Uma nova época, uma época nova
Começou hoje uma nova época de futebol no Sporting, com um primeiro grupo de 22 jogadores a realizar testes médicos e os primeiros treinos, 13 jogadores da formação no grupo.
Com um outro grupo de jogadores importantes (Bruno Fernandes, Acuña, Wendel, Diaby, Coates, Plata, Dala e alguns outros) ainda envolvidos nos compromissos com as selecções nacionais, ou a competir ou a gozar férias pré-competição, alguns deles que poderão sair por ofertas difíceis de recusar, e com algumas contratações ainda a decorrer, nem todos esses jogadores integrarão o plantel no ínicio do campeonato. Alguns serão emprestados ou vendidos.
De qualquer forma, cada um terá oportunidade de justificar perante Keizer a permanência. Alguns deles, sinceramente, estão a mais do que a tempo de o conseguir, porque não basta serem da formação, terem feito uma ou outra coisa excelente aqui ou ali, terem o seu espaço no afecto dos sócios: têm mesmo de justificar competência para ombrear com os melhores do plantel e serem candidatos consistentes à titularidade. E não uma eterna promessa. Ilori, Matheus Pereira e Iuri Medeiros estão neste lote.
Além disso, e para estarem nesse grupo, alguns outros ficaram de fora da apresentação e estão na calha para sair: Viviano, André Pinto, Jefferson, Petrovic, Ryan Gauld, Mattheus Oliveira, Alan Ruiz e alguns mais. E Gudelj, pelos vistos, é carta fora do baralho.
Parece assim que o plantel vai levar uma volta considerável na linha do que aqui se foi dizendo e comentando. Mais barato, mais equilibrado, mais peso da formação. Mas, como dizia Keizer, tudo vai depender da permanência ou não dos poucos jogadores de classe extra de que dispomos.
SL