Os melhores golos do Sporting (23)
Golo de MATÍAS FERNÁNDEZ
Sporting-Everton, 1/16 Liga Europa (2ª mão)
25 de Fevereiro de 2010, Estádio José Alvalade (Alvalade XXI)
Estávamos já na segunda volta do campeonato de 2009/2010 que terminaria mais cedo do que o habitual devido à participação da selecção portuguesa no Mundial de 2010 na África do Sul.
Olhando para trás e comparando o futebol que praticávamos na altura com aquele que jogamos hoje, é difícil encontrarmos pontos de comparação, desde logo, a qualidade e o querer de alguns jogadores de então e a garra, a vontade de vencer que temos agora.
Era um Sporting presidido por José Eduardo Bettencourt e treinado por Carlos Carvalhal, do plantel faziam parte jogadores como Florent Sinama-Pongolle, um jogador que A Bola apontara ao Benfica mas que o Sporting conseguira contratar (uma espécie de Carrillo mas a fazer o caminho inverso).
O jogo disputou-se numa quinta-feira de Inverno às 20H00 num estádio, incrivelmente, despido, poucos eram os que acreditavam que o Sporting conseguisse "virar" o resultado de 2-1 que trouxera de Liverpool, dizia-se, na altura, que o Everton marcaria um golo em Alvalade e seria o descalabro.
A equipa inglesa nessa época já derrotara o Chelsea (o da altura e não o desta época que até com o Porto de Lopetegui perdeu) e o Manchester United.
Contra todas as previsões, o Sporting efectuou um jogo épico. Derrotou o Everton por 3-0 e a cereja no topo do bolo é o golo de Matías Fernández, uma obra de arte que ficará para sempre gravada na memória de quem a viu ao vivo.
Este golo foi marcado ao minuto 93. Adivinhem? Foi isso mesmo... muitos adeptos (se é que se podem chamar assim) já estavam a sair ou fora do estádio e só mais tarde, em casa, conseguiram apreciar a peça de filigrana que perderam.
Uma nota final, no domingo seguinte golearíamos o Porto pelo mesmo resultado. Todos os resultados dessa temporada aqui.