Rescaldo do jogo de hoje
Gostei
Da nossa vitória. Sexto triunfo consecutivo, desta vez em casa contra o União da Madeira. Triunfo que só pecou por ser curto: 2-0. Mas que nunca esteve em dúvida. Ficou assim vingada a nossa derrota da primeira volta, frente à mesma equipa. Temos 24 vitórias registadas num total de 31 desafios disputados nesta Liga 2015/16.
De termos carimbado o nosso passaporte para a Liga dos Campeões. Esta vitória garante-nos o acesso directo à Champions em 2016/17. Concretizando desde já um dos principais objectivos - desportivos e financeiros - do Sporting para esta época.
Dos dois golos marcados muito cedo. Aos 20' estava feito o resultado. Com golos de Teo Gutiérrez (aos 7') e João Mário (aos 19'). Depois bastou gerir a vantagem. Com tranqulidade, já a pensar no desafio do próximo sábado frente ao FC Porto.
Que não tivéssemos sofrido nenhum. É importante terminarmos jogos com a nossa baliza invicta, como hoje voltou a acontecer.
De Teo Gutiérrez. E vão seis golos nos últimos cinco jogos. Aproveitou muito bem um excelente cruzamento de Marvin para começar a construir a vitória leonina. Novamente um bom desempenho que o reconciliou definitivamente com a exigente tribuna de Alvalade. Leva já nove golos marcados na Liga (e 12 no total da época).
De William Carvalho. Melhora de partida para partida. Hoje voltou a ser um dos nossos pilares, com um rendimento elevado durante todo o desafio, organizando muito bem o nosso meio-campo. Uma exibição sem falhas, merecendo ser mencionado como o melhor jogador desta partida.
De Adrien. Outra exibição de grande nível, combinando muito bem com William e João Mário. Incansável na construção da nossa manobra ofensiva. Aos 68' esteve a milímetros de marcar o nosso terceiro golo com um fabuloso petardo que embateu num poste da baliza madeirense.
De Schelotto. Enérgico e dinâmico, agarrou a titularidade e vem aumentando a influência na equipa de jogo para jogo. Participou na bela jogada colectiva que culminou no nosso segundo golo. Excelentes cruzamentos aos 50', 61' e 73'. Todos desperdiçados. Mas todos poderiam ter culminado em golos.
Do apoio entusiástico nas bancadas de Alvalade. O "12º jogador" compareceu em força: 44.719 espectadores no nosso estádio. Sempre a puxar pela equipa, do primeiro ao último minuto.
De ver muitas adeptas a assistir ao jogo. Parabéns à Direcção leonina por mais uma vez ter incentivado a presença feminina no estádio.
Da arbitragem. Há que reconhecer: Rui Costa teve um bom desempenho que merece ser assinalado.
De termos regressado ao topo da tabela. Estamos provisoriamente no comando, com mais um ponto do que o Benfica, que só joga amanhã.
Não gostei
Que Slimani desta vez não tivesse marcado. Partida apagada do nosso artilheiro argelino, que falhou o golo aos 50' e aos 73', correspondendo mal a excelentes cruzamentos de Schelotto.
Do resultado escasso. Vencer por 2-0 sabe a pouco num jogo em que o domínio do Sporting foi incontestável do primeiro ao último apito.
Da segunda parte. Tendo construído cedo a vitória, a equipa entrou em compreensível gestão de esforço na etapa complementar, com natural prejuízo para o espectáculo. Mas o fundamental foi termos garantido mais três pontos. E vão 77.
De Barcos. Esteve pouco mais de dez minutos em campo: continua sem tempo para mostrar o que vale. Mas desperdiçou um bom cruzamento de Bryan Ruiz por dominar mal a bola.