Uma aventura em Astana
Quando o Sporting entrar em campo na próxima quinta-feira, serão 22 horas no horário local (16 horas em Portugal Continental). A temperatura esperada à hora do jogo é de aproximadamente 19 grau negativos, o que, feitas as contas, nos leva para uma diferença superior a 30 graus face à temperatura a que se jogou ontem ou jogará em Tondela, na segunda-feira seguinte.
O estádio tem teto retrátil, esperemos que não avarie e que esteja mais quentinho lá dentro. A verdade é que não consigo imaginar o que será jogar com temperaturas negativas de -19 graus e vento de mais de 20 km/hora.
Adicionalmente, na viagem, entre ida e volta, vai-se perder quase um dia.
Bem sabemos que "não há desculpas" mas nestas condições creio que podemos prescindir da nota artística.
Ontem estivemos perto de nos conseguirem empurrar para uma genuína crise de resultados em vésperas de um dos períodos mais duros do nosso calendário para esta época, através daquele que será o primeiro grande erro grosseiro na utilização do VAR.
Mas a verdade é que superámos a prova, fizemos descansar jogadores chave (uma consequência interessante de alguns castigos), ficámos com água na boca para ver mais minutos dos que se estrearam e vamos a jogo com ânimo vitaminado.
Esta aventura/prova não nos pedirá menos do que dita o nosso lema para ser superada com glória. Juntar-lhe-ia uns baldes de chá quente, pelo sim pelo não.
Imagem retirada do google na pesquisa "tempo astana".