Com apertos de mão e sem máscara anti-vírus, à moda antiga, lá nos reunimos uma vez mais, à mesa do "nosso" Café Império, em novo convívio descontraído e acervejado.
Havia que pôr a conversa em dia. E não faltava assunto. Desde logo a contratação do treinador mais caro da história do futebol português, que permitiu ao Sporting de Braga, que equipa de vermelho, receber dez milhões em notas verdes - cinco já e outros cinco até Setembro, afiambrando ainda 155 mil euros em juros, à taxa de 6%.
Foram escutadas palavras como "fezada", "loucura", "roleta". E até o sinistro vocábulo "lampião".
A necessidade de serem alterados os estatutos leoninos foi tema que mereceu amigável discussão - incluindo a possível introdução do princípio "um sócio, um voto". Não custa perceber que nada propiciará tanto debate interno do que este tema.
Outro, ainda mais premente, relaciona-se com as perspectivas em torno do sucesso do mandato de Frederico Varandas. Aqui existiu maior consenso à volta da mesa, onde se reuniram treze convivas nada supersticiosos: parecem cada vez mais reduzidas as hipóteses de o antigo director clínico do Sporting ser lembrado no futuro como um presidente que deixou um legado positivo, tanto no clube como na SAD.
Este é um dilema que há-de ser sentido, nos dias que vão correndo, pelo actual presidente da Mesa da Assembleia Geral: Rogério Alves terá de estar cada vez mais atento ao que pensam realmente os sócios, pois não quererá ficar associado à história leonina por maus motivos. Ainda que isso implique a convocação de novas eleições para os órgãos sociais do clube antes do ano regulamentar previsto para o efeito, que é 2022.
Entre os que já declararam a vontade de defrontarem Frederico Varandas em próxima refrega eleitoral figura o nosso colega e amigo Pedro Azevedo, que no seu blogue pessoal deixou isso bem claro. Demarcando-se do silêncio tacticista que vem imperando nas hostes dos candidatos derrotados por Varandas em 2018 - designadamente João Benedito, José Maria Ricciardi, Fernando Tavares Pereira e Rui Jorge Rego, que por estes dias parecem ter feito voto de clausura mediática.
O Pedro Azevedo foi um dos oradores da noite no Império. Mas todos falámos, cada qual na sua vez, para dizermos o que sentimos neste momento atribulado (mais um) da vida do enorme clube que nos serve de traço de união. Por esta ordem alfabética: Edmundo Gonçalves, Eduardo Hilário, Francisco Almeida Leite, João Távora,José da Xã,José Navarro de Andrade,José Teixeira, Luís Lisboa, Ricardo Roque, Rui Cerdeira Branco e Tiago Cabral. Além do escriba desta acta.
Quiseram servir-nos croquetes de entrada, vá lá saber-se porquê. Mas rejeitámos a sugestão, optando em alternativa por umas saborosas chamuças, regadas a imperial loura ou morena. O bife desta vez não gerou unanimidade à mesa: quem optou em alternativa por omelete de camarão ou polvo salteado com batata doce assada não se queixou.
O ponto alto chegou antes dos cafés e descafeinados. Com a entrada em cena de uma sobremesa líquida em dose dupla, proporcionada pela nossa estimada "correspondente algarvia" que da Serra de Monchique nos fez chegar duas apreciadas garrafas - uma contendo aguardente de medronho, outra a original melosa, que adiciona mel e limão ao medronho. (Nem sabes o que perdeste, Pedro Oliveira.)
E o repasto prolongou-se, madrugada de hoje já bem entrada, em novo round de amena discussão no passeio fronteiro ao restaurante. Outra saudável tradição que gostamos de cumprir - também marca registada destes joviais jantares de blogue. Que hão-de repetir-se uma vez e outra, para alegria partilhada de quem comparece e talvez para alguma inveja de quem não vai. Como diria o grande António Oliveira, «quem viu, viu; quem não viu, tivesse visto».
