Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

És a nossa Fé!

Os melhores destes 20 anos

Por ocasião dos vinte anos do seu estádio, o clube do lado inaugurou um mural celebrando os seus melhores jogadores das últimas duas décadas. Nem todas as suas ideias são más.

Transpondo para o lado de cá, quem elegem como os nossos melhores jogadores desde que jogamos no novo José de Alvalade?

Sugiro um plantel de 23, com o esquema atual de 3-4-3. Começo eu:

Patrício, Adán e Ricardo; Diomande, Beto, Coates, Polga, Inácio e Mathieu; Porro e Rogério; Mendes e Santos; William e Palhinha; Nunes e Fernandes; Pote, Barbosa e Nani; Liedson, Dost e Gyokeres.

João Paulo, homem livre

Aos 30 anos, João Paulo Fernandes é um homem livre e com tudo para fazer uma grande época. Eu até sou pró-Paulinho, mas, mesmo salvaguardando a sua importância tática em alguns momentos e o constante suar da camisola, não há como negar que o homem tem menos golos pelo Sporting do que deveria.

Com a chegada dos nórdicos, a vida do avançado mudou. Primeiro, deixou de ter o rótulo de mais caro de sempre. João Paulo caiu para o terceiro lugar e com o mercado como está, no seu tempo em Alvalade, a queda será maior. Suponho que isso alivie a pressão e ajude a calibrar a mira.

Com a chegada de Gyokeres, o 20 deixa ser a esperança (cega) leonina na hora do golo. Viktor é um verdadeiro número 9 e a minha aposta para melhor marcador do campeonato. E é nele que os defesas se vão focar, deixando Paulinho num confortável segundo plano. Os treinadores adversários também verão isso, mas sendo Viktor guardado por 2 ou 3 de cada vez, é normal que não sobre ninguém para atrapalhar João Paulo.

Além dos golos, Viktor, já se viu, também faz assistências e ganha muitos espaços, algo que Paulinho, que sempre rendeu mais em dupla do que sozinho, pode e vai aproveitar. Voa, João Paulo.

 

PS: É obrigatório a cada post admitir que o golo foi mal validado? 

O sueco chegou

O sueco das capas dos jornais já está em Lisboa. Se estudou, passa nos exames e é apresentado amanhã. A meu ver, o único problema com a contratação prende-se com a dificuldade em escrever e, principalmente, em dizer Gyokeres (falta-me o trema algures). Será fatal que passe a ser apenas Viktor, tal como, em tempos, Jimmy Floyd Hasselbaink passou a ser simplesmente Jimmy, no Campomaiorense ou Boavista (não faltam outros exemplos). De resto, tudo normal:

A novela – Não acredito por um minuto que o sueco fosse o único alvo e que durante estas semanas não se tenha trabalhado em alternativas. A novela foi sobretudo mediática e o Sporting nada fez para a parar. Mas não concluo imediatamente que houve falta de habilidade na negociação. Já tivemos disso no ano passado e acredito que tenha passado; 

A proveniência – A segunda liga inglesa é tremendamente competitiva e não é assim tão estranho pagar mais de 20 milhões por um jogador que lá estava. O Brighton pagou cerca de 30 milhões para ter João Pedro, avançado brasileiro que brilhou no Watford. Além disso, a proveniência não é determinante. Slimani chegou da pouco competitiva liga argelina e tornou-se goleador. Kutozov vindo do Milan ou Caicedo, do City, pouco ou nada fizeram. Os goleadores dos anos 2000, do rival nortenho, vieram de ligas tão competitivas como a japonesa ou a mexicana. Conta a qualidade;

O custo – A comparar com os investimentos dos rivais, é um valor que não foge muito às contratações de Carmo ou Kocku e que está em linha com a atualidade. Estranhos, são os menos de 4 milhões que custa José Angel Carmona. Contra as críticas internas, comprar hoje em dia um bom avançado por 20 milhões não é assim tão escandaloso mesmo que sejam números recorde para o Sporting. Assim seja o goleador que todos esperamos e o sueco não será caro. Contratar um jogador por 20 milhões mostra ambição e passa a mensagem clara de que queremos ir à luta;

A posição – O Sporting precisa de um goleador mesmo que possa ter um ataque móvel e que Pote possa fazer de desbloqueador. Gyokeres deve ser o ponta de lançar titular, servido por Pote e Edwards nas alas. Chermiti pode também beneficiar do convívio com este “professor”;

Paulinho – Amorim gosta de Paulinho, que foi conquistando os adeptos (mais com trabalho do que com golos) e não creio que o início da era Viktor seja o fim da era João Paulo. Possivelmente está a ser pensado um esquema alternativo que, em certos jogos, junte os dois. Pelo menos, haverá maior luta por uma posição determinante; 

O dorsal – Gyokeres vem para ser o número 9, mesmo que até usasse o 17 em Inglaterra. O Sporting passa a ter um 9 a ser servido por um 10 (Edwards) e por um 8 (Pote reclamou o número com o qual Fernandes ou Barbosa brilharam);

Suecos – O sueco será o terceiro do seu país a jogar pelo Sporting. Que comece por fazer bem melhor do que Hans Eskilsson e Pontus Farnerud e vá por aí fora.

