É já neste sábado o nosso desafio nº 22 da Liga 2015/16: jogamos contra o Nacional, na Choupana, a partir das 18.30. O dono do apito será o regressado Bruno Paixão, a quem há quatro anos chamei "o pior árbitro português".
Com esse comentário, você habilita-se a vencer o prémio Imbecil do Mês. Considera que um texto que escrevi em 21 de Março de 2012 é um "comentário antes do jogo" Nacional-Sporting que vai disputar-se este sábado, 13 de Fevereiro de 2016.
O facto de o relembrar neste momento, é uma clara forma de pressão sobre o mesmo, e mesmo de desculpabilização se algo vos correr mal. Aliás tem sido a estratégia do vosso clube desde o início da época. Não existe jogo nenhum em que não falem dos árbitros dos vossos jogos, antes dos mesmos. Como diz o vosso presidente, e com razão, "as pressões sobre os árbitros metem nojo".
Caro Pedro Correia, Porra! Não há paciência para aturar estes energúmenos lampiões. Voltem para o galinheiro, deixem os sportinguistas disfrutarem com alguma paz dos seus espaços na Net, sem terem que levar com a vossa fetidez! É pedir muito, galináceos? SL
Escreve-se desfrutar. Fala caro a insultar, mas perde-se no vocabulário básico. Não se enerve que perde a razão, e este é um espaço de discussão saudável. Parvos há-os de todas as cores, faça como eu e ignore-os. Costumo ler aqui, e bem: aos burros dá-se-lhes palha, não conversa.
Tem razão quanto ao erro e só posso admiti-lo. Devo entretanto dizer-lhe que é a primeira e última vez que lhe respondo. Se considera uma discussão saudável, temos concepções diferentes sobre tal e, consigo ou com outro lampião (não é insulto, vocês agora até o admitem na televisão...) não a terei. Já disse, creio que noutro espaço leonino, que com 68 anos de vida, não concebo ver-me num espaço do Benfica. Você sente-se bem, talvez esteja implicitamente a admitir que neste espaço se respira bem melhor que nas vossas bandas! Passe bem. são muitos anos a aturar a vossa bazófia, a vossa arrogância, sobretudo. (olhe, um aparte, tive que ir ao dicionário porque não tinha a certeza que bazófia era com Z ou S!)
Caro Francisco Gonçalves, Obrigado pela solidariedade leonina. Mas não é só pelo agradecimento que lhe me dirijo. Quando respondi à "fina Águia", afirmei que não voltava a dialogar com a dita ou qualquer outra ave daquelas bandas. Eis senão quando sou abordado por um "corvo" que, obviamente, não terá qualquer resposta (directa) da minha parte... Não que a ave tenha sido mal educada, pelo contrário, recorrendo a um humor que, diga-se, não me seduziu... Devo-lhe sobretudo respeito pela abordagem correcta e também pelos 75 anos que diz ter... Mas, pesem embora estes "argumentos" julgo ter visto já esta ave por outras paragens que não aprecio mesmo nada (um tal camarote...) associando-se aqueles que tanto "defendem" o nosso clube. Para defesa de uma saúde infelizmente abalada, só leio o que por lá se diz... Tenho muita pena de lhe dizer uma coisa, caro FG, pois sei que não é lá muito bonito: tenho muito de anti-lampião (não digo anti-benfiquista porque não é a mesma coisa...) e estou em crer que este sentimento nasceu no dia da primeira conquista europeia do Benfica, quando um grupo de lampiões dos mais rascas, para manifestar a sua alegria, irrompeu pela Sede do Sporting Clube de Portugal na Rua do Passadiço e resolveu partir os lindos grandes vasos brancos que estavam nas escadas. Sabe, eram como as escadas da minha segunda casa, da casa do meu saudoso pai, um "leão" de antes quebrar que torcer! Aquela bela Sede que me viu nascer para o futebol e basquetebol... Foi trauma que me ficou... muito embora me considere, do coração, um homem conciliador. Perdoe-me este desabafo, esta viagem a um mundo que adorei viver como sportinguista muito sofredor que sou. Um abraço
Caro JMFS1947 (com letra maiúscula, porque o caríssimo merece),
Desde logo, quero manifestar a honra que sinto por poder corresponder-me com um homem que envergou a verde-e-branca. Tomara eu ter valor para isso! Joguei num Sporting, de quem gosto muito, mas não foi no meu Sporting, aquele por quem farei o meu melhor, para o ver sempre na frente.