Nos 19 destaques feitos pelo Sapo em Fevereiro para assinalar os dez blogues mais comentados nesta plataforma ao longo do mês, És a Nossa Fé recebeu 19 menções. Fazendo assim o pleno, pelo nono mês consecutivo.
Além disso, figurámos 17 vezes no pódio dos mais comentados - com nove "medalhas de ouro", sete de "prata" e uma de "bronze". Fomos primeiros, portanto, em quase metade dos dias que estiveram sob escrutínio.
Recorde-se que os textos publicados ao fim de semana são agregados aos de sexta-feira para este efeito, o que leva o número de destaques a ser inferior ao número de dias.
Com um total de 1334 comentários nestes postais. Da autoria do JPT, do António de Almeida, do José Cruz, do Edmundo Gonçalves, da CAL e de mim próprio.
Fica o agradecimento a quem nos dá a honra de visitar e comentar. E, naturalmente, também aos responsáveis do Sapo por esta iniciativa.
Nos últimos cinco dias, registámos 32.730 visualizações neste blogue. Média: 6546 visualizações diárias. Ou, fazendo as contas de outra forma, És a Nossa Fé tem 273 visualizações por hora, em média.
Cada vez com mais e melhores leitores, portanto. Números que registamos com natural satisfação. E como um desafio suplementar para os tempos mais próximos, que prometem proporcionar muitos focos de reflexão e debate.
Saudações Leoninas a todos quantos aqui passam, lendo e comentando.
Nos 23 destaques feitos pelo Sapo em Janeiro para assinalar os dez blogues mais comentados nesta plataforma ao longo do mês, És a Nossa Fé recebeu 23 menções. Fazendo assim o pleno, pelo oitavo mês consecutivo.
Além disso, figurámos 18 vezes no pódio dos mais comentados - com 12 "medalhas de ouro", cinco de "prata" e uma de "bronze". Fomos primeiros, portanto, em mais de metade dos dias que estiveram sob escrutínio.
Recorde-se que os textos publicados ao fim de semana são agregados aos de sexta-feira para este efeito, o que leva o número de destaques a ser inferior ao número de dias.
Com um total de 1497 comentários nestes postais. Da autoria do António de Almeida, do José Cruz, do Sol Carvalho, do JPT, do leitor JG e de mim próprio.
Fica o agradecimento a quem nos dá a honra de visitar e comentar. E, naturalmente, também aos responsáveis do Sapo por esta iniciativa.
Nos últimos dez dias, ainda a aquecer os motores neste início do nono ano de existência do nosso blogue, registámos 82.222 visualizações. Mais de oito mil visualizações diárias.
Caso para dizer, sem falsas modéstias: entrámos bem em 2020.
Fechamos o ano com quase um milhão de visitantes e perto de dois milhões de visualizações.
Concretamente, ao longo de 2019 recebemos 846.220 visitas e registámos 1.873.242 visualizações.
Prova reiterada do interesse que este blogue continua a suscitar junto dos leitores. A oferta é plural e em vários tons, a procura mantém-se incessante.
Os nossos agradecimentos a todos pelas provas de confiança que insistem em transmitir-nos. Prometemos não abrandar o ritmo em 2020.
Nos 22 destaques feitos pelo Sapo em Dezembro para assinalar os dez blogues mais comentados nesta plataforma ao longo do mês, És a Nossa Fé recebeu 22 menções. Fazendo assim o pleno, pelo sétimo mês consecutivo.
Além disso, figurámos 20 vezes no pódio dos mais comentados - com 11 "medalhas de ouro", sete de "prata" e duas de "bronze". Fomos primeiros, portanto, em metade dos dias que estiveram sob escrutínio.
Recorde-se que os textos publicados ao fim de semana são agregados aos de sexta-feira para este efeito, o que leva o número de destaques a ser inferior ao número de dias.
Com um total de 1275 comentários nestes postais. Da autoria do António de Almeida, do Pedro Boucherie Mendes, do Paulo Guilherme Figueiredo, do José Cruz, do Edmundo Gonçalves e de mim próprio.
