Concluo hoje o balanço dos melhores jogadores em cada desafio do último campeonato, com base nos apontamentos que fui escrevendo no És a Nossa Fé . Para recordar antes do arranque da Liga 2014/15.
18 de Janeiro (Arouca, 1 - Sporting, 2): ADRIEN
«Sempre eficaz, sempre influente, sempre lutador. Dotado de grande capacidade técnica e de uma enorme concentração competitiva, foi o principal responsável pelo lançamento dos nossos ataques com um futebol prático e directo: o campo não dava para mais.»
2 de Fevereiro (Sporting, 0 - Académica , 0): CÉDRIC
«Grande exibição do nosso lateral direito, incansável no apoio do ataque: os centros mais perigosos partiram dos pés dele. Está em excelente forma física.»
11 de Fevereiro (Benfica, 2 - Sporting, 0): ADRIEN
«Voltou a exibir grande classe: foi o melhor sportinguista em campo, como ficou bem demonstrado num notável passe em profundidade feito aos 20'. Mas desta vez esteve muito desacompanhado, sem possibilidade de fazer a ligação entre as linhas com a eficácia habitual.»
15 de Fevereiro (Sporting, 1 - Olhanense, 0): CARLOS MANÉ
«Leonardo Jardim decidiu incluir no onze inicial o jovem extremo da nossa formação. Aposta ganha: Carlos Mané é mesmo reforço. Aos 14' já tinha marcado o golo da vitória de hoje, após excelente passe de Montero. O seu primeiro golo no campeonato.»
22 de Fevereiro (Rio Ave, 1 - Sporting, 2): SLIMANI
«Saltou do banco aos 56' e voltou a ser decisivo numa vitória, abrindo o marcador para a nossa equipa 14 minutos depois, culminando uma excelente jogada colectiva do Sporting. Aos 76' fez outro grande remate, defendido pelo guardião do Rio Ave.»
1 de Março (Sporting, 2 - Braga, 1): SLIMANI
«O argelino desta vez nem precisou da companhia de Montero para mostrar serviço. Marcou pela primeira vez como titular, após centro de Cédric, fazendo levantar as bancadas de Alvalade com o golo da vitória, aos 74'. Voltou a ser decisivo. E teve oportunidade para marcar mais: esteve sempre em movimento, pressionando a defesa adversária. Ninguém duvida: conquistou a titularidade neste jogo.»
9 de Março (V. Setúbal, 2 - Sporting, 2): SLIMANI
«Já demonstrou que merece ser titular. Foi, de longe, o melhor jogador ontem em campo. Marcou um golo, quase marcou outro e foi alvo de uma grande penalidade não assinalada pelo senhor Santos. Surge em movimentação constante, provocando calafrios nas defesas adversárias. Tem de continuar assim. Titular.»
16 de Março (Sporting, 1 - FC Porto, 0): WILLIAM CARVALHO
«Novamente o melhor jogador do Sporting em campo. Insuperável na interceptação dos lances adversários, na recepção de bola e na qualidade de passe. Foi dele o lançamento inicial para a ala direita, em profundidade, do qual nasceria o golo da nossa equipa. Mereceu a monumental vénia que lhe foi tributada nas bancadas de Alvalade.»
22 de Março (Marítimo, 1 - Sporting, 3): ADRIEN
«Grande partida do nosso médio interior: para mim, foi o melhor em campo. Marcou mais um golo (o sétimo) de grande penalidade e foi dele o passe que desmarcou Jefferson para o terceiro golo. Exímio a recuperar bolas e a construir lances ofensivos, ganha estatuto e maturidade de jogo para jogo.»
29 de Março (Sporting, 1 - V. Guimarães, 0): WILLIAM CARVALHO
«Novamente uma exibição de luxo. Recupera a bola como se fosse a coisa mais fácil do mundo, distribui jogo como ninguém, impõe a sua destreza técnica no centro do terreno com uma classe insuperável. Foi bom do princípio ao fim.»
5 de Abril (Paços de Ferreira, 1 - Paços de Ferreira, 3): ADRIEN
«Grande partida, uma vez mais. E um excelente golo, com um tiro disparado a 30 metros, fulminando a baliza adversária. O seu primeiro golo de bola corrida: prémio mais do que merecido para um dos melhores jogadores do Sporting - e do campeonato. Destacou-se também por marcar muito bem o canto de que resultou o nosso segundo golo.»
12 de Abril (Sporting, 3 - Gil Vicente, 1): CARRILLO
«De longe a sua melhor actuação esta época. Foi um prazer ver jogar a ala direita, formada por Cédric e pelo peruano, sobretudo nos primeiros 45 minutos. Nasceu deles o lance do primeiro golo do Sporting. E Carrillo fez a assistência para o segundo, marcado por Heldon.»
19 de Abril (Belenenses, 0 - Sporting, 1): ADRIEN
«O melhor sportinguista em campo. Marcou o oitavo golo, de grande penalidade. Confirma-se como o terceiro melhor goleador da equipa, após Montero e Slimani. E voltou a exibir a sua classe na zona que lhe está atribuída, superiorizando-se claramente aos médios adversários.»
3 de Maio (Nacional, 1 - Sporting, 1): ERIC DIER
«Foi hoje o melhor jogador do Sporting. Muito atento, posicionado, assegurando com eficácia a cobertura do seu sector, interceptando vários lances perigosos. Na ausência de Rojo, ausente por acumulação de cartões, cumpriu com o voluntarismo habitual a missão que o treinador lhe pediu. Sem se resignar à condição de suplente.»
11 de Maio (Sporting, 0 - Estoril, 1): ANDRÉ MARTINS
«Sempre inconformado, sempre em movimento, sempre a tentar abrir linhas de passe. Foi o jogador mais clarividente do Sporting.»