Não foi apenas um erro: foi uma clamorosa injustiça.
E o injustiçado chama-se Adrien Silva.
Deu até a sensação de que o seleccionador não foi acompanhando os desafios do Sporting ao longo da temporada. Se o tivesse feito, com olhos de ver, seria incapaz de excluir da viagem ao Brasil aquele que é um dos melhores médios centrais presentemente a actuar no campeonato português.
Em seis dos 30 jogos do Sporting no campeonato passado considerei-o o melhor sportinguista em campo - em casa contra o V. Setúbal e fora contra o Arouca, o Benfica, o Marítimo, o Paços de Ferreira e o Belenenses.
Só William Carvalho, na minha perspectiva, foi o nosso melhor jogador também em seis encontros - em casa contra o Paços de Ferreira, o Nacional, o FC Porto e o V. Guimarães, e fora contra a Académica e o FCP.
Seguiram-se André Martins e Slimani (os melhores em quatro jogos cada), Montero (três) e Cédric (dois). Wilson Eduardo, Capel, Carlos Mané, Carrilloe Dier receberam menções de melhor em campo apenas uma vez.
Nós, felizmente, deixámos de vender jogadores a saldo. Vocês, pelo contrário, são agora grandes praticantes dessa modalidade. Daí terem despachado o Garay, titular da selecção vice-campeã do mundo, ao preço da uva mijona.
Eu sei que por norma os Sportinguistas relacionam-se mal com a realidade, mas esse mito dos saldos é com base em quê ? O Garay que terminava contrato daqui a um ano ? O Oblak que saiu por 16M ? Tem muitos GR a nível mundial a serem vendidos por esse valor ? O Rodrigo por 30 ? O André Gomes por 15 ? O Markovic por 25M ? O Cardozo por 5M com 31 anos ? Quais foram os saldos ? O Pedro embarca nesses mitos de forma intencional ou por ingenuidade ?
O Garay não saiu a preço de saldo? E foi vendido antes do fim do Campeonato do Mundo onde se sagrou vice-campeão porquê? Problemas urgentes de tesouraria ou pressão de algum empresário "amigo"? Se estas questões não o preocupam, muito menos me preocupam a mim...
Acredita que faria diferença, no caso do Garay, o contrato ser antes ou depois do Mundial ? Havia a promessa de ele sair para ganhar o ordenado que lhe ofereceram, e saiu pelo valor possível para um jogador nas condições contractuais em que se encontrava. As teorias da conspiração deixo para si, que parece ser especialista :)
Se criticar a venda do Garay em pleno Mundial onde iria fatalmente valorizar-se é "teoria da conspiração", toda a crítica pode confundir-se com... "teoria da conspiração". E a propósito da venda "pelo valor possível": é sintomático que não tenha mencionado o caso de Cardozo, sinal implícito de que também acha que saiu a preço demasiado baixo. Acompanho-o nessa crítica muda: o paraguaio devia ter saído há um ano. Nessa altura teria rendido muito mais aos cofres do seu clube.
Eu não falei no Cardozo ???? Isso é que é mesmo viver numa realidade paralela, é que o meu comentário está mesmo acima desse que fez com base em algo que não aconteceu. Eu acho que o Cardozo foi bem aproveitado desportivamente, o ano passado deu muito jeito até se lesionar, como o Pedro bem reparou, mas depois recuperou mal e tornou-se um corpo estranho na equipa. Obrigado Cardozo, serás sempre lembrado e ainda rendeste umas coroas simpáticas :)
Ah, então o Cardozo foi bem vendido após uma época de eclipse total, sensivelmente por metade do preço a que podia ter sido transferido há um ano? Ok, então. Continuem com esse espírito acrítico lá na vossa agremiação: hão-de ir longe...
Então mas afinal sempre tinha falado no Cardozo, olhe que o Pedro é tramado, quando é apanhado na curva, o que sucede até com frequência, começa aos zigue-zagues ;) Sim, há sempre duas hipóteses, ou vender um jogador no auge para obter o maior lucro financeiro, ou aproveitar o rendimento desportivo do jogador. As grandes propostas pelo Cardozo já não foram na época passada, e a realidade é que ele até Dezembro, quando fez o "hat-trick" com o Sporting para a Taça e saiu lesionado, rendeu e ajudou a que o Benfica se mantivesse no topo, depois teve um afastamento prolongado por lesão e entretanto o Benfica tinha modificado a forma de jogar e ele perdeu espaço. Mas como é que eu posso ser crítico com uma gestão que ganhou quase tudo o que havia para ganhar ? Se o Benfica não fosse campeão há 12 anos, aí sim teria que criticar fortemente, agora vou dizer que um jogador que ganhou 2 campeonatos nacionais, ganhou taças e disputou duas finais europeias, foi mal aproveitado ? Opiniões.
Extraordinário argumento, que o configura a si como portista prestes a sair do armário. Pois se o critério para vitoriarmos um clube é o da conquista de mais campeonatos em anos recentes isso leva-o a ser um adepto pelo menos "emocional" do FCPorto, vencedor de 14 dos últimos 20 campeonatos nacionais (contra 3 apenas do seu clube).
??? Essa brilhante conclusão foi com base em algo que se possa partilhar sem corrermos riscos ? Eu disse que mudo de clube ou que alguém deveria mudar de clube ?? eu respondi ao "hão-de ir longe..." com o facto de ser um bocado precipitado criticar uma gestão que acabou de ganhar quase tudo, isso na sua lógica diz-lhe que eu sou um potencial Portista ? ok, fazer o quê, não consigo argumentar, ganhou.
Qualquer troca de argumentos com base em frases do género "hão-de ir longe" convida às mais diversas réplicas. Em alternativa, a discussão morre à nascença pois é impossível argumentar com base em "wishfull thinking" desse género. Pelo menos enquanto a época não estiver a meio, ou perto disso. Mas, se prefere, cá estaremos para avaliar na devida altura quem foi de facto mais longe. Não pode é ser agora.