Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

És a nossa Fé!

Um árbitro nocivo ao futebol

1361931[1].jpg

 

Foi uma indignidade (com a inconfundível marca de Jorge Sousa) vermos Bruno Fernandes, o melhor jogador do futebol português e também o mais fustigado por  lances à margem das leis do jogo, receber um cartão amarelo, e o consequente vermelho - algo inédito, até agora, na sua carreira como profissional -, pela primeira falta que fez, já no tempo extra, após ter sido ceifado oito vezes no mesmo jogo (incluindo uma falta que devia ter dado um penálti ao Sporting e à qual o apitador fez vista grossa). Sem que nenhum desses adversários que o derrubaram em lances promissores tivesse recebido sanção disciplinar, como se impunha.

 

Revi o jogo e contabilizei essas faltas.

Minuto 13: Bruno é derrubado sem bola pelo ganês Ackah sobre a linha do meio-campo. Falta óbvia, não-assinalada.

Minuto 19: Bruno vence um lance dividido na grande área do Boavista. Ricardo Costa, chegando atrasado, agride o capitão leonino, golpeando-o com o braço nas costas. Falta que ficou por assinalar: devia ter sido marcado penálti contra a equipa da casa.

Minuto 20: Bruno é desarmado em falta por Ackah, próximo da meia-lua defensiva. Falta assinalada, sem sanção disciplinar.

Minuto 25: Bruno desarmado em falta por Ackah, na mesma zona do terreno. Falta assinalada, sem sanção disciplinar.

Minuto 36: Bruno derrubado à margem da lei por Ackah no início da construção de um lance ofensivo. Falta assinalada, sem sanção disciplinar.

Minuto 45: Bruno sofre um toque de Fabiano por trás quando estava na posse de bola já no meio-campo do Boavista. Falta assinalada, sem sanção disciplinar.

[No minuto 49, Bruno Fernandes vê um cartão amarelo por protestar junto do árbitro auxiliar contra um cartão da mesma cor exibido ao colega Acuña.]

Minuto 73: Bruno é derrubado por trás quando construía lance ofensivo. Entrada de Stojiljković, claramente à margem da lei, ficou por assinalar.

Minuto 86: Bruno é derrubado por trás quando transportava a bola no meio-campo adversário. Falta de Carraça, assinalada. Mas sem sanção disciplinar.

 

À beira do fim da partida, o senhor Sousa - demonstrando uma chocante dualidade de critérios - entendeu expulsar Bruno Fernandes por uma falta ofensiva, idêntica a muitas cometidas por jogadores axadrezados que distribuíram "fruta" ao longo de toda a partida sem terem recebido qualquer sanção.

Não contaremos, portanto, com o nosso capitão no próximo jogo. A disputar em casa, frente ao Famalicão.

Árbitros como Jorge Sousa, que penalizam os jogadores com maior talento e deixam os sarrafeiros por castigar, prejudicam o espectáculo desportivo. São nocivos ao futebol.

14 comentários

  • Imagem de perfil

    Pedro Correia 17.09.2019

    O primeiro erro é usar frases como essa: "todos os árbitros..."
    Metendo tudo no mesmo saco, os competentes e os incompetentes. E contribuindo assim para unir todos contra nós.

    O segundo erro é essa alusão aos "padres". Esquecendo que existem também os que apreciam fruta. Bem madura, nada verde.

    "Intervir" significa o quê?
    Partir os dentes a um árbitro, como fez um lampião ao Pedro Proença?
    Invadir um centro de estádio como manobra de intimidação, como fez um grupo de andrades ao Artur Soares Dias?

    Intervir é reunir bases de dados, minuciosas e competentes, com a enumeração dos erros mais clamorosos cometidos por árbitros incompetentes e nocivos ao espectáculo desportivo. E usá-las as vezes que for preciso. Junto das instâncias disciplinares, dos órgãos federativos, dos meios de comunicação. Nas redes sociais.
    Intervir é isto.
  • Sem imagem de perfil

    Anónimo 17.09.2019

    Intervir é seres tu a mandar nesta Republica das Bananas.Não há outra forma,basta ver os ultimos 40 anos do futebol português..

