Uma excursão aos arredores do Colombo
Dois pardais dentro do ninho, um coração, uma seta, os pardais somos nós dois, não te esqueças de mim.
Esqueceu-se, Pedro.
Esqueceu-se de ti, aliás esqueceu-se de nós, sportinguistas. Levou o Gonçalo e eu, na altura, escrevi aqui aquilo que Gonçalo devia ter feito, "onde vai um, vão todos"; "onde não vão Quenda, Gonçalves e Trincão não vai nenhum irmão".
Gonçalo Inácio fez mal, tal como Rui Patrício, por exemplo, sabiam que não iam jogar, que seriam descartados, não aceitavam.
Deixavam a selecção para os Diogos, para os Pepes, para os espalha-brasas, para os Tóinos Silva, para os mini Neves, para os sauditas e para outros "felixardos".
Não o fizeram, aí em cima estão o nome dos fracassados na visita de estudo à Alemanha.
Aqui estão o nome dos contemplados na próxima excursão.
Há um parque infantil, em Lisboa, que é conhecido como o parque do careca (uma croissanteria famosa em Belém/Restelo), foi desse parque que me lembrei quando saiu esta convocatória.
Um careca à porta do parque com um chupa-chupa a aliciar um menor, "podes vir comigo?", "posso? posso levar os meus amigos Gonçalo, Francisco e Pedro?" "podes, podem vir todos, o Gonçalo já foi comigo à Alemanha".
Parece uma conversa degradante, não é?
É tão degradante como estas convocatórias e, infelizmente, o Sporting Clube de Portugal não tomou nenhuma atitude firme e inequívoca sobre elas.
A Federação Portuguesa de Futebol e o senhor Roberto não podem andar à rédea solta, não podem fazer o que querem, sem contraditório, sem terem de justificar os erros que cometem.
Na convocatória para a Alemanha foram convocados seis jogadores do campeonato português, só um do Sporting. Agora com os mesmos seis provenientes do nosso campeonato, quatro são do clube que perdeu a Taça e a Supertaça, qual é o critério?
Quem cala, consente. O Sporting Clube de Portugal não devia calar nem consentir.
Banda sonora: "Visita de estudo", António Zambujo