...jogar com dois centrais! Foi a primeira vez esta época.
Mesmo assim, em termos de posicionamento e controlo de profundidade, Paulo Oliveira tem muito por onde aprender com Tobias Figueirdedo. Ontem, em 2 ou 3 lances foi muito evidente.
Apesar das melhorias de Oliveira, seria bem vindo um central em Janeiro para jogar ao lado de Tobias. Caso não venha, que joguem estes dois. São os melhores disponíveis.
Um Xandão é que não! Mas não me peça para me resignar ao facto de termos que jogar com Maurício! Que é de facto muito voluntarioso, lutador e profissional, mas falta-lhe o resto. SL
Falei no Xandão, podia ter falado de muitos outros que tivemos piores que o Maurício. O Polga era um susto nos últimos tempos, por exemplo.
Quanto ao Tobias ainda tem muito para aprender, é cedo para titular e muito menos nesta altura complicada, uma ou duas asneiras com perda de pontos e poderíamos estar a queimar um bom jogador.
Parece-me que o Marco Silva vai levar a dupla P.Oliveira-Mauricio até onde puder, optimizando a articulação entre os dois e com os defesas laterais que defendem mal (Cedric e Jefferson), e promovendo a competição entre Sarr e o Tobias para 3ª opção da defesa.
Afinal de contas já jogamos com o Porto (2x), Chelsea (2x), Benfica (1x) e a defesa não comprometeu por aí alem nesses jogos...
Mas pode ser que se encontre algum André Cruz por aí, e nesse caso...
Se a lógica fosse essa o Paulo Oliveira não tinha entrado no 11...mantinha-se a dupla Maurício/Sarr que iniciou a época. Não consigo definir "a defesa não comprometeu por aí alem nesses jogos..." porque isso é o mesmo que acreditar que os defesas do Sporting têm que dar ao jogo o mesmo que os defesas do Famalicão num SportingxFamalicão ou o mesmo para um ChelseaxSporting. O que não é em nada comparável. O Sporting na maioria dos jogos do campeonato tem que jogar à grande e isso implica estar no meio campo adversário, o que quer dizer que os centrais têm que ter saída de bola (aspecto técnico), saber defender transições (controlo de profundidade) e exercer contenção. Em todas estas dimensões, Maurício é péssimo. SL