Sobe & Desce
Nunca um jogo que decide quem sobe/desce de divisão foi tão importante! A Alemanha está hoje de olhos postos na 1ª mão da partida entre o Hamburgo SV (o 16º classificado da Bundesliga) e o Greuther Fürth (3º classificado da 2ª divisão), às 20h30m, hora local (em Portugal, uma hora mais cedo). O Hamburgo SV, cujo capitão é a antiga estrela da seleção holandesa Rafael van der Vaart, conta com uma Taça dos Campeões, uma Taça das Taças e seis campeonatos no seu palmarés. Mas as dificuldades dos últimos tempos, a par da simpatia que nutro pelo clube, pois moro perto de Hamburgo, fizeram-me compará-lo ao Sporting, na malograda época passada (também ficaram em 7º lugar). Porém, enquanto os nossos leões depressa subiram a um lugar mais de acordo com o seu prestígio, o clube alemão desceu mais baixo do que nunca e vê-se obrigado a um play-off para não descer de divisão (o que aconteceria pela primeira vez).
Os adeptos do Hamburgo SV estão com o coração nas mãos. E eu quase também...
Adenda: o nosso comentador jc foi mais rápido que eu (ver comentários): o Hamburgo SV não passou do 0-0 em casa. Aqui bem visível a desolação de Rafael van der Vaart, depois do jogo:
Adenda 2: Foi rés vés, mas o Hamburgo conseguiu superar este obstáculo, ao empatar no estádio do Greuther Fürth por 1:1. Os momentos finais foram emocionantes, a equipa da casa esteve perto de marcar o segundo golo. Enfim, o Hamburgo conseguiu salvar o estatuto de nunca ter descido de divisão. Mas anunciam-se medidas drásticas para tirar o clube da crise, incluindo a dissolução de todo o management. Veremos se terão tanto sucesso como o Sporting...