Honrar o escudo

Não partilho o ódio declarado de alguns ao adversário de hoje (também não lhe tenho nenhum amor ou sequer simpatia, entenda-se). Desde que joguem com as mesmas armas (bem sei, há muito a escrever sobre o tema) só vejo o Sporting e 17 outras equipas que têm de ficar atrás de nós, pouco me importando a ordem. Nesse prisma, pouco me interessa se hoje adiamos a festa do rival ou se ganhamos a fictícia e pequena taça da segunda circular. Esse será um efeito colateral da, espero e acredito, vitória leonina.

O Sporting tem que entrar hoje para vencer, como tem que entrar hoje. Honrar o escudo é a obrigação e enquanto existir a mais pequena possibilidade de chegar ao terceiro lugar, não nos podemos conformar com o quarto. Tudo o resto, pouco me interessa. 

Chicão

Trincão não é o novo Sarabia como muitos (eu, incluído) achavam, mas a espaços vai mostrando toda a sua qualidade. Melhora de semana para semana e, possivelmente, é o primeiro reforço para 2023-2024. Para já, leva 43 jogos, 11 golos e 3 assistências, números semelhantes (40 jogos, 9 golos e 11 assistências pelo Braga) aos que fizeram o Barça gastar 30 milhões no seu passe. Bem-vindo, Tri Tri Trincão.

Nota 20

A Bola atribuiu a nota máxima, 10, a Adán e Pedro Gonçalves, pelas suas fabulosas exibições de ontem. Mesmo sendo conotada com outra cor clubística, a publicação reconheceu o óbvio e atribuiu uma nota rara na sua história. Assim de repente, só me lembro de um 10 a Coates, há cerca de dois anos e um a João Vieira Pinto, quando ainda estava no lado errado da cidade, num jogo que não interessa aqui recordar. Nuno Pinto, também recebeu esta nota, mas de forma simbólica, no regresso ao futebol após recuperar de um grave problema de saúde. 

Fazer melhor do que em 2001

Em setembro de 2001, o Sporting recebeu o desconhecido Midtjylland, que goleara poucos dias antes. Lazlo Boloni apostou num onze alternativo que incluía dois laterais direitos (Luís Filipe e César Prates) e quatro centrais (Babb, Cruz, Quiroga e Hugo) obviamente jogando em posições alternativas. Deu 3-2, com bis de Jardel e com Barbosa a criar os dois primeiros golos. Os dinamarqueses empataram em dois minutos, mas Quaresma, saído do banco, inventou o 3-2 final, com um defesa adversário a fazer autogolo. Nesse jogo, além da titularidade de Tiago, hoje treinador de guarda-redes, destacou-se a estreia de Hugo Viana pela equipa principal, ele que hoje é diretor desportivo.

Logo não teremos um goleador do calibre de Jardel, um génio como Barbosa ou outros como Viana, Quaresma ou André Cruz. Mas, mesmo com as péssimas assistências que temos tido, teremos com certeza mais do que os 16 mil que lá estavam em 2001 e esperamos que o resultado seja bem mais confortável.

Obrigado, Matigol

Aos 36 anos, Matías Fernández deixa os relvados. Por cá, Matigol esteve entre 2009 e 2012, antes de jogar por Fiorentina, Milan ou La Serena e depois de passar por Colo-Colo e Villarreal. O chileno estreou-se no verão de 2009 e na primeira época fez 47 jogos, 5 golos e 3 assistências. Na segunda época, 30 jogos, 7 golos e 4 passes para golo. Na terceira e última, mais 39 jogos, mais 7 golos e 3 assistências. Nessa época, 2011-2012, foi titular na equipa que chegou ao Jamor, traída por Marinho, Adrien e Cédric e sobretudo foi titular na equipa que chegou às meias finais da Liga Europa, superando Lázio; Légia Varsóvia (foi seu o golo que decidiu a eliminatória) e Manchester City (marcou golo determinante em Inglaterra). Pessoalmente, lembro-me, ainda, deste golo cheio de classe, ao Everton. Boa reforma, Matigol.

Teremos leões portugueses no Mundial?

