Admito que estou surpreendido com as reações exasperadas à contratação de Ruben Amorim ao Braga. Supus que se malhasse no Varandas por ter feito mal o plantel e ter tratado mal o Silas, mas pensei (genuinamente) que a reação geral viesse a ser "Eh pá é carote, mas é bom e se não o fôssemos buscar iria parar ao Benfica ou ao Porto."
2. Qualquer investimento ou é seguro ou é arriscado ou qualquer coisa no meio. Mas isso só se sabe a prazo. Para dizer que ainda não sabemos se estes milhões são um bom ou um mau investimento.
3. Demonstra desespero por parte de FV? Acho que demonstra sobretudo que ele e a administração decidiram corrigir a trajetória em geral e fazer as coisas de outro modo. Sempre achei que aquelas duas taças ganhas em penalties nos iam custar caro. A inexperiência de FV revelou-se na ilusão que criou em si mesmo. Com Amorim pode piorar? Pode. Mas também pode melhorar.
4. O que parece evidente é que Silas não era suficientemente amado pelo balneário (ou não teve proteção suficiente). Cometeu erros, como muitos antes dele, mas claramente, com estes jogadores e contexto, o SCP não iria lá com ele.
5. Acho que há mais risco para a carreira de Ruben Amorim do que para o Sporting. Bem ou mal, com mais ou menos percalços, cá estaremos daqui a dez ou vinte anos. Amorim pode ter aqui o desafio que lhe dá cabo da vida como treinador.
6. Em suma, se não mudasse de treinador, jamais FV seria reeleito presidente do Sporting.
7. Ah e tal, o timing? Quase nunca há timings maus para fazer a coisa certa, nem timings bons para fazer a coisa errada. (ver ponto 2 deste post)
69 comentários
Anónimo 05.03.2020
Todos dizem que o FV e o Viana não têm competência e que a contratação de Amorim é gestão danosa. Eu pergunto e o António Salvador é inexperiente? Não percebe de futebol? E apostou em Amorim e com isso ja ganhou um título e atingiu o terceiro lugar. Em que ficamos? SL
A questao da gestao danosa nao me parece que esteja no nome em si, mas no negocio. 10M + 3M por ano assente num trajecto de 13 jogos, apesar de muito positivos, acho extremamente arriscado e com um grau de incerteza muito grande. Lembro o trajecto do Keizer quando chegou, tambem foram 7 ou 8 jogos de resultados muito bons. Mas depois ... Se nao houvesse um investimento desta grandeza, acho que a discussao seria diferente.
Então lembre melhor o percurso de Keiser e veja que ele falhou, de início, jogos de extrema importância. Para além disso, não tinha a mais pequena noção do que era o futebol português nem como se prepara uma equipa na pré época - com resultados infelizmente visíveis. Mas o maior defeito dele, foi o mesmo do de Peseiro em 2004, jogar para o espectáculo. No futebol actual, quem joga para o espectáculo, perde! Em portugal, a gente quer é ver o nosso clube a ganhar. Se para isso jogar bem, tanto melhor. Mas se perder, até pode ter o futebol mais atractivo do mundo que será sempre trucidado.
Onde é exasperante? Limito-me a fazer uma leitura da situação, tal como o Cantinho faz no twitter. Note que eu não opino sobre se acho boa ou má ideia a contratação de RA. Não temos dados suficientes para opinar com propriedade.
Pois não, necessitamos dos dados do Relatório da Primavera da Comissão Europeia para sabermos se é boa política pagar uma cláusula de 10 milhões de euros por um treinador que dirigiu uma equipa sénior apenas em 13 partidas. Talvez tenhamos que recorrer ao FMI. Aquilo que sabemos é que dar Bas Dost ou oferecer Nani eram casos de vida ou de morte. Irresolúveis problemas financeiros, dificuldades incontornáveis que obrigaram Varandas a "reforçar" a equipa, recorrendo ao léxico do Dr.Zenha.
