Os três melhores: Bruno, Bas Dost, Mathieu
Conforme prometido, divulgo hoje o resultado o inquérito promovido aqui há três dias, junto dos nossos leitores e dos meus colegas de blogue, sobre os melhores jogadores do Sporting nesta época 2018/2019, quando ia decorrido metade do campeonato.
Houve muitas respostas, como previ: registei 39. Correspondendo ao meu pedido para a indicação de três nomes por ordem decrescente.
Decidi atribuir três pontos ao jogador mencionado em primeiro lugar, dois ao que figurava em segundo e apenas um ao que ficou em terceiro.
A classificação ficou assim estabelecida:
Bruno Fernandes: 100 pontos
Bas Dost 42 pontos
Mathieu: 39 pontos
Nani: 24 pontos
Acuña: 10 pontos
Jovane: 8 pontos
Wendel: 5 pontos
Raphinha: 2 pontos
Miguel Luís: 2 pontos
Gudelj: 1 ponto
Bruno Paz: 1 ponto
Coates: 1 ponto
Breves comentários:
- Há pouco mais de dois meses, Bruno Fernandes nem sequer subiu ao pódio. Agora, fechada a primeira volta, lidera sem contestação.
- Inversamente, o vencedor em Novembro, Nani, desta vez nem ascende ao pódio. Apesar de ter continuado a jogar sem interrupções.
- Mathieu e Bas Dost - lesionados no primeiro terço da época - disparam nas votações, completando assim um pódio totalmente diferente do que foi eleito há pouco mais de dois meses.
- Montero, o segundo mais votado no escrutínio anterior, agora não recolhe sequer um voto de consolação: zero absoluto.
- Entradas directas de quatro jogadores que ainda não tinham sido mencionados: Wendel, Miguel Luís, Gudelj e Bruno Paz.
- Acuña em queda: cai do terceiro posto, com 38 pontos, para o quinto lugar, com apenas dez.
- Raphinha também com clara tendência descendente: ao fim da oitava jornada era o quinto, com 21 pontos; agora é o oitavo, só com dois.
- Salin, que anteriormente tinha recebido uma votação simpática, desta vez ficou esquecido. Aliás, nenhum guarda-redes é mencionado. Há 15 meses, no campeonato anterior, o mais pontuado foi Rui Patrício.
Fica aberta a partir de agora a discussão sobre estas escolhas nesta caixa de comentários.