Rescaldo do jogo de hoje
Gostei
De mais uma vitória. Foi a sétima do Sporting fora de casa nesta temporada. Contra o Rio Ave, que nos tinha derrotado nos três confrontos que mantivemos na época 2012/13. Não vencíamos esta equipa desde Setembro de 2011.
De Slimani. Saltou do banco aos 56' e voltou a ser decisivo numa vitória, abrindo o marcador para a nossa equipa 14 minutos depois, culminando uma excelente jogada colectiva do Sporting. Aos 76' fez outro grande remate, defendido pelo guardião do Rio Ave, Ederson, naquela que foi a melhor defesa da noite.
Do passe de Jefferson para o primeiro golo. O nosso lateral esquerdo cruzou a bola em arco, colocando-a longe do alcance de Ederson, para o cabeceamento de Slimani ao segundo poste.
De Carlos Mané. Autor do segundo golo, o melhor do encontro, num espectacular remate à meia-volta, sem hipóteses para Ederson. Também ele tinha saído do banco, no recomeço do jogo. O jovem extremo leonino volta a ser decisivo, pela segunda jornada consecutiva, depois de ter marcado o nosso golo solitário da vitória contra o Olhanense.
De Eric Dier. O jovem inglês formado na nossa academia rendeu Rojo, ausente por castigo, e teve uma boa exibição, cortando com eficácia e autoridade vários lances ofensivos do Rio Ave. Está provado que joga melhor no eixo central da defesa do que como médio defensivo.
Das mexidas na equipa feitas por Leonardo Jardim. O treinador acertou em cheio nas substituições: a segunda parte do Sporting foi muito melhor do que a primeira, em que não tivemos uma oportunidade de golo. A entrada de Slimani, para o lugar de Wilson Eduardo, pôs a equipa a jogar num dinâmico 4-2-3-1 baralhando por completo as marcações do Rio Ave.
De ver o Sporting novamente com o melhor ataque da Liga. Temos agora 38 golos marcados. Mais um do que o FCP e mais dois do que o SLB.
Não gostei
Do autogolo de Maurício. Traindo Rui Patrício, o brasileiro culminou neste deslize uma semana para esquecer. Pior que ele neste lance esteve Jefferson, que poucos metros adiante, em zona proibida, perdera a bola para um adversário.
Dos cartões amarelos a Montero e Carlos Mané. Não percebi porque receberam esta punição num jogo correcto, com poucas faltas. O colombiano estará ausente do próximo jogo, em casa, contra o Braga. Tal como Adrien, que hoje também recebeu o quinto amarelo consecutivo.
De Heldon. O extremo contratado ao Marítimo ainda não deu provas de justificar a titularidade.
De André Martins. Voltou a revelar grandes fragilidades, perdendo vários lances no meio-campo leonino, sem conseguir libertar-se das marcações. Foi bem substituído por Carlos Mané ao intervalo. Nesta fase do campeonato, começa a ser seriamente questionada a sua condição de titular no Sporting.
Do relvado. Em mau estado, como já se previa.