Tempo de convívio, tempo de reflexão, tempo de balanço.
Como estamos?
Lideramos os campeonatos de hóquei em patins, andebol e basquetebol. Acabamos de registar um triunfo indiscutível no campeonato nacional de natação em piscina curta: fomos o clube com mais títulos (13, doze masculinos e um feminino).
Nesta época, o judo leonino já se sagrou campeão europeu e o hóquei em patins do Sporting venceu a Taça Continental.
Em futebol, comandamos a Liga Revelação e o campeonato nacional de iniciados (sub-15) na nossa série.
Ao primeiro nível, seguimos em terceiro na Liga NOS, transitámos para os 16 avos de final da Liga Europa e disputaremos as meias-finais da Taça da Liga. Mas perdemos a Supertaça frente ao mais velho rival e fomos eliminados da Taça de Portugal (troféu de que ainda somos detentores) por um clube do terceiro escalão.
Eis, em síntese, o balanço desportivo.
Neste contexto, que prendas natalícias gostariam de ver no sapatinho do Sporting?
É já amanhã, não hoje, que se celebra o nascimento de Jesus. Bem sei que muitos não são cristãos mas, se podem queimar horas em filas para aproveitar um fim-de-semana sem IVA ou uma Black Friday, também poderão, por certo, gastar um par de minutos a apreciar tudo o que de bom têm na vida.
Nas mãos de Jorge Silas, Frederico Varandas colocou não apenas um plantel com a confiança reduzida a cacos, mas também o seu próprio futuro como presidente da direcção. E, mais importante do que tudo, o futuro do Sporting Clube de Portugal, num momento de cada vez mais profundas fracturas internas. Como se a situação já não fosse delicadíssima, o Dr. Varandas, bem ao seu confuso estilo, resolveu dar uma entrevista (à Teresa...) para vincar que Silas era uma segundíssima escolha e que só não conseguia melhor porque o Sporting é um "clube de malucos". Traduzido por miúdos, foi à TV dizer "foi o que se arranjou".
Nunca me pronunciei sobre a escolha de Silas por três razões: primeiro, porque respeito a coragem de ter aceite uma missão dificílima; segundo, porque é sportinguista; terceiro, porque acho que toda a gente de bem merece uma oportunidade. E Silas sempre me pareceu uma pessoa de bem.
Se Silas chegasse a Fevereiro sem conseguir fazer o clube chegar aos primeiros lugares da tabela, se caísse nas taças e na Liga Europa, seria varrido, seguramente. E teríamos um final de época semelhante ao de 2013. Algo que nenhum sportinguista, certamente, deseja voltar a viver.
Chegados ao final do ano, o balanço de Silas é o seguinte:
Apesar do desastre de Alverca, o balanço tem de ser positivo. A equipa tem vindo a crescer e fez bons jogos com o PSV (4-0) e Santa Clara (4-0). Os níveis de confiança são visivelmente maiores. E, ainda que estejamos fora da luta pelo título e eliminados na Taça, podemos terminar a época com acesso à Champions, uma Taça da Liga e uma carreira interessante na Liga Europa.
Sobretudo, há um elogio que me dá imenso prazer fazer: Silas conseguiu lançar dois jovens da formação - Max e Rafael Camacho. Se Max era óbvio, e a prova é que já é titularíssimo, Camacho foi uma aposta algo criticada - e o ex-Liverpool respondeu ontem às críticas com um golaço a lembrar Ricardo Quaresma. O próximo deverá ser Pedro Mendes.
No melhor cenário possível para esta época (acesso à Champions, Taça da Liga e oitavos ou quartos de final da LE), o clube escaparia ao descalabro financeiro que se avizinha com a quebra a pique das assistências em Alvalade a que temos vindo a assistir.
Melhor, só mesmo se o desastre de Alverca não tivesse acontecido. Contudo, há que agradecer a Silas pelos resultados alcançados. E alcançados nas circustâncias que se sabe - um plantel desequilibrado (com falta de qualidade em várias posições, e várias contratações falhadas) e desmotivado; um conflito permanente entre direcção e claques, que deverá prolongar-se indefinidamente.
Seguramente, não será já esta uma época à Sporting Clube de Portugal. Mas podia ser bem pior, sobretudo quando a direcção começa uma temporada colocando a fasquia baixo, a falar do um título de campeão como uma coisa distante - e planeia a temporada como tal, deixando sair jogadores titulares (Raphinha, Bas Dost, Thiery), já com a época em andamento. E arranja tempo para dar entrevistas a passear-se em limusines na Suíça, entre auto-elogios confrangedores.
