Com apertos de mão e sem máscara anti-vírus, à moda antiga, lá nos reunimos uma vez mais, à mesa do "nosso" Café Império, em novo convívio descontraído e acervejado.
Havia que pôr a conversa em dia. E não faltava assunto. Desde logo a contratação do treinador mais caro da história do futebol português, que permitiu ao Sporting de Braga, que equipa de vermelho, receber dez milhões em notas verdes - cinco já e outros cinco até Setembro, afiambrando ainda 155 mil euros em juros, à taxa de 6%.
Foram escutadas palavras como "fezada", "loucura", "roleta". E até o sinistro vocábulo "lampião".
A necessidade de serem alterados os estatutos leoninos foi tema que mereceu amigável discussão - incluindo a possível introdução do princípio "um sócio, um voto". Não custa perceber que nada propiciará tanto debate interno do que este tema.
Outro, ainda mais premente, relaciona-se com as perspectivas em torno do sucesso do mandato de Frederico Varandas. Aqui existiu maior consenso à volta da mesa, onde se reuniram treze convivas nada supersticiosos: parecem cada vez mais reduzidas as hipóteses de o antigo director clínico do Sporting ser lembrado no futuro como um presidente que deixou um legado positivo, tanto no clube como na SAD.
Este é um dilema que há-de ser sentido, nos dias que vão correndo, pelo actual presidente da Mesa da Assembleia Geral: Rogério Alves terá de estar cada vez mais atento ao que pensam realmente os sócios, pois não quererá ficar associado à história leonina por maus motivos. Ainda que isso implique a convocação de novas eleições para os órgãos sociais do clube antes do ano regulamentar previsto para o efeito, que é 2022.
Entre os que já declararam a vontade de defrontarem Frederico Varandas em próxima refrega eleitoral figura o nosso colega e amigo Pedro Azevedo, que no seu blogue pessoal deixou isso bem claro. Demarcando-se do silêncio tacticista que vem imperando nas hostes dos candidatos derrotados por Varandas em 2018 - designadamente João Benedito, José Maria Ricciardi, Fernando Tavares Pereira e Rui Jorge Rego, que por estes dias parecem ter feito voto de clausura mediática.
O Pedro Azevedo foi um dos oradores da noite no Império. Mas todos falámos, cada qual na sua vez, para dizermos o que sentimos neste momento atribulado (mais um) da vida do enorme clube que nos serve de traço de união. Por esta ordem alfabética: Edmundo Gonçalves, Eduardo Hilário, Francisco Almeida Leite, João Távora,José da Xã,José Navarro de Andrade,José Teixeira, Luís Lisboa, Ricardo Roque, Rui Cerdeira Branco e Tiago Cabral. Além do escriba desta acta.
Quiseram servir-nos croquetes de entrada, vá lá saber-se porquê. Mas rejeitámos a sugestão, optando em alternativa por umas saborosas chamuças, regadas a imperial loura ou morena. O bife desta vez não gerou unanimidade à mesa: quem optou em alternativa por omelete de camarão ou polvo salteado com batata doce assada não se queixou.
O ponto alto chegou antes dos cafés e descafeinados. Com a entrada em cena de uma sobremesa líquida em dose dupla, proporcionada pela nossa estimada "correspondente algarvia" que da Serra de Monchique nos fez chegar duas apreciadas garrafas - uma contendo aguardente de medronho, outra a original melosa, que adiciona mel e limão ao medronho. (Nem sabes o que perdeste, Pedro Oliveira.)
E o repasto prolongou-se, madrugada de hoje já bem entrada, em novo round de amena discussão no passeio fronteiro ao restaurante. Outra saudável tradição que gostamos de cumprir - também marca registada destes joviais jantares de blogue. Que hão-de repetir-se uma vez e outra, para alegria partilhada de quem comparece e talvez para alguma inveja de quem não vai. Como diria o grande António Oliveira, «quem viu, viu; quem não viu, tivesse visto».
Chega ao fim mais um mês, é tempo de fazer outro balanço. Entre 1 de Março de 2019 e 1 de Março de 2020, o És a Nossa Féregistou 903.172 visitas e 2.046.611 visualizações - correspondendo portanto a 5.195 visualizações diárias, em média, ao longo do ano que passou.
