Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

És a nossa Fé!

Notas soltas

1. Todos os planos de Rúben Amorim foram, sucessivamente, gorados.

2. Para manter a imagem de quem sabe o que faz, optou pela teimosia, em vez de optar pela honestidade e humildade que tanto lhe admiramos.

3. No primeiro ano, Rúben tinha "a estrelinha". Agora, o talismã é Esgaio. Compreende-se a diferença de resultados. 

4. O problema de Paulinho e Esgaio não é terem vindo do Braga. O Rúben também veio do Braga e duvido que encontre maior devoção noutro clube do que a que os Sportinguistas (eu incluída) lhe dedicam.

5. Não há jogador mais acarinhado pelo Estádio do que Paulinho. Não há. Todos compreendemos a pressão a que está sujeito e tudo fazemos para o apoiar. Com Esgaio é diferente, reconheço, mas ainda assim, o Estádio fez questão de o ovacionar, de pé, numa das ocasiões em que foi atacado nas redes sociais (esse universo extraordinário onde pessoas que se orgulham de não ir ao Estádio questionam semanalmente o número de assistências).

6. Por isso, a última justificação do Rúben para as críticas ao Esgaio (porque veio do Braga) foi a primeira vez que me desiludiu. Esperava tudo menos aquilo, menos tratar todos os sócios e adeptos como burros e ignorantes, que embirram com um jogador porque vem do clube x, como se ele fosse um craque em campo. Ó Ruben, eu repito e reforço,  tu também vieste de Braga e até és benfiquista e nós adoramos-te (eu adoro) e queremos que tenhas oportunidade de desenvolver um projecto estruturado e estruturante, que torne o futebol do Sporting numa realidade consolidada, de qualidade. 

7. A tua atitude não protegeu o Esgaio. Pelo contrário,  tu expões o Esgaio a esta situação, de cada vez que lhe pedes que assuma um lugar para o qual não tem capacidades. 

8. O problema é que estás farto de ser desautorizado e de ver o teu trabalho de planeamento desrespeitado pelas urgências da tesouraria, e estás a fazer tudo para que te mandem embora. É isto, não é?

9. Se (quando) esse dia chegar, será muito triste, porque veremos o que poderia ser uma construção do futuro a desmoronar. Para o Rúben também será triste, mas ele só vai perceber o que está a deitar fora depois de algum tempo. Mas, entretanto, este desconforto está a afectar - e muito - a equipa.

10. Se ainda houver espaço para negociação, podemos tratar da renovação do benfiquista, ex-Braga e Treinador do Sporting Clube de Portugal, Rúben Amorim, o mais rapidamente possível? Obrigada. 

 

(Ps: Algum dos meus colegas de blogue, com permissão de administrador, pode gerir os comentários (se os houver) e publicá-los? Eu não vou ter disponibilidade até ao final do dia. Obrigada.)

A formação

Os meninos do pólo EUL (sub 12) disputaram ontem a final do Trophee des Etoiles, em Montpellier, tendo infelizmente sido derrotados, ficando pelo 2° lugar.

Neste torneio, que juntou mais de 60 equipas, participaram também os jovens da formação do FCP  que alcançaram o 5° lugar, e do SLB, que se ficaram pelo 18° lugar.

Parabéns aos jovens atletas do Sporting Clube de Portugal!

O futuro é verde

Se ainda não acompanham o Backstage Sporting,  não sabem o que perdem. São vídeos curtos, produzidos pelo talento do André Igreja, com uma banda sonora escolhida a dedo e muito Sportinguismo.

Confesso que um dos rituais de cada jornada já é esperar pelo backstage  no dia seguinte. O do jogo de ontem já saiu e pode ser visto aqui: https://youtu.be/GwrIDeOiPIg

Neste, dois detalhes chamam a atenção.  O primeiro  é  que cada vez mais um jogo em Alvalade é um momento e um lugar de família e isso é bonito de ver. Tão bonito como o segundo detalhe: os abraços dos jogadores veteranos a dar força e coragem ao miúdo de 16 anos que vai entrar em campo pela primeira vez como titular da equipa campeã nacional. Estamos a construir futuro!