No meio de tanta confusão, há que deixar aqui um valente obrigado ao nosso capitão, Bruno Fernandes, por fazer o impossível, em cada jogo. A Mathieu, que tem sido um verdadeiro leão na defesa. A Max, por mostrar que da Academia continuam a sair grandes valores - com Valores à Sporting. E a Silas pela confiança.
Há razões para acreditar neste Sporting. Não acreditar cegamente, porque a crença sem exigência e sem trabalho é apenas tolice.
Em 2020, queremos mais e melhor.
O meu primeiro voto é que acabem de uma vez por todas as divisões entre sportinguistas. Que fiquem na década passada os adjectivos qualificando este ou aquele como apoiante desta ou daquela direcção. Deixem-se de ódios nas caixas de comentários - e nas bancadas. Vamos, de uma vez por todas, olhar para a frente. Dignificando sempre o Sporting Clube de Portugal - que é maior que qualquer jogador, qualquer direcção, qualquer adepto. Em nome dos sportinguistas do futuro - para que ergam eles mais títulos do que nós.
Mas é preciso morrer e nascer de novo semear no pó e voltar a colher há que querer, depois ser triunfo há que penar para aprender a viver
e o jogo não é existir sem mais nada o jogo não é dia sim, dia não é feito em cada entrega alucinada prá receber daquilo que aumenta a pontuação
Um excelente Natal para toda a equipa do "És a Nossa Fé", para todas as pessoas que perdem tempo a comentar o que escrevemos, para todos os Sportinguistas (e para os outros, também).
Abraço e saudações leoninas.
(não seria necessário acrescentar mas o "poema" é inspirado, descaradamente, no Restolho de Mafalda Veiga)
Há males que vêm por bem, a derrota em Guimarães deixou à vista as lacunas do plantel, demasiado curto para uma equipa que pretende lutar pelo campeonato. Janeiro está à porta e com ele a reabertura do mercado de transferências. A meu ver o Sporting precisa de seis reforços, um lateral-direito, Ristovski e Bruno Gaspar não oferecem garantias, um lateral-esquerdo, só temos Acuña e quando o argentino falta como recentemente se viu, a alternativa é demasiado sofrível, um defesa-central que possa rodar e dar minutos de descanso aos titulares, um médio-defensivo, um médio de transição e um ponta de lança.
Luiz Phellype (Paços de Ferreira), Eustáquio (Chaves), Adrien Silva (Leicester) parecem estar próximos, assim como o regresso de Francisco Geraldes que não calçou em Frankfurt e terá uma última oportunidade para mostrar que é mesmo jogador de equipa grande. Aguardemos pois com expectativa e confiança o trabalho da direcção, a verdade é que chegados a Dezembro estamos em todas as frentes, ao contrário do que muitos previam durante o horrível defeso que vivemos. É certo que no futebol se passa depressa do 8 ao 80 e vice-versa, mas não éramos a melhor equipa da Europa na semana passada após várias goleadas, também não somos a pior hoje.
Desejo a todos os autores, comentadores, leitores, demais sportinguistas e amantes do desporto em geral, um Feliz Natal!
Estamos a quatro dias do Natal. Há alguns anos por esta altura o Sporting já estaria completamente arredado da luta pelo título e andava com outros clubes a lutar por um lugar na Liga Europa.
A verdade é que desde que BdC chegou ao Sporting jamais vivemos esse drama, não obstante termos ganho poucos títulos (o Campeonato Nacional, esse, nem vê-lo!).
Todavia, e digam o que disserem, é ao presidente destituído que se deve esta mudança do cariz leonino. Podemos não ganhar mas estamos lá! Ponto.
Independentemente do resultado em Guimarães, o Sporting está encostado ao topo da classificação, a uns meros 2 pontos de distância do campeão da última época.
Com tudo o que aconteceu neste defeso nem imagino onde estaríamos se nada tivesse acontecido. Mas enfim… isso são outros quinhentos…
Finalmente desejo a todos os escribas deste blogue e respectivas famílias, aos nossos comentadores (sejam eles de que clube forem!) um Natal repleto de venturas. Que este tempo de Advento culmine em imensas alegrias desportivas, pessoais e profissionais.
Este Natal, fizemos a ligação entre o melhor que existe em nós, as nossas crianças, e algo que nos é muito próximo, a nossa Academia e o nosso futuro. É Natal quando a família está unida.
Chegou a altura de um pequeno balanço. Para avaliar o estado de confiança do plantel do És a Nossa Féna equipa do Sporting. Um plantel que é composto pelos autores e pelos leitores deste blogue.
