Sub-19: Amorim vetou cinco
Sete jogadores do Sporting foram convocados para o Campeonato da Europa sub-19, que se realiza em Malta entre os próximos dias 3 e 16.
Diogo Pinto (guarda-redes)
David Monteiro (lateral)
Martim Marques (ala esquerdo)
Gonçalo Esteves (lateral)
Samuel Justo (médio)
Mateus Fernandes (médio)
Rodrigo Ribeiro (avançado)
O nosso clube foi o mais representado nesta convocatória.
Estiveram para ser onze. Mas Rúben Amorim vetou desde logo a deslocação de quatro: João Muniz (central), Dário Essugo (médio), Afonso Moreira (avançado) e Chermiti (avançado). Alegando que queria contar com eles logo no início dos trabalhos da pré-época, já esta semana. Escudou-se, aparentemente, no facto de não ser um torneio inscrito no calendário da FIFA.
Os sete passaram logo a seis: Martim Marques foi pouco depois transferido para o Lugano (Suíça) após 13 épocas em Alcochete.
Depois, ficaram apenas cinco: o treinador vetou igualmente a participação de Mateus Fernandes. Garantindo que também precisaria já dele em Alvalade, pois haveria escassez de médios no plantel principal.
Isto tem um lado bom e um lado mau.
O lado bom é confirmar-se, ao contrário do que alguns ainda apregoam, que o Sporting tem formação em quantidade e com manifesta qualidade. Daí figurarem tantos jogadores nesta convocatória inicial.
O lado mau é ver que tantos acabam por não seguir viagem. Algo incompreeensível para mim. A participação no Europeu daria traquejo a estes miúdos, levava-os a um patamar competitivo mais exigente e certamente os valorizaria muito mais do que participar nos treinos do início da pré-época da equipa principal. As competições dos escalões juniores são cada vez mais chamativas: quem nelas participa fica logo debaixo dos holofotes.
Passamos o tempo no fado choradinho digno de calimeros, com a queixa recorrente de que os nossos jogadores não são chamados às selecções...
Quando são chamados, o treinador veta-os.
Quando não vão por responsabilidade nossa, acaba a lamúria. Está tudo bem.
Confesso que me custou acreditar na notícia. E ainda não descortino a verdadeira causa deste veto.
Alguém entende? Eu não.