Coisas dispersas

1.

Rúben: acalma os rapazes. No ano passado tivemos várias vitórias nos últimos minutos. Todos, incluindo os rapazes, sabíamos que o golo chegaria, sobretudo porque a equipa jogava com segurança, união e alegria. Hoje vemos uma ansiedade enorme, um nervosismo que tolda o raciocínio e a espontaneidade. O maior exemplo disso é Pedro Gonçalves. Tranquilo é uma máquina de fazer golos, pressionado é uma lesão em potência. 

2.

(Parece contraditório mas...) Rúben: o objectivo é marcar golos na baliza. Lateralizar e lateralizar e lateralizar é engraçado, desconcentra o adversário, mas não marca golos. 

3.

Rúben: nunca discutas com um porco. Ele enche-te de lama e ganha-te pela experiência em chafurdar.

4.

Rúben: agora é que estás realmente a ver o que é estar deste lado. Não imaginavas que isto fosse mesmo possível, não é? Mas eu acredito que tu podes ser a pessoa capaz de dar a volta a isto, por duas razões: pelas tuas capacidades e porque a vida é feita de ciclos e tu chegaste no momento certo para preparar um Sporting forte,  apto para a mudança de ciclo que se avizinha. 

5.

Enquanto o Pepe fizer parte da selecção nacional, reservo-me o direito de não a apoiar. Mas podem contratá-lo para "achador" de objectos, já que encontra as coisas mais inusitadas no relvado. Imagino que ande à procura de um pouco de decência, mas já a perdeu há tanto tempo, duvido que a recupere.

6.

Entretanto, o Palhinha ficou a ver os outros todos a jogar.

7.

Perder e sair do Estádio com orgulho não é para todos. É só para quem joga contra quem não traz nada de positivo aos valores do desporto. Aconteceu ontem.

8.

Claques que "apoiam" o clube com comportamentos que sabem que vão resultar em multas e penalizações para o Clube que tanto "amam" são fenómenos que não consigo compreender. 

9.

Sábado lá "estou outra vez".

 

Nunca será só futebol

O Bom

Lembram-se do slogan do Barcelona, a tentar criar comunidade? Més que un club/Mais que um clube.  Lembram-se da ideia de “nação” em torno de um clube, uma equipa?

São estratégias inteligentes de marketing e de liderança, completamente esmagadas pelo que aconteceu ontem à noite em Alvalade. De forma espontânea, 5 golos depois de vermos pulverizadas todas as esperanças, mais de 48 mil vozes fizeram-se ouvir durante várias minutos, em apoio à equipa. Repito: em apoio. Estamos juntos, Onde vai um vão todos, Estamos sempre convosco, Nós acreditamos em vocês, esteve tudo ali, naqueles minutos intermináveis de festa e alegria em volta de uma equipa que nos devolveu o sonho.

Não adianta explicar aquele momento a adeptos de outros clubes. Nunca compreenderão. Gozam connosco, acham que nos contentamos com a mediocridade e outras conclusões que tiram a partir do que sabem. E é aí que está a questão. Eles não sabem, nem nunca saberão. Sem ofensa nem desprimor, porque o contrário também se aplica. Para nós há tanto que é incompreensível noutros clubes…

Não posso ignorar o papel de um Homem específico em tudo isto: Rúben Amorim (“Rúben quem…?” disse eu, quando ele foi contratado). Isto já foi tão discutido e analisado que nada do que eu possa dizer acrescenta algo novo. Ainda assim, permitam-me que agradeça, mais uma vez, pelas alegrias e pela esperança. Permitam-me que agradeça o que vi, ouvi e senti ontem à noite, em Alvalade. Obrigada, Rúben!

Felizmente, estive lá, até vi o jogo ao lado do célebre Xandão e fiz parte daquele coro extraordinário e emotivo.