No fim da 11.ª jornada, disputada no início de Novembro, lancei um desafio a quantos aqui escrevem e aqui comentam para vaticinarem em que posição estaria o Sporting por alturas do Natal. Pedia também um prognóstico sobre os pontos que na noite da consoada nos separariam dos nossos principais rivais.
Falta lembrar qual era a classificação do campeonato quando lancei este desafio, a 7 de Novembro, logo após o empate do Sporting com o Braga (2-2 em Alvalade): o FC Porto ia no comando, com 31 pontos; seguia-se a nossa equipa, com 27; o pódio terminava no Benfica, com 26 pontos.
Vamos então ao balanço.
...............................................
Houve muitos palpites.
Mas nenhum acertou na classificação actual, seis semanas depois. Com o Sporting em segundo, mas em igualdade pontual com os portistas. E o Benfica mais distante - agora três pontos abaixo de nós.
Quem mais se aproximou do panorama actual foi o nosso leitor Orlando, que vaticinou isto: «Não quero deixar de arriscar. Olhando o calendário até lá, tenho fé que por alturas do Natal o Sporting se encontre ainda no segundo lugar, mas em igualdade pontual com o FC Porto (valerá a diferença de golos favorável aos dragões), e com mais 5 pontos que o Benfica.»
Acertou em cheio no primeiro caso e errou por dois pontos no segundo.
Também não andou distante o nosso leitor JHC: «Vamos estar 1 ponto atrás do FCPorto e 4 pontos à frente do Benfica.»
Quase acertou no primeiro, quase acertou no segundo.
...............................................
Mas no geral os vaticínios pecaram por excesso de pessimismo, como pode ser conferido aqui.
Um leitor chegou a escrever isto: «Prevejo o FC Porto a liderar o campeonato, seguido do Benfica e em terceiro lugar o Sporting com o Braga ou Marítimo a morder-lhe os calcanhares.»
Pessoa de pouca fé...
...............................................
Como se vê agora, a realidade encarregou-se de desmentir todos os prognósticos feitos há escassos 39 dias.
Nem os mais optimistas anteviram uma classificação tão favorável ao Sporting como a que agora se regista: neste período conquistámos quatro pontos ao FC Porto e dois ao SL Benfica.
Que isto nos sirva de reflexão para as jornadas que hão-de vir.
Pinto da Costa afirmou sentir saudades do tempo em que os jogos se decidiam dentro das quatro linhas. À beira de completar 80 primaveras, o presidente portista demonstra grande vitalidade e uma memória de elefante (não é "boca" ao marfim que veio de Angola) ao vir agora relembrar os seus tempos de menino e adolescente (uff!)...
O jovem ex-futuro títular das balizas encarnadas, Svilar, diz em A Bola que "não esperava que isto fosse tudo tão rápido". Ao verem a equipa ser eliminada da Champions, da Liga Europa, da Taça de Portugal e da Taça da Liga, tudo isto em apenas 17 dias, aposto que os adeptos do Benfica também não...
O advogado do Benfica, Dr João Correia, afirmou em entrevista à SIC, a propósito do caso dos emails, que "de tráfico de influência pode uma ou outra situação ser interpretada como tal". Importa-se de repetir? Será que a última linha de defesa passou a ser o desmontar da tese de corrupção? Se sim, é caso para se dizer que o Benfica passou a jogar em bloco baixo...
Em tempo natalício, por conseguinte, de boa vontade, o nazareno Ricardo Esgaio entendeu afirmar que "em termos de condições e métodos de trabalho, o Braga é tão grande como o Sporting". Eu diria ainda mais: após vê-lo recentemente em Alvalade, as pernas dos jogadores leoninos pareceram pequenas de mais perante a grandeza das entradas do nóvel lateral direito bracarense...
E é tudo. Um santo Natal para todos do "Tudo ao molho..." e não abusem...das rabanadas. Já de sonhos - e para os sportinguistas em particular - sirvam-se à vontade.
Há pelo menos três jogadores nossos emprestados a outros clubes que têm vindo a confirmar as melhores expectativas. Francisco Geraldes, no Rio Ave. Jefferson, no Braga. Matheus Pereira, no Chaves.
É bom que o treinador leonino tenha isto bem presente antes de implorar ao presidente novas fornadas de brasileiros ou argentinos.
O Pai Natal é verde, meu caro Jorge Jesus. E - se reparares bem - a cor do teu sapatinho também.
{ Blog fundado em 2012. }
Siga o blog por e-mail
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.