Caríssimo, decididamente, não gosto da filarmónica. Gosto de a ver perder em tudo, contra nacionais ou estrangeiros e, até, nos treinos, contra os bidões.
Nestas coisas de clubes, o único ídolo que tive na minha vida, o meu pai, disse-me, um dia: tudo o que fizer bem à filarmónica, faz mal ao Sporting Clube de Portugal! Como eu adorava aquele homem, tomei o raciocínio como primado do meu comportamento e assim tem sido toda a minha vida. Levarei este princípio para a cova, naturalmente.
Pelos vistos, a apetência dos carneiros para destruírem e agredirem já vem de longe. Lamento que tenha vivido o episódio traumático, assistindo a tão condenável manifestação de selvajaria. Anos mais tarde, haveriam de ser responsáveis pela morte de um adepto leonino. Volvidos mais alguns anos, é vê-los com as suas armas pirotécnicas a cometer homicídios, na forma tentada. Mas, caro leão, tudo isto, dizem eles, é folclore.
Nunca me agradeça pela solidariedade. Está na natureza dos leões não deixar ninguém para trás. Era o que mais faltava! Eles, caro amigo, comportam-se como hienas; juntam-se em matilha e espreitam o melhor momento para roubar a caça que o leão, de forme nobre e destemida, alcançou. Mas, face à mais pequena investida de um leão, acagaçam-se e fogem. Fogem porque não têm, nunca tiveram, coragem de enfrentar um leão, olhos nos olhos. E, na hora de repartirem a refeição roubada, é vê-los agredirem-se uns aos outros. Aliás, no jogo com o Arouca, no alguidar, todo o país pôde comprovar a urbanidade deles, quando socializam uns com os outros.
Caro JMFS1947,
Percebi, em si, alguma fragilidade no seu estado de saúde. Resta-me endereçar-lhe os meus votos de melhoras e tenha preserverança. Tenha fé que melhores dias virão. Um leão só se baixa para beijar o símbolo da camisola.
Quanto à galinhola do “disfrutar”, deixe-me dizer-lhe que o seu alegado erro não retirou nenhum sentido à mensagem que pretendia transmitir e, como tal, não me parece que tivesse que ser alvo de correção.
Mas como galinha é um tipo de alimentação a que recorro só em casos de “mal menor”, quero dizer-lhe que a essa galinhola, que por aqui polui o ambiente, não vou comê-la, nem como recurso. Há mínimos de decência e de bom gosto gastronómico que faço questão em manter. s hienas que a comam!
Saudações leoninas, caríssimo e força nisso. Havemos de lá chegar.
Caro Francisco Gonçalves, Muitíssimo grato pelas suas palavras, acredite. Queria responder-lhe com um "testamento" mas fica para um momento em que esteja mais inspirado. Que será para muito breve, espero. Mas essa ficará só para nós, como este aliás, desde já lhe peço... A honra é recíproca e o mérito para envergar a verde-e-branca é algo relativo. Muitas vezes é uma questão de oportunidade que uns têm, outros não... Apenas lhe adianto que a modalidade em que menos sonhava brilhar foi aquela em que representei oficialmente o nosso Sporting (basquetebol), encontrada porque o futebol me "rejeitou" e que a estreia, nos meus 15 anos, me fez verter lágrimas de emoção, quando alinhado, no campo da Física de Torres, perante o público onde o meu querido pai se encontrava e, soube-o depois, teve a mesma emotividade que eu! Estava na categoria de infantis (não havia iniciados nada disso, começava-se por volta dos 15). O resultado esse nunca mais o esqueci: 45-11 para nós. Não estranhe a marcação, eram tabelas de madeira... Tive o orgulho imenso de ter sido campeão de Lisboa, já em juniores, e vice-campeão metropolitano na mesma categoria tendo como companheiros, entre outros, o Carlos Sousa, o Agostinho, o Raul Castanheira, o José Luís, o Gonçalo e outros dois leões infelizmente há muito desaparecidos: o Manuel Sobreiro (partiu com 32 anos, de cancro) e o José Augusto (com 25, de Tuberculose!), tendo a mulher deste último sido colega da minha mulher no Crédito Predial Português. Como "recordar é viver" e me estou a "estender", estará por certo a imaginar como será o tal "testamento" que preconizo... Fico-me por aqui prometendo voltar em breve. Um belo fim de semana, sem esquecer o desportivo, esperando que este tenha início por volta das 22,30 de hoje, terminando por volta das 20,30 de amanhã! Um abraço