Números inequívocos, que atestam o sucesso contínuo deste blogue. Sem cartilhas, rejeitando unicidades e sempre em defesa do Sporting, amor e paixão de todos nós.
Nos 19 destaques feitos pelo Sapo em Fevereiro para assinalar os dez blogues mais comentados nesta plataforma ao longo do mês, És a Nossa Fé recebeu 19 menções. Fazendo assim o pleno, pelo nono mês consecutivo.
Além disso, figurámos 17 vezes no pódio dos mais comentados - com nove "medalhas de ouro", sete de "prata" e uma de "bronze". Fomos primeiros, portanto, em quase metade dos dias que estiveram sob escrutínio.
Recorde-se que os textos publicados ao fim de semana são agregados aos de sexta-feira para este efeito, o que leva o número de destaques a ser inferior ao número de dias.
Com um total de 1334 comentários nestes postais. Da autoria do JPT, do António de Almeida, do José Cruz, do Edmundo Gonçalves, da CAL e de mim próprio.
Fica o agradecimento a quem nos dá a honra de visitar e comentar. E, naturalmente, também aos responsáveis do Sapo por esta iniciativa.
Nos últimos cinco dias, registámos 32.730 visualizações neste blogue. Média: 6546 visualizações diárias. Ou, fazendo as contas de outra forma, És a Nossa Fé tem 273 visualizações por hora, em média.
Cada vez com mais e melhores leitores, portanto. Números que registamos com natural satisfação. E como um desafio suplementar para os tempos mais próximos, que prometem proporcionar muitos focos de reflexão e debate.
Saudações Leoninas a todos quantos aqui passam, lendo e comentando.
Nos 23 destaques feitos pelo Sapo em Janeiro para assinalar os dez blogues mais comentados nesta plataforma ao longo do mês, És a Nossa Fé recebeu 23 menções. Fazendo assim o pleno, pelo oitavo mês consecutivo.
Além disso, figurámos 18 vezes no pódio dos mais comentados - com 12 "medalhas de ouro", cinco de "prata" e uma de "bronze". Fomos primeiros, portanto, em mais de metade dos dias que estiveram sob escrutínio.
Recorde-se que os textos publicados ao fim de semana são agregados aos de sexta-feira para este efeito, o que leva o número de destaques a ser inferior ao número de dias.
Com um total de 1497 comentários nestes postais. Da autoria do António de Almeida, do José Cruz, do Sol Carvalho, do JPT, do leitor JG e de mim próprio.
Fica o agradecimento a quem nos dá a honra de visitar e comentar. E, naturalmente, também aos responsáveis do Sapo por esta iniciativa.
Faz hoje oito anos, nascia o És a Nossa Fé. Adoptando como nome um saudável lema leonino que desde então se tem generalizado entre a massa adepta - aquela que, como nós, frequenta o estádio e gosta de ver os desafios da bancada, que nunca trocaria por tribuna ou camarote.
Somos exigentes: só nos contentamos com o melhor para o nosso clube. E o melhor é vencer, em todas as frentes, em todas as competições, em todos os escalões etários. Estamos vocacionados para a vitória, seguindo os passos dos nossos maiores - um Fernando Peyroteo, um Jesus Correia, um José Travassos, um Joaquim Agostinho, um António Livramento, um Carlos Lopes, um Vítor Damas, um Manuel Fernandes. Ou - hoje - de um Jorge Fonseca, um Miguel Maia, um João Matos, um Nelson Évora, uma Patrícia Mamona, uma Sara Moreira, uma Naide Gomes, um Carlos Ruesga, um Ângelo Girão.
Orgulhosos da nossa história, não vivemos a contemplar as glórias do passado. As partidas que mais nos interessam são as do futuro, inspiradas pela excelência da nossa formação. Não por acaso, de Alvalade partiram grandes estrelas do futebol europeu e mundial, como Paulo Futre, Luís Figo e Cristiano Ronaldo.
Queremos que o Sporting mantenha as virtudes que o tornaram campeão da formação e do ecletismo.
Queremos também que corrija alguns erros estruturais, com a rapidez que se impõe, para retomar sem falhas o rumo do êxito na mais emblemática das modalidades, o futebol.
Queremos sobretudo que se desperdicem cada vez menos energias em refregas contra adversários internos, imaginários ou reais. Para que possamos gastá-las no combate leal aos nossos históricos rivais, estejam mais a norte ou mais a sul.