Tem razão. O Pedro não tem dados suficientes para dizer se Ruben Amorim é ou não boa contratação, nem Varandas os tem. Varandas não o conhece. Amorim não tem experiência de treinador nem jogos suficientes para mostrar o que vale. É mais uma fezada, agravada e muito pelo investimento de quase 20M por um clube em dificuldades financeiras. Uma verdadeira loucura!
Percebo onde o Pedro quer chegar. Há a possibilidade, se tudo correr muito bem, de o negócio no fim até ser bom. Mas gastar 10M + IVA + juros (fora ordenados), valores que ascendem a cerca de 12,5M €, num treinador que apenas fez 13 jogos na 1a liga e há 6 meses andava pelo Casa Pia, só um homem que neste momento não tem sanidade mental... equivale quase o mesmo que eu gastar praticamente o meu orçamento familiar num casino: pode correr muito bem e sair rico (não deixa de ser decisão irresponsável), mas caso contrário fico desgraçado. E encontrar um novo "Mourinho" não tem sido nada fácil...
Dito isto, espero que esta decisão "extremamente" irresponsável corra "extremamente" bem, a bem do Sporting, que é quem está no meio disto tudo.
Jorge, a minha leitura é que (segundo FV) não havia muito mais soluções no horizonte. Abel, Martins, Paulo Fonseca (admitindo que seriam bons) disseram que não. Quem, então?
O Varandas está a tomar "decisões" a tentar conservar a cabeça e não com o propósito de fazer bem ao Sporting. Qualquer "decisão" do Varandas é em proveito próprio. Varandas não tem condições de decidir pelo Sporting.
Há muitos treinadores por esse mundo fora. Com o dinheiro investido em Amorim (clausula + ordenados) não acredito que não encontrasse treinadores com experiência e resultados. Se não encontra é incompetente para o cargo que exerce. Dar muito dinheiro por treinadores com provas dadas? Ainda posso aceitar, apesar de nunca ser garantido o sucesso. Agora por um treinador sem experiência, com 13 jogos na 1a liga? Não consigo compreender. Mas reforço, ficaria muito satisfeito e torço para que saia a sorte grande ao Sporting.
É péssima Não podemos viver de futurologia, de "Ses" e muito menos de fezadas. No momento pelo qual passa o Varandas, no momento pelo qual passa o Sporting e no momento o que vale Amorim, é tudo o que não se devia fazer. E fazê-lo ainda antes de contratar o desejado director desportivo, ainda pior. Não vale, ou não devia valer tudo, para salvar a pele. Não existem provas já suficientes da inaptidão de Varandas para o cargo? E torra-se assim, 20M, entre aquisição e salários, num aprendiz, que ninguém sabe o que pode dar? Pode correr bem? Até pode, mas os riscos são muito maiores que a probabilidade de correr bem. Se existe esse dinheiro todo para investir, então que se procurasse um treinador já com provas dadas. De certeza que 20M disponiveis, interessariam a muito treinador que têm feito trabalhos muito consolidados e já com uns anitos disto. Por exemplo, Marcello Galhardo, Matias Almeyda ou Sampaoli. Mas se quisermos uma realidade mais europeia, também se arranjariam uns tantos. Até Vitor Oliveira, seria melhor opção. Os aqui referidos, sairiam todos mais económicos. E ao momento, são todos muito mais treinadores do que Amorim. Pior ainda, é oferecer esse valor ao adversário que é.. Já não gostei do dinheiro gasto no Sporar. É um exagero, para aquilo que ele estava avaliado, pelo campeonato de onde vem e pelo valor do próprio. Esta gente compra com juros e vende com desconto. Ás vezes até oferece. Será que não existe ali uma alminha com visão de mercado e de como se negoceia? É que para rebentar 20M em Amorim, até eu fazia melhor. Melhor não, muito melhor.
