Que equipa B para a próxima época?
Com o empate de ontem num quintal alcatifado algures na Moita terminou a época da nossa equipa B, tendo a assegurado o acesso à futura 3.ª Liga, onde se espera que existam relvados em condições.
Neste último encontro já não participaram vários jogadores que terminam contrato no final de Junho, e que não demonstraram valor que perspectivasse interesse no futuro para a equipa A. Do Elves Baldé até ao Mees de Wit. Tomás Silva já se tinha despedido pela equipa A frente ao Marítimo. Assim, foi um ensaio daquilo que será a equipa B do próximo ano, com miúdos talentosos mas alguns muito verdinhos, como Hevertton, Názinho, Rodrigo Fernandes, Catamo, Joelson, Tiago Ferreira e Nuno Moreira. Os defesas centrais deixam muito a desejar, e ponta de lança simplesmente não existe. Para marcar é preciso muito, e para sofrer quase nada.
Longe vão outros tempos em que a equipa B, com Dier, Ilori, João Mário, Esgaio e Bruma, entre outros, era capaz de ganhar à equipa A, na altura repleta de mediocridade do tipo Boulahrouz, Pranjic, Gelson Fernandes e Labyad. Esta renascida equipa B é aquilo que pode ser, e não vale a pena pensar que pode ser outra coisa.
Os melhores jovens integram já a equipa A, do Nuno Mendes ao Tiago Tomás. Quem alinha na B é porque não demonstrou ainda valor suficiente para ser promovido e não por ter o lugar tapado por um estrangeiro qualquer. Por outro lado, ainda bem. Assim não vejo repetir os disparates da era Inácio, dos Sackos, Dramés, Guimas e Gazelas e muitos outros pernas de pau que vieram para a equipa B, ou seja, não existem contratações específicas para esta equipa.
A próxima época na Liga 3 não vai ser nada fácil. É escusado até pensar na subida à Liga 2. A árvore tem de ganhar raízes.
No final o treinador Filipe Celikkaya disse: "Queremos que os jogadores cresçam e tenham oportunidades em contextos mais exigentes. É a única maneira de promovermos o futebol jovem dentro do Sporting CP e a nível nacional no futuro (...) É o ADN Sporting. São jogadores formados nesta casa, muitos com mais de dez anos de Sporting Clube de Portugal. É uma grande felicidade. Muitos deles vão partir. Já lhes disse que vou ter saudades dos que não vão ficar connosco, mas todos participaram de forma concentrada e profissional no processo deste ano. Têm uma vivência muito grande dentro de um Clube grande que os vai ajudar na sua carreira."
Acho que a equipa está muito bem entregue.
Com o regresso dos escalões de formação, em particular dos juniores, pergunto-me se faz sentido manter também uma equipa de sub23 ou se deveríamos fazer como o Porto.
Esta época foi deprimente. A equipa parecia um misto de jogadores que variavam de jogo para jogo, com individualidades sim, mas sem qualquer fio de jogo. Para a próxima, não faço ideia que plantel possa existir.
#OndeVaiUmVãoTodos
SL