Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

És a nossa Fé!

Imaginação ou dura realidade?

Há muito que deixei de falar da actual situação do Sporting seja com quem for. Cresce todos os dias em mim uma ferida para a qual ainda não descobri antídoto nem um mero antibiótico.

Ainda por cima há sempre um colega, amigo ou simples conhecido sportinguista que ao ver-me vai atirando uns bitaites. Nem calculam o mal que me fazem.

Quem comigo convive diariamente sabe que eu não pretendo abordar o assunto Sporting. Não é cobardia mas somente escudar-me de mais dor.

Só que ontem pelo telefone após um assunto de trabalho, um colega insistiu em falar mais uma vez do Sporting, contra minha vontade. Perguntou-me se iria à AG, se votaria sim ou não à queda de BdC.

Após as minhas respostas ele deixou um aviso: se BdC não cair Sábado ele irá fazer muuuuuuuuuuito pior do que fez até aqui.

Depois de desligar o telefone fiquei a pensar no que aquele sportinguista me havia dito. E tentei adivinhar o "day aftter" de BdC se não for destituído.

Sinceramente... não gostei do que imaginei!

 

Também aqui

Sporting – o fim da alma leonina

Regressado de uma mão cheia de dias de férias, durante as quais não escutei rádio, não vi televisão, não li jornais e nem acedi à internet, acabo por perceber que o Sporting é já uma avalanche de episódios tristes e que culminará, para grande tristeza e infelicidade minha, com o fim do clube.

Definitivamente!

Não tardará a vermos um anúncio de uma qualquer empresa imobiliária com a face de alguém e um número de telefone, pendurado numa bacada exterior do Estádio Alvalade XXI ou no Pavilhão a dizer: “Vende-se”.

Nesse dia, que será muito triste para muitos sportinguistas, talvez os ainda apoiantes de BdC acordem e percebam onde esta política de terra queimada nos levou.

Já nem me preocupa o que os nossos adversários dizem de nós. Nem quero saber e sinceramente dou-lhes pouco valor. Como sempre dei, aliás.

Mas se tudo acontecer, como infelizmente calculo, o Sporting irá desaparecer por completo. E no dia que isso realmente acontecer BdC terá conseguido matar, não milhares de pessoas, mas miiiiiiiiiiiiilhões de almas leoninas.

Não havendo justiça para estas acções ficará, contudo, na sua consciência esta incalculável mancha, que perdurará para todo o sempre da sua vida e da qual NUNCA, mas NUNCA se poderá gabar.

Porquê?

Tenho tentado, acreditem que tenho tentado, perceber o que vai na cabeça do (ainda) Presidente do Sporting. E acima de tudo o que levou a uma tamanha transformação.
Obviamente que neste momento não lhe reconheço competência nem serenidade para conduzir esta nau. Perdeu-se em guerras contra tudo e todos, envolveu-se em questiúnculas estéreis, viu inimigos em todas as esquinas.
Repito gostaria de perceber porquê esta nova atitude?
Os nossos adversários vão dizendo que o Presidente tem uma agenda própria e que nem se desvia dela um milímetro.
Outros observam que BdC anda a tentar apagar alguns erros de gestão de forma a não ser posteriormente acusado de gestão ruinosa.
Há ainda quem afirme a pés juntos que tudo isto se prende com o dinheiro que recebe como ordenado e alcavalas. Ele e os seus apaniguados.
E já nem trago aqui outras acusações que lhe fazem… e que o meu bom senso me inibe de transcrever.
Sejam quais forem as razões de BdC, qualquer homem com dois dedos de testa, numa altura destas, já se teria demitido. Mas BdC continua… teimosamente. Mesmo sendo continuamente vergastado.
Porquê?

A minha crise com... o Sporting

Reconheço que tenho tido muita dificuldade em assimilar a torrente de maus acontecimentos que este ano já assolaram o Sporting. E todos eles têm a mesma origem. Que nem merece ser nomeado.

Tenho quase 60 anos e quase 40 de sócio. Sempre vivi a vida do clube com paixão e fervor. Como deve ser um verdadeiro adepto.

O futebol é naturalmente o centro de todas as minhas/nossas atenções e emoções. Durante as últimas décadas vivi muitos momentos fantásticos e alguns mais tristes, tendo o futebol como pano de fundo. Mas não só.

Vi na televisão a conquista da primeira medalha olímpica do atletismo pelo Carlos Lopes. Vibrei com o recorde do Mundo de Mamede e rejubilei com mais uma medalha olímpica - esta de ouro - na Maratona ganha em Los Angeles, pelo atleta beirão.