 

O menos Bom

Nem sequer foi o resultado. A sério, alguém esperava ganhar? Daquela festa inesquecível que vou contar aos meus netos e a toda a gente, a única sombra que trago da noite de ontem – e de outras tardes e noites - é a de não saber que Sporting seremos quando o clube ficar órfão deste Treinador.

 

O melhor

Nota pessoal: mais uma vez, Alvalade foi oportunidade, tempo e lugar para estar com os meus filhos. Umas horas extraordinárias, a meio da semana, todos confluímos do sítio onde nos encontramos até àquela que também é a nossa Casa. Um privilégio.

Contar a história

A página "Mentalidade Leonina" chama a atenção para a dualidade de critérios na capa do "Dia seguinte" d'A Bola.

Por acaso, até acho que estas capas estão adequadas e retratam muito bem a realidade.
 
Vejamos:
 
1. 15 de maio de 2018 foi efectivamente o dia mais negro da história do Sporting. Nunca nada semelhante se tinha verificado e nenhum Sportinguista quer ou admite a hipótese de algo tão negro voltar a ocorrer.
 
2. No outro lado da segunda circular está tudo tranquilo, preferem jogar rapidamente o lixo para debaixo do tapete e até aplaudem o novo gestor que, como diz Ricardo Araújo Pereira, faz parte da direcção que acompanhou LFV e logo, "há as hipóteses de [ser] cúmplice, conivente e a menos grave: a de totó".
 
Eu prefiro encarar a verdade. Foi mau, foi horrível, foi o dia mais negro e desejei muito que a justiça actuasse e fosse célere para podermos recomeçar. Jamais perdoarei o que fizeram ao Sporting.
Se do outro lado assobiam para o lado e batem palmas ao líder cumplice/conivente/totó, é lá com eles. Amanhem-se e boa sorte.

 

Carta ao meu Pai

Pai

Ganhámos.

O Sporting é campeão. Entre tantas coisas que nos separavam, o Sporting era mais uma delas. Porquê, para quê, que necessidade tinha eu de ser diferente?

Em casa nunca se falava de futebol. A mãe é que é a Benfiquista, tu... querias paz. E eu, que via aqueles rufias a massacrarem a malta à segunda-feira, na escola, nem pensei duas vezes. Escolhi ser Sporting. Mas, como em tantos outros assuntos, nunca falámos. Tu não me compreendias e eu achava-me incompreendida.

Não foi a conversão das minhas irmãs que te convenceu. Foram eles, os fabulosos cinco netos a quem tu deste tudo. E depois, o Zé Maria, que te ocupava os momentos de lucidez dos teus últimos dias, para me fazeres prometer que o levava a Alvalade a ver o Sporting. Levei, fomos.

Ficavas tão feliz por nós. Fazias aquele sorriso envergonhado e passavas o indicador ao lado do nariz, prometendo sempre: "Quando o teu clube ganhar o campeonato, mudo-me para o Sporting!"

Nunca conheci ninguém que honrasse tanto a sua palavra como tu, Pai. Por isso, estejas onde estiveres, Bem-vindo ao Sporting Clube de Portugal! Somos Campeões!

"e a gente levanta-se, pois pudera, sempre"!

Tiveste jeito, como qualquer de nós,
e foste campeão, como qualquer de nós.
Que é a poesia mais que o boxe, não me dizes?
Também na poesia não se janta nada,
mas nem por isso somos infelizes.
Campeões com jeito
é nossa vocação, nosso trejeito.
Esperam de 1 a 10 que a gente, oxalá, não se levante
– e a gente levanta-se, pois pudera, sempre.
Mas do miudame levámos cada soco!
Achas que foi pouco?
Belarmino:
quando ao tapete nos levar
a mofina,
tu ficarás sem murro,
eu ficarei sem rima,
pugilista e poeta, campeões com jeito
e amadores da má vida.