Somos hoje 39, neste plantel que se tornou uma referência da blogosfera leonina. Pensamos de maneira diferente uns dos outros, como é público e notório: nada mais salutar. Mas todos somos sportinguistas. E todos partilhamos a convicção de que não existem sportinguistas de primeira e de segunda.
Ao longo destes oito anos, vimos nascer e crescer algumas vedetas, assistimos à partida ou ao irremediável ocaso de outras. Enquanto adeptos apaixonados, tivemos alguns sonhos, muitos dissabores, uns quantos pesadelos.
Vamos seguir em frente, continuando a defender as nossas cores com ímpeto leonino. Nunca confundindo o aplauso ou a crítica a responsáveis ocasionais com a defesa dos interesses permanentes do Sporting.
Para essa mobilização estaremos cá sempre. Com esperança e fé.
Fechamos o ano com quase um milhão de visitantes e perto de dois milhões de visualizações.
Concretamente, ao longo de 2019 recebemos 846.220 visitas e registámos 1.873.242 visualizações.
Prova reiterada do interesse que este blogue continua a suscitar junto dos leitores. A oferta é plural e em vários tons, a procura mantém-se incessante.
Os nossos agradecimentos a todos pelas provas de confiança que insistem em transmitir-nos. Prometemos não abrandar o ritmo em 2020.
Nos 22 destaques feitos pelo Sapo em Dezembro para assinalar os dez blogues mais comentados nesta plataforma ao longo do mês, És a Nossa Fé recebeu 22 menções. Fazendo assim o pleno, pelo sétimo mês consecutivo.
Além disso, figurámos 20 vezes no pódio dos mais comentados - com 11 "medalhas de ouro", sete de "prata" e duas de "bronze". Fomos primeiros, portanto, em metade dos dias que estiveram sob escrutínio.
Recorde-se que os textos publicados ao fim de semana são agregados aos de sexta-feira para este efeito, o que leva o número de destaques a ser inferior ao número de dias.
Com um total de 1275 comentários nestes postais. Da autoria do António de Almeida, do Pedro Boucherie Mendes, do Paulo Guilherme Figueiredo, do José Cruz, do Edmundo Gonçalves e de mim próprio.
Fica o agradecimento a quem nos dá a honra de visitar e comentar. E, naturalmente, também aos responsáveis do Sapo por esta iniciativa.
Nos 21 destaques feitos pelo Sapo em Novembro para assinalar os dez blogues mais comentados nesta plataforma ao longo do mês, És a Nossa Fé recebeu 21 menções. Fazendo assim o pleno, pelo sexto mês consecutivo.
Além disso, figurámos 18 vezes no pódio dos mais comentados - com 12 "medalhas de ouro", quatro de "prata" e duas de "bronze". Fomos primeiros, portanto, em 57% dos dias que estiveram sob escrutínio.
Recorde-se que os textos publicados ao fim de semana são agregados aos de sexta-feira para este efeito, o que leva o número de destaques a ser inferior ao número de dias.
Com um total de 1106 comentários nestes postais. Da autoria do Pedro Boucherie Mendes, do Paulo Guilherme Figueiredo, do Pedro Oliveira e de mim próprio.
Fica o agradecimento a quem nos dá a honra de visitar e comentar. E, naturalmente, também aos responsáveis do Sapo por esta iniciativa.
Tentativa mal amanhada (bastante, mesmo) de uma "word cloud" de mais um jantar "És a Nossa Fé" (aka, "Grupo do Café Império"), 22 de Novembro de 2019.
Foto de família:
Presentes (por ordem aproximada de chegada ao recinto): "Caloiro" Paulo G. Figueiredo, "Mister" Pedro Correia, Luciano Amaral, Edmundo Gonçalves, Luís Lisboa, Filipe Arede Nunes, Pedro Azevedo, João Caetano Dias, Pedro Oliveira, José Navarro, José da Xã, Marta Spínola, Francisco Almeida Leite.
Presentes em espírito (e, aqui e ali, na conversa): Todos os autores e leitores do "És a Nossa Fé"
Nos 23 destaques feitos pelo Sapo em Outubro para assinalar os dez blogues mais comentados nesta plataforma ao longo do mês, És a Nossa Fé recebeu 23 menções. Fazendo assim o pleno, pelo quinto mês consecutivo.
