O problema do Fernando Santos é mais a teimosia do que as invenções. Teimosia que acaba por implicar improvisações constantes. Com ou sem bilhetes para dentro do campo.
Não é verdade que seja a "suspeita do costume". Sim, vence muitos jogos e é dos mais titulados da prova. Mas a Espanha tem tantas vitórias como a Alemanha (3x, sendo bi-campeã em título) e a França já tem 2.
A Alemanha não vence o Euro desde 1996. E antes disso tinha-o feito em 1980. Isto não é "costume".
Tendo dito isso, parece-me que o vencedor da prova será a Itália ou a França.
Começo a convencer-me que existe algo de patológico na quantidade de comentadores que aqui vêm mandar bocas sobre o empresário Mendes. Parecem estar mais interessados nele do que no desempenho da selecção. Alguns parecem mesmo desejar que tudo dê errado com Portugal desde que isso sirva para chatear o Mendes. É extraordinário. Sobretudo porque o empresário Mendes há mais de dez anos que representa a maioria dos jogadores da nossa selecção. Pelo menos desde 2004. E já representou treinadores/seleccionadores como Scolari e Paulo Bento. Foi ele também quem serviu de intermediário para a transferência do Ronaldo (em 2003) e do Nani (em 2007) para o United. Esta, até agora, ainda figura como a melhor venda de sempre do Sporting. Alguns parecem ter descoberto isso só agora. Gostava de saber se algum outro adepto de qualquer outra selecção anda tão preocupado como vocês com os empresários de jogadores e treinadores.
Do coração, eu quero que ganhe Portugal. Mais racionalmente, se Santos não inventar, podemos jogar uma final com Alemanha ou Itália e aí, sabe-se lá o que pode acontecer?
Pedro, se não ganhar Portugal como é o meu desejo, estou inclinado para a França ou Alemanha. Mas atenção que os franceses vão ter pela frente nos quartos de final uma seleção cheia de alma e coração. Talvez seja bom que os gauleses não atirem foguetes antes da festa.