MB não me enganei não, estes casos foram apresentados aos sportinguistas como vendas. O surreal é que nem não são vendas, nem ofertas, tentei encontrar no dicionário uma palavra que descrevesse eu entregar algo a algém pagando...não encontrei. Tenho de perguntar a Varandas qual foi a denominação que deu ao negoócio por si patenteado, é que não conheço mais nenhum igual. Já vi colocar jogadores pagando ordenados, agora entregar passes pagando é algo que nunca vi.
Varandas é um individuo inovador e surpreendente. Quando achamos que é impossível fazer mais "caca", Varandas não desilude. Surpresa é haver pessoas que ainda "colocar panos quentes" a este desastre. "Tem tudo para correr mal, mas se correr bem é uma jogada de génio" Ó Frederico(s), vai para onde "Judas perdeu as botas".
Qual a importância de ficar em terceiro lugar da liga? Dará possibilidade de disputar as pré-eliminatórias de acesso à Liga de Campeões? Para isso o Porto tem que ser banido das competições europeias e o Sporting tem que conseguir montar uma equipa para passar as eliminatórias. Não sendo eticamente muito bonito, há ainda um enorme risco de insucesso desportivo associado a esta operação. Foi uma operação à clube rico. O Salvador estará todo contente com mais 10 milhões a entrarem nos cofres do seu clube e a contribuirem para a montagem de uma equipa do Braga ainda mais forte na próxima época. Treinadores? Todos eles têm altos e baixos e todos acabam por sair dos clubes que antes os contratam como messias.
1. Iria para o Benfica ou Porto ? Não sei ( futurologia ?), muito dependeria da forma como acabasse a época no Braga. 2. Se querem arriscar, façam no com o próprio capital. O Sporting não está em condições de correr mais riscos financeiros. 3.Essencialmente Varandas está, com o dinheiro do Sporting, a comprar tempo e credibilidade. Ganha "elán" para fazer frente á enorme contestação que sofre até pelo menos ao primeiro terço da próxima época. 4. Silas não era amado ??? O Amorim também não será amado pelos jogadores se os resultados não aparecerem eheh Para além de que, se é assim tão bom, podemos estar a correr o risco de contratar um "Hamilton" para vir conduzir o nosso Fiat600 !!! 5. O risco é sempre e totalmente do Sporting: paga mais de 10 milhões para o trazer, e vai pagar para o mandar embora, quando isso acontecer ( e vai acontecer). A única forma de o Sporting não sair a perder será uma excelente prestação desportiva ( ganhar o Campeonato ou outra competição de renome como a liga Europa), ou conseguir vender o Amorim por um valor mais alto do que o da compra. Um treinador neste Sporting de malucos corre risco 0 ( ZERO) já que desculpas, atenuantes e justificações para eventuais insucessos não faltam . 6. ??? WTF ? Reeleição??? Não sei se acaba o mandato, quanto mais ser reeleito !!! 7.Para falar em timing, basta analisar a situação económica do clube, para se ver que o timing desta contratação está totalmente errado . E nem estou a falar do que irá dizer a UEFA sobre o fairplay financeiro . Enfim, actos praticados em cima do joelho, e em desespero, correm sempre mal . S. L. Antônio
Quando falo em reeleição, estou a colocar-me nos sapatos de FV. Mas se o clube desata a ganhar e descobre dois ou três "jovens" pérolas nas camadas jovens, acredito que FV tem enormes hipóteses de ser reeleito.
