Gelson já fez mais em quatro jornadas neste campeonato (dois golos e duas assistências) do que o rapaz Sanches durante toda a época passada. As coisas são o que são.
O Gelson é bom jogador. O que não faz sentido é comparar um atacante, extremo, com um 8. São funções completamente diferentes. A não ser que vá comparar também as ações defensivas do Gelson, a criação de desequilíbrios e linhas de passe no miolo, trabalho mais invisível mas fundamental para qualquer equipa.
Compare, se quiser, o Adrien (um excelente jogador com muito anos do lugar) com o Renato Sanches, seria injusto pela diferença de idades e experiência, mas pelo menos estaria a comparar o que é comparável. Assim, só demonstra desonestidade ou ignorância, a escolha é sua.
Extraordinária tese: um nº 8 não marca golos nem faz assistências.... Tem de contar essa ao Adrien, autor de nove golos e seis assistências na última temporada. Quanto a "desonestidade ou ignorância" ficamos conversados. Na dúvida, qualquer dos rótulos se aplica bem à sua tese.
Não se consegue conversar, não é? Só desconversar.
Eu sei que o futebol é uma coisa emotiva, em que muitas vezes a razão fica em segundo plano, que nunca se dá o braço a torcer a um rival e essas coisas todas... Mas essa coisa de ter de rebaixar um jogador só para dizer bem de outro... isso já tem outros contornos. Eu falei do Adrien, e em termos que creio elogiosos. E que saiba ainda tenho todos os testículos.
O RS agora no Bayern foi colocado a 6. Vai ainda fazer menos assistências e marcar menos golos, se for para ficar. O que tornará as comparações com avançados e pontas de lança ainda mais irrelevantes. Mas imagino que o Pedro Correia o comece a comparar com o Rui Patrício.
Ah, o rapaz Sanches só fez um golo e duas assistências (2+1) no Benfica, onde jogava a 8, porque agora joga a 6 no Bayern? O seu raciocínio é por vezes tão confuso que se torna difícil - senão impossível - replicar. Apontei-lhe os números do nosso 8, o Adrien (9+6). Cinco vezes mais do que os do Sanches. Posição idêntica no terreno, rendimento incomparável. Resta aguardar pela prestação do rapaz em Munique. Daqui a uns meses haverá matéria para nova troca de impressões.