    SL
  • Imagem de perfil

    Pedro Correia 17.09.2019

    Se não te sentes bem na "república das bananas"... emigra.
  • Sem imagem de perfil

    Anónimo 17.09.2019

    Resposta ao comentário do PEDRO CORREIA: O amigo ou é ingénuo ou chegou ao futebol hoje. Infelizmente não há um único árbitro honesto no futebol português. Só para que saiba, todos os árbitros sérios que tentaram chegar à 1ª categoria foram "cilindrados" e tiveram de desistir. Quem não alinha nas "frutas e nos vouchers" não tem qualquer hipótese. Portanto, digo-o com conhecimento de causa, que todos os que estão na 1ª categoria são desonestos. Só que uns mais do que outros. A confirmar isto está o facto dos seus níveis económicos serem muito superiores aos rendimentos auferidos. E quanto ao Sporting, digo-lhe como eles se referem ao clube: Quem vais arbitrar na próxima jornada? OS GATINHOS!!!!!!!!
  • Imagem de perfil

    Pedro Correia 17.09.2019

    Um anónimo a dizer que toda a gente é desonesta.
    Isto já nem é conversa de café.
    É paleio de bar aberto às duas da matina.
  • Sem imagem de perfil

    Miguel C 17.09.2019

    Atenção Pedro! a subida de árbitros está inquinada há muito! É só vê-los nas camadas jovens. Basta ir ver e falar com pais de putos de 17 anos e perceber o que se anda a passar.

    Falo com conhecimento de causa! o meu, com 17 (joga hóquei, felizmente) é colega desde a primária de 4, quatro, putos que jogam no nacional.

    Um puto insurgiu-se contra um árbitro que cantarolava musicas da claque de uma das "nalgas" enquanto arbitrava o jogo. Isto NÃO É ANEDOTA.

    A "generalização" neste caso corresponde à realidade. Aliás corresponde a uma das directrizes em powerpoint de uma das "nalgas": colocar árbitros desde a formação.
  • Imagem de perfil

    Pedro Correia 17.09.2019

    É gravar, é filmar, é divulgar.
  • Sem imagem de perfil

    Anónimo 17.09.2019

    Não foi por acaso que que utilizei o termo "nalgas" aqui. Neste assunto algum particular que se chegue à frente leva com a pastilha do gabinete de crise mais a pandilha do trio de advogados. Isto TEM que ser a partir do Sporting. Tem que ser a sério. Eles vêem e sabem! Sabem mais, muito mais que eu! . O maluco mexia-se. Por não ter medo ou ser inconsciente, mas mexia-se. Metia a boca no trombone. Os anteriores e os de agora não se querem queimar.
  • Imagem de perfil

    Pedro Correia 17.09.2019

    Eu recomendaria ao CD do Sporting que tivesse alguém, lá na estrutura, só a tratar destas questões. Sem fazer mais nada.
    Teria pano para mangas.
  • Sem imagem de perfil

    Miguel C 17.09.2019

    Pois tinha!! Não foi à toa que o Varandas, nos vapores eleitorais, perdeu a cabeça e largou aquilo de ter muito que contar acerca da época15/16!!! veja lá se os donos dele, do Varandas, o deixam agora abrir o bico?! e venham-me agora tentar convencer que não há "cabalas"! Ai não que não há!!

    NINGUÉM do Sporting actual se quer meter nisso. Antes pelo contrário!!!

    Os de agora querem ver é se se conseguem ir mexendo no lodo mais que instalado, e sacar o deles sem se sujar. Não me lixem.

    E isto não é paleio de viúva!
    Tenho que voltar às nossas questões de há uns meses, quando nos zangá-mos um bocadito: eu não quero saber do BdC para nada, tenho é a consciência perfeita de que ele ia no caminho certo, para limpar esta porcaria. Depois de lavar esta porcaria logo se escolhia outro, mais polido. Menos maluco.

    Agora olhe: já está, já está... e não vai ser tão cedo que temos outro que se preste a rebentar-se todo a fazer de alvo dos poderes instalados.