Se o Amorim for apoiado tal como o Silas (não) foi, nada há a fazer. A conferência de imprensa após o jogo em Famalicão é esclarecedora de muito que ainda falta a esta estrutura directiva percorrer. Claro que os prognósticos infalíveis só no fim do jogo, no entanto, termos vendido jogadores só para manter o B. Fernandes, depois vendê-lo e afirmar que deveria ter sido vendido antes (passando por cima da explicação anterior), ver chegar jogadores emprestados em negócios de gente rica para lugares diferentes dos seus ou sentir que alguns vão abandonando o barco enquanto outros ufanam pelo "trabalho" desenvolvido e afirmam ser fácil fácil, não augura nada de bom. Treze jogos na primeira liga e vale dez milhões. Pode vir a ser barato, mas neste momento quanto representa esse valor nas contas do clube, o que estamos a hipotecar? A partir de hoje é o meu treinador, claro e vou sempre defendê-lo, mas sem mudanças na estrutura, sem a humildade de tentarem aprender, de não se acharem os donos de toda a sabedoria futebolística, não "acradito" muito. SL Miguel Fernandes
Miguel, Varandas mostrou que não tínhamos 15/20 milhões para ir buscar um Ponta de Lança de jeito em Janeiro, achou há 5 meses atrás que Silas era melhor que Quique Setién, mas agora já apareceram 12 milhões para dar ao Braga por um gajo que fez 13 jogos na 1ª Liga!? O exercício estratosférico que o Pedro aqui faz é ridículo, nunca houve muito, mas hoje não há nada na gestão de Varandas, absolutamente nada.
Caro José, o Amorim parece-me uma boa aposta. Gosto do discurso e da forma como montou a equipa do Braga, mas concordo totalmente na parte que diz respeito à direcção. E isso foi visível na falta de apoio ao Silas. E podem-me dizer as vezes que quiserem : e se? A minha resposta será sempre a mesma, não vou só casino apostar uma parte substancial do meu ordenado, por muita fezada que tenha. Isso sim seria desgoverno. SL Miguel Fernandes
O ponto 6 deste comentário é hilariante..... Reeleição deste incompetente? Não chega a amostra deste ano e meio? Quanto tempo mais precisam para abrirem os olhos?
Só aqui é possível achar toda esta operação, nas condições em que foi feita, perfeitamente normal......
Bom dia, Acho que Varandas está a correr muitos riscos porque está a gastar muito dinheiro com um treinador que tem muitos poucos jogos, mas por outro lado também acho que já houvesse a certeza (suficiente número de jogos) para confirmar que RA é o bom treinador que aparenta ser o Sporting não tinha capacidade para o contratar. Todos sabemos que a gestão desta época desportiva foi calamitosa, espera que FV tenha aprendido com os erros, que todos cometeram, se ouvirmos o que BDC diz de JJ, não se percebe como o manteve 3 anos como treinador e ainda lhe aumentou o já chorudo ordenado. Por isso, e como quero bem ao Sporting, ao contrário de muitos que só querem bem ao Sporting se o presidente foi quem eles gostam, domingo lá estarei a apoiar o Sporting a apoiar RB e com a esperança que o Sporting tenha contratado um grande treinador. António Pereira
O seu raciocínio não se coaduna com a realidade. 3.º treinador mais caro de sempre!?!? Com 13 jogos!? Não está em causa o possível sucesso que todos desejamos. Está em causa ser a maior contratação de sempre do SCP!!! O homem nem pode dar indicações durante os jogos!!! O clube que o mesmo presidente diz estar falido! É de doidos!!! E, como se não fosse suficiente, ainda estamos a alimentar um clube como o Braga, cujo presidente destila ódio ao Sporting! Isto é o equivalente a contratar um junior por 40M ou 50M só porque marcou um golo a um dos grandes! Há que separar as coisas. Se a aposta fosse num Ruben Amorim sem custos de aquisição, não heveria qualquer problema. É isso que está aqui em causa.
A tudo isso há que acrescentar que o Ruben Amorim vem na condição de receber jogadores quando o treinador deveria vir na condições de construir jogadores a partir da matéria que há, uma vez que dinheiro não há.
Estão a torrar todo o guito a que conseguirem deitar a mão!
Agora parece caro mas se tiver sucesso pode ser muito barato. O Liedson e o Slimani foram muitos baratos, o Caistagnos, o Douglas, o Alan Ruiz e o Pongolle, por exemplo foram muito caros. É tudo relativo, concordo que é uma jogada de muito risco, mas normalmente quem mais arrisca mais ganha ou mais perde. Vamos ver. António Pereira