Além disso, figurámos 19 vezes no pódio dos mais comentados - com 16 "medalhas de ouro", duas de "prata" e uma de "bronze". Fomos primeiros, portanto, em 69% dos dias que estiveram sob escrutínio.
Recorde-se que os textos publicados ao fim de semana são agregados aos de sexta-feira para este efeito, o que leva o número de destaques a ser inferior ao número de dias.
Nos 21 destaques feitos pelo Sapo em Setembro para assinalar os dez blogues mais comentados nesta plataforma ao longo do mês, És a Nossa Fé recebeu 21 menções. Fazendo assim o pleno, pelo quarto mês consecutivo.
Além disso, figurámos 20 vezes no pódio dos mais comentados - com dez "medalhas de ouro", nove de "prata" e uma de "bronze".
Recorde-se que os textos publicados ao fim de semana são agregados aos de sexta-feira para este efeito, o que leva o número de destaques a ser inferior ao número de dias.
Em apenas quatro dias, entre terça e sexta-feira, o nosso blogue registou 60.052 visualizações, avalizadas pela plataforma Sapo, onde estamos inscritos desde a nossa fundação, em Janeiro de 2012.
Confirmando assim a crescente audiência do És a Nossa Fé. Um blogue que continua a ser vergonhosamente ignorado pela televisão do Sporting e pelo jornal do Sporting. Como se não existisse.
Em matéria de comunicação, a administração de Frederico Varandas tem acumulado erros atrás de erros.
Este é só mais um. Quase uma gota de água, entre tantos outros.
Nos últimos dez dias, És a Nossa Fé registou 61.075 visualizações. À média, portanto, de 6.107 visualizações diárias, confirmando este nosso/vosso projecto como um dos mais influentes, dinâmicos e participados da blogosfera leonina.
Tenho a convicção profunda - que já transmiti a alguém ligado à estrutura directiva leonina - de que este excelente índice de audiência não irá baixar, muito pelo contrário. Como diria alguém, noutra época e noutro contexto, «habituem-se».
É sempre uma manhã muito mais tranquila aqui no blogue depois de uma vitória folgada do que após uma derrota. E até do que após um empate ou mesmo de uma vitória tangencial.
Só nos últimos três dias, És a Nossa Féregistou 31.976 visualizações. Acima de dez mil visualizações diárias, portanto.
Prova inequívoca - mais uma - do reiterado interesse que os nossos textos merecem junto da massa adepta leonina. Quem nos lê, bem sabe que aqui a liberdade de expressão não se apregoa: pratica-se. Todos os dias do ano, no auge da época desportiva ou no defeso, chova ou faça sol. Sejam quais forem os presidentes, os treinadores, os jogadores.
Sempre em defesa dos interesses e dos valores do Sporting. Criticando o que houver que criticar, incomodando quem tiver de ser incomodado, doa a quem doer.
Nos 23 destaques feitos pelo Sapo em Julho para assinalar os dez blogues mais comentados nesta plataforma ao longo do mês, És a Nossa Fé recebeu 23 menções. Fazendo assim o pleno, uma vez mais.
Além disso, figurámos 18 vezes no pódio dos mais comentados - com seis "medalhas de ouro", oito de "prata" e quatro de "bronze".
Recorde-se que os textos publicados ao fim de semana são agregados aos de sexta-feira para este efeito, o que leva o número de destaques a ser inferior ao número de dias.
Como sabemos, o És a Nossa Féé um dos endereços mais visitados e comentados na blogosfera leonina.
Acontece que alguns dos visitantes ainda não aprenderam normas essenciais de comportamento para quem frequenta casas alheias.
Deixo por isso aqui explícitas duas regras que irei adoptar sem quebras no que se refere a comentários. A partir de agora não aprovarei nenhum comentário que contenha referências injuriosas a terceiros, sejam do Sporting ou não.
Também eliminarei de imediato qualquer comentário que adultere o nome do Sporting, dos seus dirigentes, técnicos e atletas.
Finalmente, serão devolvidos à procedência todos os comentários subscritos por adeptos de outros clubes em questões que apenas dizem respeito aos sportinguistas.
Tudo claro e transparente, para que não restem dúvidas.
Resta acrescentar que estes princípios, naturalmente, só me vinculam a mim. Os colegas de blogue procederão como entenderem.
{ Blog fundado em 2012. }
Siga o blog por e-mail
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.