No Marquês comemoramos todos os dias. Vendo aquela magnífica estátua do Leão. Tal como comemoramos na Rotunda da Boavista, no Porto. Contemplando a estátua - mais magnífica ainda - do Leão a esmagar a águia nazi.
"Aprendemos" muito neste blogue. Agora até "aprendemos" que a águia do "Monumento aos Heróis da Guerra Peninsular", em memória dos combatentes contra as invasões francesas, do inicio do século XIX, é nazi. A seguir ainda nos haverão de dizer que o nazismo foi uma invenção do Napoleão Bonaparte ou do Marques de Pombal, quem sabe. A azia tem destas coisas: perturba a visão e ofusca os pensamentos.
A azia é toda vossa, quando passam por lá. Uma águia deitada por terra para mim tanto faz que seja bonapartista ou nazi. O símbolo é o mesmo. Um símbolo abjecto de tirania e totalitarismo. E esta estátua vale pelo seu simbolismo - de louvor à liberdade no esmagamento de todas as tiranias. Não por acaso, Hitler escolheu a águia como emblema. Não por acaso, Churchill sempre foi comparado a um Leão.
Eles bem queriam ter escolhido o leão, mas após a fusão dos clubes (1908) que lhe deram origem o leão já não estava disponível. Agora, a Wikipédia diz que em 1908, o Sport Lisboa adquiriu o outro clube (sempre apreendêramos ter-se tratado de uma fusão). #desde1908areescreverahistoria
O Hitler não escolheu a águia. o Hitler apenas utilizou a águia alemã que fazia parte do brasão imperial e que vem de tempos muito antigos. Aliás, a República de Weimar, democrática e inimiga das ideias nazis, também usou a águia como símbolo.
Há quem refira que a origem da águia imperial alemã vem dos tempos de Carlos Magno, outros referem que foi uma herança do Sacro Império Romano Germânico. De uma forma ou de outra a águia de Carlos Magno ou do Império Romano, sempre foi vista como um símbolo de nobreza, de proximidade com o divino e, sobretudo, de invencibilidade.
Só quem confunde: o cu com as calças; a beira da estrada, com a estrada da Beira; a obra prima do mestre, com a prima do mestre de obras; é capaz de defender tal tese.
"The eagle is used in heraldry as a charge, as a supporter, and as a crest. The eagle with its keen eyes symbolized perspicacity, courage, strength and immortality, but is also considered "king of the skies" and messenger of the highest gods. With these attributed qualities the eagle became a symbol of power and strength in Ancient Rome. Mythologically, it has been connected by the Greeks with the God Zeus, by the Romans with Jupiter, by the Germanic tribes with Odin, by the Judeo-Christian scriptures with those who hope in God and in Christian art with Saint John the Evangelist."
Concordo que «as coisas são o que são» e têm um valor intrínseco, independente de quem as utiliza. Por isso é absurda a identificação que pretendeu fazer entre a "águia" e o nazismo, com seria absurdo defender que o "verde" é uma cor menor só porque os nazis usaram fardas verdes.
O significado dos símbolos já vem da antiguidade, têm milhares de anos, e não tem nada a ver com as escolhas dos símbolos nos tempos modernos. O José Manuel já explicou tudo mas há sempre pessoas que não aceitam a realidade. É pena serem todas do mesmo clube.
Apesar de ultimamente não terem surgido, provenientes da formação, jogadores de elite, de bola de ouro, penso que a "classe média" dos nossos miúdos tem vindo a melhorar imenso. O Ajax não voltou a ter um Crujff ou um Van Basten, mas continua a produzir jogadores em quantidade e qualidade e a ganhar títulos. Estou totalmente disponível a aceitar uma inversão estratégica de Bruno de Carvalho e uma aposta decisiva na formação, apenas entrecortada por um número pre-definido de contratações (por exemplo, 5), para posições onde a formação não produza qualidade ou caso algum dos jogadores consagrados venha a sair. E vocês? SL
Boa é a escolinha do Seixal/ Dubai, mas melhor a formação dos árbitros. Há uma anedota que correu no tempo de Sousa Cintra, tem como protagonistas o ex-presidente do Sporting e Pinto da Costa; Sousa Cintra perguntou a PC qual o segredo de ganhar tantos campeonatos, a resposta foi surpreendente - PC recomendou ida às compras; Sousa Cintra, bem intencionado, comprou jogadores, entre os quais Amonike mas perante os resultados compreendeu que as compras eram outras. Também um presidente, hoje de sucesso, não podendo comprar um certo jogador, disse : mais importante é ter alguém lá onde tudo se decide!
Uns trabalham na formação de jogadores futuros titulares da Seleção Nacional, orgulho dos portugueses, outros, com proteção lá de cima "trabalham" na coleção de `títalos.
Outro palmarés leonino : Portugal na Taça das Confederações por ter ganho o Euro/2016 com 10 jogadores da Academia de Alcochete. Rui Costa, Benfica, diz que faz pouco sentido esta Taça das Confederações; claro que tudo o que diga respeito à representação do país faz pouco sentido para o Benfica, viu-se no Euro. Tem uma equipa multinacional com 3 portugueses, deviam disputar o campeonato da ONU.