    Vamos ter que recomeçar outra vez... do ano menos dez.
  • Imagem de perfil

    Pedro Correia 17.09.2019

    Voltamos ao mesmo de sempre.
    Um texto visando o péssimo árbitro Jorge Sousa, após uma arbitragem que foi nefasta para o Sporting, termina, por iniciativa de alguns leitores-adeptos, em... críticas ao presidente Varandas.
    Não se sai daqui. Eis o passatempo preferido de muitos sportinguistas: disparar para dentro.

    Os Sousas e os Pintos e os Vieiras rebolam de gozo com este espectáculo.
  • Sem imagem de perfil

    Miguel C 17.09.2019

    Bolas Pedro!
    Não estou aqui em passatempos de disparar para dentro. Estou a falar do que se passa na arbitragem logo nos escalões jovens.

    palavras suas: Eu recomendaria ao CD do Sporting que tivesse alguém, lá na estrutura, só a tratar destas questões. Sem fazer mais nada.
    Teria pano para mangas.

    resposta minha: Pois tinha!! Não foi à toa que o Varandas, nos vapores eleitorais, perdeu a cabeça e largou aquilo de ter muito que contar acerca da época15/16!!!

    O tema é o mesmo: arbitragem!
    O Pedro é de opinião que na direcção se devem preocupar com o assunto. Eu também sou!!!
    Eu dizer-lhe que nesta direcção não se preocupam com isso NÃO É ATIRAR PARA DENTRO.
    É debater acerca de Sporting e de arbitragem!!!!

    Combater o actual panorama de arbitragem em Portugal:
    O Pedro é a favor;
    eu sou a favor;
    O Sporting é?

    Isto é atirar para dentro ou é meter o dedo na ferida?

    Para que é que serve estarmos todos a protestar com este "programa de arbitragem" se quem de direito, o SCP, não o faz? assim, nestes moldes, é um bocadinho inconsequente não é?

    Resumindo: eu quero é que a actual direcção se mexa em relação a este assunto!!! não a quero destituir. Quero que ela se mexa! Que fale! Que proteste! Que corra o risco de o fazer, porque se e quando o fizer NÃO VAI SER AGRADÁVEL. Quero que esta direcção saia de zonas de conforto.

    Pergunto: Isto é dar tiros para dentro?
  • Imagem de perfil

    Pedro Correia 17.09.2019

    Assim como pôs as coisas, com esta clareza e este desassombro e esta indignação bem justificada, não é.
  • Comentar:

    CorretorEmoji

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    { Blog fundado em 2012. }

    Siga o blog por e-mail

    A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

    Pesquisar

     

    Arquivo

    1. 2019
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    14. 2018
    15. J
    16. F
    17. M
    18. A
    19. M
    20. J
    21. J
    22. A
    23. S
    24. O
    25. N
    26. D
    27. 2017
    28. J
    29. F
    30. M
    31. A
    32. M
    33. J
    34. J
    35. A
    36. S
    37. O
    38. N
    39. D
    40. 2016
    41. J
    42. F
    43. M
    44. A
    45. M
    46. J
    47. J
    48. A
    49. S
    50. O
    51. N
    52. D
    53. 2015
    54. J
    55. F
    56. M
    57. A
    58. M
    59. J
    60. J
    61. A
    62. S
    63. O
    64. N
    65. D
    66. 2014
    67. J
    68. F
    69. M
    70. A
    71. M
    72. J
    73. J
    74. A
    75. S
    76. O
    77. N
    78. D
    79. 2013
    80. J
    81. F
    82. M
    83. A
    84. M
    85. J
    86. J
    87. A
    88. S
    89. O
    90. N
    91. D
    92. 2012
    93. J
    94. F
    95. M
    96. A
    97. M
    98. J
    99. J
    100. A
    101. S
    102. O
    103. N
    104. D
    105. 2011
    106. J
    107. F
    108. M
    109. A
    110. M
    111. J
    112. J
    113. A
    114. S
    115. O
    116. N
    117. D