Já são conhecidos os 55 pré-convocados de Fernando Santos para o Mundial 2022. É verdade que desta lista, sairão 29 jogadores, mas os indicadores são interessantes. Afinal, Santos está atento ao Sporting e Gonçalo Inácio, Nuno Santos, Pedro Gonçalves, Francisco Trincão e Paulinho fazem parte da lista. Ainda assim, acredito que todos cairão. Inácio deve perder a vaga de quarto defesa central para Tiago Djaló ou mesmo José Fonte, ambos das escolas leoninas. Santos, que acredito que seja o mais injustiçado se não for chamado, deve perder a vaga de lateral para Raphael Guerreiro e a de extremo para Rafael Leão, Jota. Já Pote parece nunca ter agradado a Santos e deve ser trocado por João Mário. Trincão pode perder a vaga para Podence e Paulinho, concorre com Félix, Beto e Ramos mesmo que todos tenham características diferentes.

Dos convocados, sem surpresa, muitos foram formados entre Alvalade e Alcochete (passando mais ou menos tempo no clube): Patrício, Cédric, Thierry, Fonte, Djaló, Domingos, Mário Rui, Mendes e Tavares no setor mais defensivo; William, Moutinho, Nunes, Palhinha, João Mário, Ronaldo, Leão e Podence, no meio campo e ataque. É obra. E deve ter-me escapado algum. 

Saúda-se ainda que Santos, conhecido conservador, tenha tomado nota de nomes de homens que têm estado em destaque lá por fora como Tavares, Jota ou Beto e cá por dentro, como Vitinha.

Já agora, deixo o meu palpite: Costa, Patrício e Sá; Cancelo, Dalot, Guerreiro e Mendes; Danilo, Ruben, Djaló e Pepe; João Mário, Fernandes, Vitinha, Nunes, Sanches, William, Palhinha e Neves; Ronaldo, Félix e Silva; Horta, Leão, Bernardo e Guedes.

Acreditam que algum leão será convocado? Quem?

O bom Renan

Renan Ribeiro rescindiu com o Sporting. Nos últimos anos, foi um problema. Aparentemente não quis rescindir nem aceitar propostas, ficando a receber um bom salário sem trabalhar. Essa atitude nunca pode ser vista como positiva por isso, acompanho o alívio por agora ter rescindido, mesmo que a promessa dos milhões do novo clube tenha dado uma boa ajuda. Mas, é preciso lembrar o bom Renan. O brasileiro chegou ao Sporting no pós-ataque de Alcochete e destacou-se como uma das figuras da equipa. Foi essencial na conquista da Taça da Liga e da Taça de Portugal de 2019. Nas “meias” da Taça da Liga, no desempate por grandes penalidades, defendeu três remates do Braga. Na final, contra o FCP, defendeu o pontapé de Hernâni. Poucos meses depois, no Jamor, após um 2-2, defendeu o penalty de Fernando Andrade, em novo desempate a partir dos 11 metros. Quem esteve lá, sentiu o momento de viragem – simbolizado pelas lágrimas de Mathieu -  um ano após o ataque. Renan rendeu Patrício na baliza e foi herói numa altura em que o Sporting precisava desesperadamente de heróis. A culpa do seu desaparecimento terá sido sua, mas merece o nosso obrigado. Mesmo que circunscrito a 2018 e 2019.

Poder de fogo

O Sporting soma 59 golos marcados em 30 jogos de campeonato. Menos 16 do que o adversário de ontem e menos 20 do que o de quinta-feira, para outra competição. Esta diferença ajudará a explicar o ataque em falso ao bicampeonato? Bem sei que as goleadas valem os mesmos pontos do que os 1-0 mas...

Tricampeão

Hoje, o Sporting é campeão nacional, campeão de inverno e campeão de mercado. Não perdeu um titular, ganhou o melhor jogador da liga fora dos três grandes e recuperou um goleador (não é o mesmo que saiu mas aposto que vai dar muito jeito).

Obrigado, TT!

De cerveja em punho e óculos verdes, TT foi umas figuras da festa do título, que muito ajudou a conquistar, sobretudo no arranque da época passada. Este ano, estava uns furos abaixo e acaba emprestado do Estugarda por 18 meses. Teria preferido que o empréstimo fosse mais curto, para mais perto e sem opção de compra, mas pela primeira vez, confio quase cegamente nas opções da “estrutura”. Obrigado por tudo e muito boa sorte, Tiago. Antes de fazer 20 anos, leva 66 jogos, 9 golos e 4 títulos pela equipa principal. É obra!

{ Blogue fundado em 2012. }

Siga o blog por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

 

Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2020
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2019
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2018
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2017
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2016
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2015
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2014
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2013
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2012
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D