Os melhores golos do Sporting (7)
Golo de KRASSIMIR BALAKOV
Sporting-Benfica
17 de Outubro de 1992, Estádio José de Alvalade
Todos os meninos merecem um ídolo. O meu, no futebol, era búlgaro e chamava-se Krassimir Balakov. A sua passagem pelo Sporting coincidiu com o início do meu fascínio pelo desporto rei. Para mim continua, mais de vinte anos passados da sua saída do clube, como um dos mais brilhantes jogadores que vi jogar com a camisola verde e branca. Lembro-me de um jogo - o primeiro que vi no velhinho Alvalade - contra o Paços de Ferreira na última jornada da época 91/92 em que ele estava, ao intervalo, a dar autógrafos junto à rede da bancada central. Por vergonha, talvez, não desci para lhe pedir um. Hoje lamento-o!
O jogo não foi um qualquer. Foi o derby eterno. Sporting vs Benfica, Estádio José de Alvalade, início do outono e Sir Bobby Robson no banco. Como ainda hoje o Sporting, na saída de jogo, atacava para a baliza norte. Começa o benfica mas dois passes depois Veloso perde a bola para Balakov que, de pé direito (era um canhoto brilhante), atira para a baliza de Silvino e fez balançar as redes. Foi a loucura. Noutros tempos, bem diferentes, um jornalista na tribuna do estádio entrevista o então presidente Sousa Cintra logo a seguir ao golo!
Vi o jogo na televisão. Uma transmissão da SIC (uma das primeiras, creio) com narração do grande Jorge Perestrelo. A bola, como ele gostava de dizer, entrou "onde a coruja faz o ninho". Este golo é a primeira memória clara que tenho de um derby e foi fundamental para o desenvolvimento da minha paixão pelo jogo e pelo clube. Pese embora a carga emocional que tem para mim creio, ainda assim, ser um dos melhores golos que vi do enorme Sporting!