Fica o agradecimento a quem nos dá a honra de visitar e comentar. E, naturalmente, também aos responsáveis do Sapo por esta iniciativa.
Nos 21 destaques feitos pelo Sapo em Novembro para assinalar os dez blogues mais comentados nesta plataforma ao longo do mês, És a Nossa Fé recebeu 21 menções. Fazendo assim o pleno, pelo sexto mês consecutivo.
Além disso, figurámos 18 vezes no pódio dos mais comentados - com 12 "medalhas de ouro", quatro de "prata" e duas de "bronze". Fomos primeiros, portanto, em 57% dos dias que estiveram sob escrutínio.
Recorde-se que os textos publicados ao fim de semana são agregados aos de sexta-feira para este efeito, o que leva o número de destaques a ser inferior ao número de dias.
Com um total de 1106 comentários nestes postais. Da autoria do Pedro Boucherie Mendes, do Paulo Guilherme Figueiredo, do Pedro Oliveira e de mim próprio.
Fica o agradecimento a quem nos dá a honra de visitar e comentar. E, naturalmente, também aos responsáveis do Sapo por esta iniciativa.
Tentativa mal amanhada (bastante, mesmo) de uma "word cloud" de mais um jantar "És a Nossa Fé" (aka, "Grupo do Café Império"), 22 de Novembro de 2019.
Foto de família:
Presentes (por ordem aproximada de chegada ao recinto): "Caloiro" Paulo G. Figueiredo, "Mister" Pedro Correia, Luciano Amaral, Edmundo Gonçalves, Luís Lisboa, Filipe Arede Nunes, Pedro Azevedo, João Caetano Dias, Pedro Oliveira, José Navarro, José da Xã, Marta Spínola, Francisco Almeida Leite.
Presentes em espírito (e, aqui e ali, na conversa): Todos os autores e leitores do "És a Nossa Fé"
Nos 23 destaques feitos pelo Sapo em Outubro para assinalar os dez blogues mais comentados nesta plataforma ao longo do mês, És a Nossa Fé recebeu 23 menções. Fazendo assim o pleno, pelo quinto mês consecutivo.
Além disso, figurámos 19 vezes no pódio dos mais comentados - com 16 "medalhas de ouro", duas de "prata" e uma de "bronze". Fomos primeiros, portanto, em 69% dos dias que estiveram sob escrutínio.
Recorde-se que os textos publicados ao fim de semana são agregados aos de sexta-feira para este efeito, o que leva o número de destaques a ser inferior ao número de dias.
Nos 21 destaques feitos pelo Sapo em Setembro para assinalar os dez blogues mais comentados nesta plataforma ao longo do mês, És a Nossa Fé recebeu 21 menções. Fazendo assim o pleno, pelo quarto mês consecutivo.
Além disso, figurámos 20 vezes no pódio dos mais comentados - com dez "medalhas de ouro", nove de "prata" e uma de "bronze".
Recorde-se que os textos publicados ao fim de semana são agregados aos de sexta-feira para este efeito, o que leva o número de destaques a ser inferior ao número de dias.
Em apenas quatro dias, entre terça e sexta-feira, o nosso blogue registou 60.052 visualizações, avalizadas pela plataforma Sapo, onde estamos inscritos desde a nossa fundação, em Janeiro de 2012.
Confirmando assim a crescente audiência do És a Nossa Fé. Um blogue que continua a ser vergonhosamente ignorado pela televisão do Sporting e pelo jornal do Sporting. Como se não existisse.
Em matéria de comunicação, a administração de Frederico Varandas tem acumulado erros atrás de erros.
Este é só mais um. Quase uma gota de água, entre tantos outros.
Apaixonado pelo Sporting que sou, é com profundo orgulho que começo hoje a dar o meu modesto contributo para este blog de referência no mundo leonino. E com enorme gratidão pelo convite, claro.
