Unir o Sporting
Frederico Varandas apresentou-se às eleições de 2018 com este lema e ideias bem definidas como lá chegar, e não há dúvida de que conseguiu. A noite de domingo em Lisboa foi o reflexo disto. Não me recordo dum Sporting tão unido assim em torno da equipa, do capitão, do treinador e do presidente.
Este Sporting de 2024 já não o mesmo de 2018. As ruas e as bancadas encheram-se durante a época de mulheres e de jovens. Trata-se dum Sporting rejuvenescido e cada vez mais liberto de "associações" que o tentam aprisionar nos seus ideais sectários.
Unir o Sporting ou outro grande clube é simples, basta ganhar jogos e títulos. O problema é saber como conseguir isso de forma honesta e sustentada, desportiva e financeiramente, na competição com os rivais. E escolher o treinador certo para o efeito. E saber com quem partilhar essas vitórias para alavancar as seguintes.
Na base do sucesso de Rúben Amorim e a sua equipa está uma política desportiva que também podemos ver noutras equipas e noutras modalidades, e que assenta na estabilidade, na formação, na disciplina, na figura-exemplo do capitão, na força do balneário, na moderação dos orçamentos, e na competência do staff técnico. E não no protagonismo bacoco, na comunicação agressiva, na exigência da treta, na obrigatoriedade de ganhar a todo o custo e na montagem de "legiões estrangeiras" pagas a peso de ouro sem ligação afectiva ao clube.
Importa agora dar continuidade ao sucesso interno e promover a sua extensão à Europa, conjugar a chegada a fases avançadas da Champions com a conquista de títulos internos. Para isso são necessários plantéis com a quantidade de qualidade necessária para o efeito.
O grande desafio do Sporting nas próximas épocas será então aumentar a fasquia de investimento, e consequentemente o valor do plantel, sem desvirtuar os princípios que o conduziram ao sucesso.
É o tal novo ciclo de que ando a falar. Ainda bem que o Rúben Amorim decidiu fazer parte do mesmo. Porque com ele estaremos sempre mais perto do sucesso.
PS: Seis anos de Frederico Varandas no Futebol:
2018/2019 - 1/16 Liga Europa, 3.º lugar na Liga, Taça da Liga, Taça de Portugal
2019/2020 - 1/16 Liga Europa, 4.º lugar na Liga
2020/2021 - Sem Europa, Campeão Nacional, Taça da Liga
2021/2022 - 1/8 Champions, 2.º lugar na Liga, Taça da Liga
2022/2023 - Champions + 1/4 Liga Europa, 4.º lugar na Liga
2023/2024 - 1/8 Liga Europa, Campeão Nacional, Taça de Portugal ?
SL