E que dizer daquela equipa de hóquei em patins com António Livramento como principal figura e que foi Campeã Europeia que me deixou uma alegria imensa?

Depois o voleibol, o básquete, o andebol, o bilhar, o tiro, a natação... tantas e tantas modalidade onde dávamos cartas. Mas o futebol era aquela base... O centro de todas as nossas esperanças.

Lembro-me em 2000 na volta que dei pela cidade de carro ou o cachecol que usei no trabalho durante todo o dia seguinte , sem que ninguém me dissesse alguma coisa. 

Pois é... tudo isto faz parte do meu passado. São lembranças que só a senilidade ou uma doença me tirarão da minha memória.

Recordo também o Núcleo que ajudei a criar no trabalho e os jantares que organizei com Sousa Cintra, Vitor Damas e o próprio Fernando Mamede.

Tudo em prol de um clube que era uma inexplicãvel paixáo e um orgulho.

Que hoje não tenho...

Que hoje não sinto...

Que hoje não me diz rigorosamente nada...

Que hoje choro por dentro porque me envergonho de chorar por fora...

Sinto-me assim perdido, como se tivessem arrancado uma parte de mim. Um pedaço muito grande.

Não imagino qual será a minha relação futura com o Sporting, mas vivo agora uma espécie de luto por um clube a que, mesmo nas derrotas, me orgulhava pertencer.

Será que algum dia acordarei deste pesadelo?

 

Também aqui

A minha breve história

Fui apoiante e votei nas últimas eleições em BdC.

Naquela altura e aparentemente este parecia ter feito um razoável trabalho no sentido da reestruturação financeira da SAD e no clube e no engrandecimento do nome/marca Sporting.

Perdoei-lhe muitas vezes os excessos de linguagem e atitude, pensando sempre que tudo seria fruto de alguma inexperiência na gestão com a CS, sempre tão ávida dos excessos dos outros. Mas disse aqui sempre o que pensava dos seus actos…

Só que em Fevereiro deste ano BdC espalhou-se ao comprido. E desta queda jamais se levantou. Nem a AG que quase o idolatrou serviu para se reerguer.

Aquela CI acusando grupos e grupinhos incluindo um tal do “Café Império” que envolve directamente os que escrevem neste espaço pareceu-me um exagero evidente e sem qualquer noção da realidade.

Mas BdC não ficaria por aqui e em Abril daria a estocada final no seu mandato com a crítica feroz aos jogadores leoninos. Ainda por cima fê-lo através do Facebook. Os homens também se distinguem pela coragem que demonstram em enfrentarem os outros.

Foi então a partir daquele Fevereiro que percebi que BdC perdera todo o sentido de bom-senso e compostura que o lugar que ocupa (quase) o obriga. Os resultados desportivos no futebol são de todos sabidos e eu, dia após dia ia-me arrepiando com as intempestivas e estapafúrdias declarações do Presidente.

Sofro agruras com as derrotas do Sporting, mas sofro muuuuuuuuuuuuuito mais com os maus-tratos que o clube tem sofrido recentemente.

Daí o meu silêncio e quase afastamento da escrita neste espaço. Porque há uma chaga dentro de mim que não sei apaziguar. E enquanto esta tristeza quase depressiva me atormentar, enquanto não me curar deste espécie de luto, vou estar ainda um tanto ausente.

É que não sei lidar interiormente com estas emoções.

A gente lê-se por aí!

Saudações leoninas

Constatação

Quando por aqui e por ali fui dizendo e escrevendo que não sou nem mais nem menos sportinguista que os outros adeptos leoninos, nem os outros são mais nem menos sportinguistas que eu, olvidei claramente o actual Presidente do Sporting.

Parabéns!

O senhor Presidente, em poucas semanas, estragou mais a imagem do Sporting que qualquer derrota que uma das nossas equipas possa eventualmente ter tido.

Só pode estar de parabéns! Provavelmente orgulhoso do seu papel.

Limpe-se bem a este guardanapo!

E espero que tenha o bom-senso de no próximo domingo não aparecer no Jamor.

Será que eles não se enxergam?

Li hoje que o nosso último adversário irá fazer tudo para impugnar este campeonato.

Fiquei de tal maneira atónito com a notícia que a li e reli para tentar perceber se havia algo ali de estranho. Mas não.

O nosso eterno rival pretende mesmo que seja retirado o título de campeão ao FCPorto, devido a tentativas de aliciamento de jogadores e arbitragens.

