘Pany’ na memória evocada e o caro Sportinguista quando nele pensa. Não sorrirá apenas por saber tratar-se de um ala virtuoso que nos tem trazido muitas alegrias, mas também por saber ser esse o seu estado padrão. Sorridente.

Tive oportunidade de vê-lo em campo e fora dele, no último domingo. Genuinamente disponível para os adeptos, Pany Varela não mostrou qualquer sinal de enfado perante as inúmeras solicitações dos presentes. E se o nosso ala cabo-verdiano sorriu como é seu timbre, também se viu perante a inevitabilidade de deixar de lado o sorriso. Quando? Ao ver-se obrigado a dizer que não poderia dar camisola, ténis, meias, calções, a única medalha que tinha (e que fazia, compreensivelmente, gosto em guardar). Pediu, literalmente, desculpa ao jovem adepto que lhe pediu as caneleiras.

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Continuou, apesar desta contrariedade que se repetiu algumas vezes, divertido e brincalhão, e a esbanjar simpatia a cada interacção. Até que… já depois de, espontaneamente, fazer a pose divertida publicada no último domingo me ouviu dizer:

Vou publicar esta sua cara [careta] num blogue. Alto…

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Vai pôr a minha cara num blogue? Qual blogue?

Nem me deixou responder… Pany Varela contra-ataca!

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Mais compostinho, é certo, sabido qual era o blogue, hi5 à sócia (eu) e sem mais conversas, que sócios que dizem que vão publicar a nossa cara em blogues não são para dar muita confiança, avança na fila. Olho para a esquerda, para a minha próxima vítima, eis senão quando, oiço:

Onde é que está a pessoa do blogue? (reparem, a pessoa...) Desperta pela palavra 'blogue', olho para Pany que me diz:

Escreva lá no blogue que o Sporting está forreta! E riu-se. 

Olhe que escrevo mesmo!

Sorriso de puto reguila, olhos para a direita e esquerda e lá foi ele.

Pois é, Sportinguistas, aos nossos jogadores até as cuecas são pedidas. E os jogadores vêem-se sem margem para satisfazer os desejos dos adeptos. Percebo que os recursos são limitados, contudo, pode ser que até venha a ser possível (aos patrocinadores, talvez?) encontrar uma solução de meio termo que possa contentar um ou dois adeptos por jogo. Não me refiro, necessariamente, ao equipamento. Mas um brinde simples, mas mais personalizado, talvez? Uma coisa é certa, Pany Varela, com ou sem brindes, sem satisfazer todos os pedidos dos adeptos, continua a ser a simpatia encarnada em gente. Tem contrato até 2026 e eu desejo que possa continuar connosco até ao fim do mesmo.

Saudações leoninas, Pany Varela, foi um gosto vê-lo também fora de campo.

 

P.S. Demorei, mas o recado foi dado!

Nuno Dias ou... O Senhor Treinador

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Proporcionou-se ontem, pela primeira vez, oportunidade para interagir com o nosso treinador de futsal masculino. 

Tudo o que possa dizer, ficará aquém da genuinidade com que o vi interagir com miúdos e graúdos, velhos conhecidos e perfeita desconhecida. Apertei-lhe a mão (gosto de pessoas que sabem apertar mãos e não me tomam por ser feita de cristal), agradeci pela conquista de mais um troféu e ainda o surpreendi. 

Esclareci que tudo o que se dissesse seria relatado num blogue, neste blogue, e... clic.

Posso tirar-lhe uma fotografia? (percebe que peço para tirar-lha e não tirar-nos)

A miiiiiiim!? (à laia de, então o que quer não é uma fotografia comigo?)

Sim, a si. Acha pouco? É o senhor Treinador, ganhou tudo o que há para ganhar. Quero uma fotografia sua. [minhas já tenho, muito obrigada]

Olha para os adeptos que aguardam pela sua vez, encolhe os ombros e... aqui está ele.

Nuno Dias, o treinador que ganhou tudo o que há para ganhar ao serviço do nosso clube. Um Senhor Treinador e, estou muito convencida, um excelente ser-humano.

Muito obrigada, mister. Foi um gosto enorme.

Ainda a nossa equipa de futsal em Portimão - I

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Bernardo Paçó. Esteve muito, muito bem e é para mim a figura do jogo. Uma simpatia, o mano Paçó das Redes.

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Final da partida contra Movistar, ganha o Sporting por 3 a 1.

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Quem é que precisa de inimigos quando tem amiguinhos destes, não? Alex Merlim é acarinhado pelos colegas aquando da proclamação: melhor jogador do torneio

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Muito amor para partilhar, esta nossa equipa de futsal. Esteban, melhor marcador do torneio, que o diga 

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9 tentativas. Captar uma imagem nítida do kickboxer? pugilista camisola 8, Erick Mendonça, não é fácil. 

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Tomás Paçó e a sua mão em direcção à minha. Mano Paçó de Campo também ele muito bem disposto e gentil

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O irreverente Esteban. Será pré-requisito para ser-se admitido na nossa equipa?

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Merlim em modo sério. Custa a acreditar, mas aconteceu.

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(segundos antes das fotografias anteriores) Merlim, Esteban e a mãozinha marota deste último 

 

(continua)

O grande capitão João Matos

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O primeiro é um velho conhecido, respeitável sportinguista e venerado jogador. Não tenho uma, u-m-a, fotografia decente para publicar. Mas reparem na mão esquerda, na fita azul. 

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O segundo chama-se Gonçalo, é portimonense e respeitável sportinguista desconhecido, cuja mãe autorizou que publicasse esta fotografia. Estão a pensar bem. Na impossibilidade de dar camisola, chuteiras, caneleiras (até as cuecas pedem, caríssimos, as cuecas!) João Matos deu a sua medalha a esta sortuda criança. Não sei se esta noite não dorme um segundo, se dorme o sono dos justos, mas este leãozinho lesionado ficou mudo depois do gesto do enorme capitão. Muito obrigada à mãe e ao filho e muitíssimo obrigada, capitão Matos. 

{ Blogue fundado em 2012. }

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