Rescaldo do jogo de hoje
Gostei
Que se tenha mantido a tradição. O Sporting não perde contra a Académica fora de casa para o campeonato desde a época 1976/77. Pena não termos saído hoje do estádio de Coimbra com uma vitória.
Da primeira meia hora leonina. Grande pressão atacante, como se impunha, com claro domínio do jogo, muito mais posse de bola e um golo de vantagem.
De Carrillo. Foi o motor da equipa, com 20 minutos iniciais em excelente plano. Marcou um golo de cabeça (salvo erro, o primeiro que marca desta forma num campeonato português) e deu sinais de que não queria ficar por ali. Aos 79' ainda teve pernas para fazer um óptimo lançamento para Capel que podia ter dado golo. Foi pena o seu lapso, ao integrar-se no processo defensivo, na jogada de que resultou o golo coimbrão.
Da aposta de Marco Silva em Sarr. O jovem franco-camaronês, de apenas 21 anos, não comprometeu nesta estreia oficial pelo Sporting ditada pela saída de Eric Dier e pela suspensão disciplinar a Rojo. Falta-lhe ainda entrosamento com os colegas mas já deixou sinais de que pode vir a tornar-se um bom reforço.
De Jefferson. Muito acutilante nas suas subidas pelo corredor esquerdo. Numa delas resultou o golo de Carrillo, aos 15', em resposta ao perfeito passe do brasileiro.
De Rosell. Revelou polivalência ao entrar como lateral direito de emergência no segundo tempo por lesão de Cédric. Quando William foi expulso entrou Paulo Oliveira para aquela posição, que também não é a sua de raiz, e o catalão pôde avançar no terreno onde claramente rende mais. Não se mostrou intimidado. É outro reforço que promete.
De Capel. Entrou bem, no segundo tempo, dando mais dinâmica ao corredor ofensivo do Sporting. Ficou a ideia de que teria havido vantagem em vê-lo como titular (o treinador preferiu Heldon).
Não gostei
Deste empate em Coimbra. O Sporting entra sempre em campo para ganhar.
De William Carvalho. O que se passa com o nosso jogador-revelação da época passada? Hoje foi em campo uma sombra do que mostrou em 2013/14. Sancionado com dois cartões amarelos, em lances onde não tinha necessidade de fazer falta alguma, foi expulso pelo árbitro Soares Dias. Julgo que terá sido a primeira expulsão da sua carreira, deixando o Sporting em inferioridade numérica durante grande parte do segundo tempo. Já antes tinha falhado muitos passes, algo que também o tornou irreconhecível neste jogo. Espero que não se trate de um problema sério e prolongado.
Do prolongado jejum de Montero. Não marca há mais de oito meses - 20 jogos consecutivos. E parece, por esse motivo, estar em crise de confiança. Um problema complicado para um ponta-de-lança. E para a equipa. Porque sem golos não há vitórias. E sem vitórias há um problema. Sério.
Da lesão de Cédric. Teve de ser substituído por Rosell, que alinhou assim fora da posição habitual, por ausência de um lateral direito no banco. Apetece questionar por que motivo Marco Silva deixou Esgaio fora dos convocados para este jogo.
Da tremideira final. Resultou no golo da equipa anfitriã no último minuto da partida. A claque leonina, que se deslocou em grande número a Coimbra, não merecia um final de jogo como este.