Além da paixão verde-e-branca, e de uma inabalável confiança e sede de troféus, trago alguma experiência - de jornalismo, de Governo e de gestão.
O Sporting Clube de Portugal, naquilo que é a sua história incomparável no desporto em Portugal - que vai desde troféus europeus no futebol a ouro olímpico na maratona - está, para mim, sempre em primeiro lugar. Acima deste ou daquele indivíduo ou grupo. Se aqueles que o dirigem não se considerarem maiores do que esta Instituição, terão o meu apoio, mesmo nos momentos difíceis. Quando/se acharem maiores do que o Sporting, se confundirem com ele, ou simplesmente se aproveitarem dele, terão a minha oposição feroz.
Não podem esperar de mim a fulanização, o ataque pessoal, a descrença. Somos um clube com valores diferentes e temos de lutar por eles todos os dias, todos os minutos e segundos que estamos em campo.
Vivemos uma fase desafiante, sim. Mas alguma vez houve fases fáceis, num país onde os nossos principais rivais têm um longo historial de manobrar as instituições e as regras a seu favor? A semântica não será o forte de LF Vieira, mas há dias gabava-se da "hegemonia" do seu clube no futebol português...
É importante sermos exigentes dentro de casa, e temos muito trabalho a fazer. Mas não nos podemos distrair de estar absolutamente vigilantes e actuantes em relação a tudo o que se passa à nossa volta. E não é preciso ir muito mais longe do que a última jornada para o demonstrar: três penáltis contra o SCP; uma expulsão absurda a favor do FCP no 1.º minuto de jogo; um Braga (os "guerreiros"...) apático contra o SLB, a marcar dois golos na própria baliza.
E é isso que mais me preocupa no SCP de Frederico Varandas. Quero ver mais vigilância em relação aos nossos rivais e mais vontade de ganhar. Na entrevista de há dias, queria ter ouvido um plano para chegar ao título nacional - esta época ou, o mais tardar, na próxima. Queria ter ouvido várias vezes a palavra "campeão". Ou "campeonato". Em vez disso, ouvi muitas justificações, às vezes com uma truculência algo excessiva. Demasiado "olhar para dentro" e pouco olhar para fora. Podemos ter a melhor formação e a melhor equipa do campeonato. Mas nunca ganharemos nada enquanto o Sr. Vieira ajudar a compor os orçamentos de um terço (ou mais...) dos clubes da 1.ª Liga, comprando jogadores para depois despachar. Como, aliás, se entreteve a fazer nos últimos meses. É preciso falar sobre isto. Contra isto.
Nada de masoquismos. Nada de carneirismos. Nada de choradinhos. Zero de dramatismos. Tudo pelo SCP.
Nos 22 destaques feitos pelo Sapo em Agosto para assinalar os dez blogues mais comentados nesta plataforma ao longo do mês, És a Nossa Fé recebeu 22 menções. Fazendo assim o pleno, pelo terceiro mês consecutivo.
Além disso, figurámos 21 vezes no pódio dos mais comentados - com doze "medalhas de ouro" (em mais de metade dos dias), seis de "prata" e três de "bronze".
Recorde-se que os textos publicados ao fim de semana são agregados aos de sexta-feira para este efeito, o que leva o número de destaques a ser inferior ao número de dias.
Os 22 textos foram estes, por ordem cronológica:
Cinco Violinos (46 comentários, terceiro mais comentado do dia)
Nos últimos dez dias, És a Nossa Fé registou 61.075 visualizações. À média, portanto, de 6.107 visualizações diárias, confirmando este nosso/vosso projecto como um dos mais influentes, dinâmicos e participados da blogosfera leonina.
Tenho a convicção profunda - que já transmiti a alguém ligado à estrutura directiva leonina - de que este excelente índice de audiência não irá baixar, muito pelo contrário. Como diria alguém, noutra época e noutro contexto, «habituem-se».
{ Blog fundado em 2012. }
Siga o blog por e-mail
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.