Tudo bons rapazes
Dizem que está em curso a operação Bilhete Dourado para apurar um esquema ilegal de venda de bilhetes que decorreria há vários anos. Esta operação segue-se à operação Pretoriano que conduziu à cadeia Fernando Madureira. Aparentemente o clã Madureira tentou manter o negócio a funcionar, mesmo debaixo de investigações e escutas. Era a filha, eram os sogros, era este e aquele.
Nada que há muito não se soubesse no Porto e arredores. Quem queria bilhetes para o Dragão era só dizer quantos. Pela história que ouvi ainda no ano passado em Espinho o carro estava parado à porta do shopping com a bagageira bem recheada para satisfazer qualquer família numerosa, emigrante de preferência. Era um favor que faziam à bilheteira do Porto, diziam.
Agora é curioso que, com tantos milhares de euros a entrar, fala-se em 40 mil euros por jogo, e tudo isso de conhecimento do clube, leia-se Pinto da Costa. Tudo aquilo apenas servia como "moeda de troca pelo apoio que a claque dava à equipa".
Mas que apoio afinal se poderia realizar com tal saco azul em dinheiro vivo? Era apenas alugueres de camionetas para os SuperDragões? Ou incluiam algumas coisas que vieram a lume com o Apito Dourado (Bilhete Dourado/Apito Dourado, os nomes são sugestivos) como corrupção desportiva e suborno, de árbitros, equipas e jogadores adversários? Como aqueles ex-jogadores do Porto que entram ao meio do jogo e logo cometem penáltis ou se fazem expulsar?
Ainda ontem o "pasteleiro" Artur, aquele mesmo que os SuperDragões visitaram há uns anos, foi decisivo no dérbi da Invicta. Depois duma saraivada de amarelos na 1.ª parte, lá expulsou um jogador do Boavista com o Porto a perder em casa, e lá ganhou no fim. Assim o Porto parte para Braga com a vantagem de depender apenas de um empate para conquistar o 3.º lugar. Uma coisa ao jeito daquele Braga-Sporting onde a expulsão do Inácio quase dava o título ao Porto.
Será que as coisas estão ligadas? Quem é que pode garantir que sim ou que não? Quem é que pode garantir alguma coisa sobre a forma como o Porto tem ganho alguma coisa em Portugal nos últimos anos ou até nos últimos 40?
O Madureira sabe de tudo, mas não fala. Só algum dia, quando se sentir o bode expiatório dos senhores doutores da SAD que tiraram o "cavalinho da chuva" e ficaram amnésicos, iguais ou piores do que o Ricardo Salgado. Ou então só se forem os padres de Fátima, que eles são tão católicos que sempre lá vão confessar todos os seus pecados.
SL