Eu por acaso não concordo muito, Pedro. O Marcelo até tem feito bons jogos quando é chamado à baliza. Ontem até fez algumas defesas de grau de dificuldade bastante elevado. Não me parece culpado no segundo golo, não é ele que tem que guardar o primeiro poste. A propósito de Marcelo, mais uma vez recordo Vitor Baía e a muralha de aço (vulgo canela até ao pescoço) que impedia que as bolas lhe chegassem, tornando-o durante alguns anos como o "melhor" GR português. Saiu para Barcelona e diz-se que o número que usava na camisola (99) era uma alegoria à quantidade de golos que sofreu enquanto por lá andou. Um bom GR ajuda, sem dúvida, mas uma boa defesa é meio caminho andado!
É verdade, Edmundo. Sendo certo que a inversa também é verdadeira: um guarda-redes em boa forma tranquiliza muito a equipa e transmite-lhe uma sensação reforçada de segurança.
É verdade que o Marcelo neste jogo não esteve bem, particularmente nos golos sofridos, mas já o vimos noutras ocasiões em que foi chamado fazer boas exibições. É um jogador com garra, puxa pela equipa, vibra e sofre como poucos mesmo quando está no banco. Possivelmente o fato de viver sistematicamente na sombra de Rui Patrício, titular indiscutível, interfere um pouco na capacidade de concentração quando é chamado a jogar. É pena, porque o considero bom guarda redes.