Com tudo o que foi divulgado esta época será que eles não se enxergam?

Olheiro de Bancada - XXXIII

Na penúltima jornada da Liga 2017/2018 um dérbi lisboeta. Com um lugar na Liga dos Campeões em disputa já que o campeonato está entregue (a propósito, parabéns FCPorto!!!) e bem entregue, o Sporting necessitava ganhar este jogo para segurar o segundo lugar.

Mas JJ voltou a fazer das suas. Esqueceu-se de uma das máximas do futebol: em equipa que ganha não se mexe!

Ainda gostaria de saber o porquê da inclusão de William (jogador que gosto muito)? Ora, jogámos contra o Atlético de Madrid, FCPorto, Paços de Ferreira, Belenenses, Boavista e Portimonense tudo com vitórias e sem o campeão europeu.

Porquê hoje?

O jogo foi sofrível e o resultado parece-me justo.

E agora digam-me lá quem foi para vocês o melhor e o pior jogador leonino em campo?

Stress pré-final da Taça

O meu stress no que respeita a aquisição de bilhetes para a Final da Taça de Portugal continua. No sítio da FPF apareceu entretanto a notícia que a partir do dia 2 (hoje) os bilhetes ficariam à venda.

Registei-me antecipadamente e esta noite pelas 0 horas acedi.

No local da bilheteira virtual estavam à venda unicamente bilhetes para dois jogos da seleção. Aguardei até à uma da madrugada à espera que aparecesse alguma referência à Final. Nada, zero, nem um pio.

Fui-me deitar. Perto das seis da manhã levantei-me e fui ao portátil, que ficara toda a noite ligado, poupando assim tempo para aceder. Também não apareceu nada.

Só às seis e 52 surgiu a referência à Final da taça já com a indicação de estava no lugar 2507. Por baixo havia um aviso para não fazermos actualizações à página pois ela fá-lo-ia automaticamente.

Fiquei sempre atento à informação e perto das sete já estava abaixo do número 2000. Continuei ligado até chegar ao lugar 1663.

Às sete e um quarto aparece um quadrado verde a dizer que a minha sessão fecharia daí a 8 minutos.

Já no carro deixei de ter acesso. Página em branco para meia hora depois aparecer a indicação que já não havia eventos com bilhetes disponíveis. Nem da selecção.

Imagino que a procura ultrapasse, e muito, a oferta, mas a FPF deveria ter uma forma mais amiga de explicar as coisas aos interessados.

Digo eu… que não percebo nada disto.

Já em estágio!

Eu sei que o dérbi é só no próximo sábado à noite, mas isso não invalida que não esteja já em estágio para esse jogo.

Além de tentar perceber quem poderá jogar, preocupa-me acima de tudo a condição física dos jogadores leoninos que alinharem.

Parece que não, mas o próximo jogo é a quinquagésima oitava partida da equipa do Sporting, esta época. Nem imagino como se sentirão os atletas horas antes do jogo.

Entretanto aqui e ali vou lendo as gordas dos jornais desportivos que tentam a todo o custo alinhar notícias onde elas, claramente, não existem. Mas faz parte do ambiente que antecede estes desafios.

Digam lá o que disserem, até à hora do dérbi e mesmo já sentado no meu lugar, bem perto da claque adversária, vou estar uma pilha de nervos, especialmente porque temo que ao Sporting, num momento realmente importante, possa dar-lhe uma branca e deixar-se surpreender pela equipa rival.

Ou então até pode arrancar uma exibição de luxo e não deixar os seus créditos por mãos alheias. Seria aquela alegria…

Só que até ao início do jogo vou andar sobre brasas.

Desculpem, mas não sei ser de outra maneira.

Olheiro de Bancada - XXXI

Da goleada, que poderia ter sido aplicada ao Boavista, ao já habitual sofrimento. Assim resumo o jogo desta noite.

A minha nora que foi com a gente ao estádio e que é fisioterapeuta comunicou-me que aos 35 minutos o Gelson estava já cansado.

Não o percebi no campo, mas aceito.

Independentemente de tudo isto a verdade é que o Sporting levou de vencida o Boavista num jogo mairoritariamente bem jogado.

Face a tudo é a vez de colocar a costumada questão aos leitores sportinguistas: qual foi o melhor e o pior jogador leonino, nesta tépida noite?

{ Blog fundado em 2012. }

Siga o blog por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

 

Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2016
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2015
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2014
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2013
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2012
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2011
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
Error running style: Style code didn't finish running in a timely fashion. Possible causes: