Antes do arranque do campeonato nacional de futebol 2015/16, relembro os meus apontamentos da época passada. Para recordar os jogadores que se evidenciaram mais em cada desafio.
9 de Março (Sporting, 3 - Penafiel, 2): NANI
«Aos 70' marcou de cabeça o golo da vitória, infiltrado na grande área penafidelense, dando a melhor sequência a um bom centro de Carrillo. E festejou este golo à sua maneira, com um duplo moral, revelando incontida alegria. Foi o melhor em campo neste encontro, apesar das faltas sucessivas que foi sofrendo.»
15 de Março (Marítimo, 0 - Sporting, 1): NANI
«Mesmo muito marcado, venceu por sistema os confrontos que protagonizou: representa um quebra-cabeças constante para os defesas adversários. O lance que gera o penálti a nosso favor começou a ser construído por ele, com notável temporização de jogo.»
22 de Março (Sporting, 4 - V. Guimarães, 1): MIGUEL LOPES
«Óptima primeira parte, coroada com um disparo à barra aos 32' que esteve na origem directa do segundo golo. Movimentou-se muito bem na ala direita, onde actuou como substituto de Cédric, com velocidade e capacidade de drible. E desta vez os centros saíram-lhe com precisão. Um deles, aos 45', conduziu ao terceiro golo, marcado por Slimani. Já tinha sido ele a recuperar a bola, entregando-a a Carrillo, no lance do primeiro golo.»
4 de Abril (Paços de Ferreira, 1 - Sporting, 1): NANI
«Jogou muito e bem. E fez jogar os colegas, nomeadamente com a assistência para o golo. A primeira grande oportunidade do Sporting nasce dos pés dele, logo aos 2', com uma assistência para Slimani que viria a ser mal sancionada com fora-de-jogo. Aos 61' fez outra assistência perfeita, desta vez para Carrillo. Aos 69, jogando pela ala direita, tira do caminho três adversários e centra para Slimani. Voltou a jogar com alegria. E é um prazer redobrado vê-lo jogar assim.»
12 de Abril (V. Setúbal, 1 - Sporting, 2): ADRIEN
«Deu grande dinâmica ofensiva à nossa equipa, assumindo-se como protagonista na ligação entre a defesa e o ataque. Foi dele o soberbo passe de 40 metros que esteve na origem do segundo golo leonino. Mereceram aplauso diversos outros passes em profundidade, lançando Tanaka (68'), Jefferson (86') e Carrillo (90'), por exemplo.»
19 de Abril (Sporting, 2 - Boavista, 1): WILLIAM CARVALHO
«Começou no banco, por opção técnica, mas teve de equipar-se para ajudar a resolver a partida, na segunda metade do encontro, após a expulsão de Tobias Figueiredo que forçou Marco Silva a tirar Tanaka. Funcionando como central improvisado, o jovem internacional cumpriu exemplarmente a missão, como se estivesse rotinado neste lugar: chegou a salvar um quase-golo, aliviando a bola aos 85' com Rui Patrício fora de posição. Deu organização, maturidade e consistência à equipa na fase de construção. Foi o melhor em campo apesar de ter jogado só meia partida.»
27 de Abril (Moreirense, 1 - Sporting, 4): MONTERO
«Reapareceu como titular, face à lesão de Slimani, e como marcador de golos. Marcou dois (o segundo e o quarto) e fez assistências para os outros dois. Ainda protagonizou um excelente lance de área ao servir Nani, que disparou de cabeça à figura do guarda-redes (52'). Andava afastado dos golos desde 1 de Fevereiro: fez-lhe bem este defeso e em boa hora Marco Silva o mandou regressar.»
2 de Maio (Sporting, 2 - Nacional, 0): MONTERO
«Segundo jogo consecutivo como titular, quatro golos apontados. Voltou a fazer a diferença. Soltou-se muito mais e mostrou-se ao melhor nível no sistema táctico da segunda parte, sobretudo aos 71', quando Marco Silva recuperou o 4-3-3 clássico da equipa. Mas já aos 20' tinha dado o primeiro sinal, rematando de cabeça na sequência de um canto com a bola quase a rasar o poste.»
10 de Maio (Estoril, 1 - Sporting, 1): EWERTON
«Muito seguro na defesa, com cortes cirúrgicos e bom sentido posicional, foi ainda ele a ir à frente marcar o nosso golo, aos 55', na sequência de um livre lateral marcado por Carrillo e de um passe defeituoso de Jonathan Silva que o brasileiro acabou por aproveitar.»
17 de Maio (Sporting, 4 - Braga, 1): ADRIEN
«Dois dos quatro golos leoninos foram marcados por ele. No primeiro, aos 44', confirmou ser o nosso melhor especialista em grandes penalidades. O segundo, aos 74', vai ficar durante muito tempo na memória dos adeptos: um petardo disparado à entrada da área. Foi um dos grandes golos do Sporting nesta temporada.»
23 de Maio (Rio Ave, 0 - Sporting, 1): NANI
«O melhor em campo nesta sua despedida do campeonato. Marcou o golo da vitória, aos 48', com um bom remate de cabeça após cruzamento de Jonathan Silva. Poderia ter marcado logo aos 23', também com assistência do lateral argentino: Ederson, guardião do Rio Ave, evitou o golo com uma aparatosa defesa. Saiu aos 61', sob calorosos aplausos.»