Sporting B e C (sub-23)
Inauguro aqui uma rubrica sobre as nossas equipas secundárias. Algumas vezes conseguirei ver os jogos e comentar o que vi; noutras, como nesta, fico-me pelos resultados e fichas do jogo. Convido todos a ver os jogos e contribuir com informação útil para esta rubrica, que se quer de partilha e envolvimento de todos nestes escalões de formação por onde passaram e passarão muitos futuros titulares da 1.ª equipa e alguns mesmo chegarão à Selecção Nacional.
Assim tivemos neste fim de semana:
Sporting B - Fabril do Barreiro, 3-0
André Paulo; João Oliveira, João Silva, João Ricciulli, Flávio Nazinho; Rodrigo Fernandes, Tomás Silva e Bruno Paz (Cap, 1G); Rafael Camacho, Pedro Marques (2G) e Elves Baldé.
Entraram depois João Goulart, Mees de Wit, Geny Catamo, Nuno Moreira e Marco Túlio.
Treinador : Filipe Çelikkaya
Com esta vitória o Sporting B continua na segunda posição na série G do Campeonato de Portugal, a 2 pontos do Estrela de Amadora. Quem ficar em primeiro sobe à 2.ª Liga. Defrontam-se no próximo dia 20 em Alcochete.
Em sub-23, Sporting - Portimonense, 1-1
Diogo Almeida; Herverthon (Cap), Rafael Fernandes, Chico Lamba e Gonçalo Costa; Renato Veiga, Bernardo Sousa e Bruno Tavares; Tiago Fernandes (1G), Paulo Agostinho e Joelson Fernandes.
Entraram depois Duarte Carvalho, Lucas Dias Tiago Santos, Edson Silva e Nicolai Skoglung.
Treinador : Filipe Pedro
Com mais este empate, o Sporting fica em 5.º lugar na série Sul, sem hipóteses de passar à fase seguinte.
São duas equipas a jogar da mesma forma, dispostas no 4-3-3 standard da formação do Sporting mas com alguns princípios de jogo comuns à equipa A, na construção desde trás, na circulação de bola e no ataque à profundidade.
Com a criação da equipa B, e porque praticamente não houve como no passado contratações específicas para esta equipa, a equipa sub-23 ficou com uma mistura entre as sobras dessa equipa em cada momento e alguns juniores e juvenis. Por outro lado, tem-se procurado dar oportunidades e minutos a muitos, e os onzes iniciais tem variado muito. Assim não admira que o seu desempenho não seja famoso. Nesta equipa têm-se destacado Heverthon, Tiago Ferreira, Joelson Fernandes e Genny Catamo.
Já na equipa B, temos alguns já testados na 1.ª equipa como Pedro Marques, Rodrigo Fernandes e mais recentemente Rafael Camacho, André Paulo é um guarda-redes sóbrio, tipo Adán, que pode lá chegar. Fala-se que João Silva (conheço mal) vai seguir as pisadas do Gonçalo Inácio. Os excedentes mais velhos da 1.ª equipa (Bruno Gaspar, Ilori, Ristovski, Bruno Paulista) não têm sido convocados, o que se entende: o Sporting está a procurar a saída de todo eles.
Que conclusões a tirar disto tudo?
O Sporting tem neste momento um conjunto extenso de jogadores sub-23 de muita qualidade, uns com mais passado em Alcochete e no Sporting do que outros, alguns na equipa A, outros na B, outros nos sub-23. Na prática, uma equipa C. Se o Sporting alinhasse na 1.ª Liga apenas com sub-23 não ficaria com certeza assim tão mal colocado.
A equipa B está no rumo certo, com quase todos os jogadores formados em Alcochete, alguns deles a bater à porta da equipa principal. De vez em quando um ou outro da equipa A, como Quaresma, desce para ter minutos e ajudar também a equipa.
A equipa sub-23 está a cumprir o seu papel. A classificação é pouco relevante: interessa é manter a jogar e fazer evoluir alguns jovens como aqueles que mencionei.
SL