Alexandre O'Neill

As cadeiras verdes

22074579_tcEe9.jpeg

 

A partir de 2 de maio, tem início o processo de substituição das cadeiras coloridas por cadeiras verdes, com algumas zonas a branco, para inclusão de lettering alusivo ao Clube.

Aspiração antiga dos Sportinguistas, a substituição decorrerá em duas fases e estará terminada em 2022.

Posso fazer um pedido? Podem repintar as escadas de um verde menos folclórico? Eu sei que o facto de o verde estar a cobrir o amarelo tem impacto na cor final, mas... é feio, pronto.

 

(imagem retirada da página do Sporting Clube de Portugal no Facebook)

Crónica de uma noite de futebol sobre um tapete de Arraiolos

Tudo preparado. Fui buscar o tapete de Arraiolos que estou a fazer, porque preciso de estar ocupada durante os jogos, senão os nervos acabam comigo. Às 20h00 liguei a SportTv, contrariando as minhas superstições.

Vi o primeiro amarelo de Gonçalo Inácio e comecei a ficar sem vontade de nada. Aos 18 minutos, a expulsão. A minha superstição de não ver os jogos na tv falou mais alto e mudei de canal. Não sei para qual, não sei muito bem o que fiz durante o resto do tempo, a não ser que fui ao facebook despedir-me do campeonato. Estava absolutamente desolada.

Ao intervalo recebi a notificação no telemóvel e senti a esperança a reacender. Ai, ai... se eles se estão a aguentar, talvez... talvez!

Mais de meia hora depois, a notificação. Li três vezes antes de saltar do sofá, para ter a certeza de ter compreendido bem. O golo era mesmo do Sporting!

Não sei bem o que aconteceu nos minutos seguintes. Lembro-me de me levantar e voltar a sentar várias vezes. Várias pessoas me ligaram para me dar a notícia, porque sabem que eu não tenho o hábito de ver os jogos. No facebook, uma amiga perguntava-me se ainda respirava. Respirava, sim, mas o relógio não andava. Actualizei o telemóvel uma vez e outra e outra, os 90 minutos não tinham fim. Finalmente a notificação: Terminado.

Que loucura! Mais telefonemas, mensagens, uma alegria tão saborosa!

Só o tal tapete de Arraiolos é que nem sequer foi desdobrado. Nem um ponto dei. Mas os três pontos que vieram de Braga valeram por tudo!

Dário

30 pontos em disputa
10 pontos de avanço sobre o 2.° classificado
Faltam 21 pontos para atingir o impossível.

Nota pessoal: o meu filho é trabalhador-estudante. Exerce funções no pólo EUL, como secretário técnico das equipas. Iniciou as suas funções em 2016, como estagiário do Curso de Técnico de Gestão Desportiva que frequentou no Sporting. O escalão com o qual trabalhou nesse primeiro ano, era o dos 11-12 anos e tinha um menino chamado Dário Essugo. Ontem foi uma noite muito emotiva, para o Dário e para quem acompanhou o seu percurso. Estão de parabéns todos os que, na estrutura de formação do Sporting, conseguem mudar a vida destes miúdos. 

#VocesSabemLa
#ParaTeVerSempreNaFrente
#OndeVaiUmVaoTodos

Pedido de ajuda

Hoje escrevo por uma razão bem diferente da habitual e espero que não me levem a mal.

O Miguel é um menino de 6 anos, grande Sportinguista, filho e neto de Sportinguistas. Conheço bem esta família, desde a infância, são genuinamente boas pessoas.

 O Miguel sofre de uma doença rara e complicada. Só um transplante de medula pode salvar-lhe a vida. Se puderem ser dadores, por favor, ajudem.

#OndeVaiUmVãoTodos 

 

22042297_dW57a.jpeg

 

Mais informação: https://www.facebook.com/Todos-com-o-Miguel-102362165156215/

{ Blogue fundado em 2012. }

Siga o blog por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

 

Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2020
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2019
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2018
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2017
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2016
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2015
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2014
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2013
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2012
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D