Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

És a nossa Fé!

Os melhores estavam no banco

Terceira derrota consecutiva do Sporting nesta pré-temporada, desta vez por 1-2. Ontem foi contra o Marselha, num desafio disputado em território francês (Evian). Um desafio que começou praticamente com o onze leonino a perder. À meia-hora de jogo, não tínhamos feito um só remate à baliza.

A perder por 0-2 a partir dos 52', Jorge Jesus viu enfim a sua apática equipa fazer o melhor período durante a meia-hora final da partida em que se destacaram Podence, Matheus Pereira e Doumbia na linha da frente. Foi com um penálti arrancado pelo primeiro que o avançado marfinense concretizou o nosso golo de honra. Os três jogadores só saltaram do banco já na segunda parte.

Mais dois golos sofridos, somando-se aos oito registados nas quatro partidas anteriores: isto desagrada seguramente aos adeptos e deve suscitar naturais apreensões na equipa técnica, tanto mais que alguns reforços teimam em não demonstrar em campo os predicados que terão levado à sua contratação. Mathieu, Piccini e Coentrão - sobretudo - cometeram erros que se pagam caros em alta competição.

Um dos reforços extra solicitados por Jesus, o extremo argentino Acuña, já se juntou aos colegas mas ainda não equipou de verde e branco. Isso talvez só aconteça no jogo de apresentação da equipa em Alvalade, no próximo sábado, frente ao Mónaco de Leonardo Jardim.

 

............................................................................................

 

Os jogadores, um a um:

Pedro Silva (20 anos).

Estreia do jovem guarda-redes como titular da equipa principal. Sem culpa nos golos, fez excelentes defesas aos 5' e aos 90', revelando grande elasticidade e bons reflexos.

Piccini (24 anos).

Ultrapassado em velocidade no seu flanco nas jogadas que conduziram aos dois golos do Marselha, aos 2' e aos 52'. Exibição muito aquém das necessidades deste Sporting 2017/18.

Coates (26 anos).

Muito discreto, sem o habitual perfil de líder no nosso sector mais recuado, o melhor que fez foi um bom alívio de bola, aos 54'. No minuto seguinte foi substituído.

Mathieu (33 anos).

Péssima exibição do francês, que entregou a bola aos adversários em duas ocasiões, aos 36' e aos 43': só por acaso os lances não deram golo. Falhou acção de cobertura no segundo do Marselha.

Coentrão (29 anos).

Apagadíssimo, sem rasgo, sem iniciativa, com dificuldades de progressão motivadas por aparentes limitações físicas, não fechou o seu corredor no primeiro golo francês. Saiu ao intervalo.

Petrovic (28 anos).

O sérvio foi titular, mas revelou claras limitações na fase de construção de jogo, incapaz de articular lances com Battaglia e Bruno Fernandes. Sem surpresa, saiu ao intervalo.

Battaglia (26 anos).

Começou o jogo como interior esquerdo, mas foi derivando para alguma indefinição posicional que tentou compensar com muita mobilidade. Mostrou o seu melhor nos movimentos de pressão. Mas falhou a dobra no segundo golo sofrido.

Bruno Fernandes (22 anos).

Encostado à linha, como médio-ala direito, teve uma prestação aquém das suas possibilidades, sem grande influência na manobra colectiva da equipa. Melhorou na segunda parte, já no corredor central. Tentou até o remate de meia-distância, que não lhe saiu bem. Saiu aos 68'.

Bruno César (28 anos).

Continua sem mostrar o que vale nesta pré-temporada. Trapalhão, inconsequente como ala esquerdo, quase nada lhe saiu bem. Nem as bolas paradas: um livre que marcou aos 15' resultou num passe ao guarda-redes. Saiu ao intervalo.

Alan Ruiz (23 anos).

Foi dele o nosso primeiro remate à baliza (e único na primeira parte), estavam já decorridos 32'. Com notória dificuldade em encontrar linhas de passe, pareceu muito desligado dos companheiros. Saiu ao intervalo.

Bas Dost (28 anos).

Muito apagado, em grande parte porque a bola quase nunca chegou à sua zona de influência. Procurou buscá-la em linhas mais recuadas, também sem sucesso. Saiu aos 55'.

Podence (21 anos).

Entrou na segunda parte e logo sacudiu a partida, dando velocidade ao jogo leonino. Pressionou sempre a saída de bola do Marselha. Cruzou muito bem (49', 79'), isolou Doumbia (74'), arrancou o penálti que originaria o nosso golo solitário. Merece ser titular.

Matheus Pereira (21 anos).

Entrou na segunda parte. Combinou bem com Podence nas acções ofensivas jogando na ala direita. Foi buscar jogo atrás, funcionando com frequência como médio de construção. Numa jogada de insistência, aos 75', quase fez o nosso segundo golo, forçando o guarda-redes a uma grande defesa.

Matheus Oliveira (23 anos).

Entrou na segunda parte. Jogou a meio-gás, com pouca intensidade. Desta vez nem fez a diferença nas bolas paradas. Falhou um pontapé de moinho na área marselhesa (79'). Perdeu a bola no meio-campo, originando um rápido contra-ataque francês que quase deu golo (89').

Jonathan Silva (23 anos).

Entrou na segunda parte, rendendo Fábio Coentrão. Arriscou poucas incursões no seu flanco, mas também não comprometeu, jogando pelo seguro.

Doumbia (29 anos).

Entrou aos 55'. Deu consistência à linha mais avançada da equipa, numa evidente busca pelo golo. Que acabou por concretizar-se de grande penalidade, aos 71'. Podia ter marcado também aos 74'.

Tobias Figueiredo (23 anos).

Entrou aos 55'. Foi o nosso melhor central nesta partida, com boas acções de cobertura na metade direita do eixo defensivo, neutralizando os contra-ataques adversários com precisão no corte. Sempre atento às dobras a Piccini.

Palhinha (22 anos).

Entrou aos 68', o que fez Battaglia avançar no terreno. Como médio defensivo revelou concentração e acutilância, contribuindo para aumentar a consistência da nossa linha intermédia.

8 comentários

  • Sem imagem de perfil

    JHC 18.07.2017

    Este foi um dos problemas, para aquilo que Pedro Correia referiu como falta de remates a baliza e apatia. As características dos jogadores não permitiam algo diferente.
    Apesar de tudo(lá vem o meu positivismo) penso que este estágio na Suíça foi proveitoso no sentido de ganhar "pulmão, avaliar as aquisições e os jogadores da formação que estarão preparados para um desafio superior com a pesada camisola do Sporting!
    Na temporada anterior a pré-época foi demasiado negativa com a lesão de Spalvis, fraca prestação dos jovens da academia e com poucas aquisições. Os jogos foram uma anarquia e só com a chegada dos Campeões Europeus regressou o alento à nossa alma!
    Nesta pré-época acredito que JJ tirou muitos mais apontamentos com excepção do jogo com o Valência, devido ao estado físico apresentado pelos jogadores.
    A formação deu boa conta de si e as aquisições, umas mais que outras, parecem ser reforços(quero não me enganar).
    Destaco Coentrão, Bataglia e Bruno Fernandes.
    Ainda quero ver Piccini(que me pareceu melhor fisicamente e mais a vontade com as movimentações dos companheiros) e Doumbia que me parece ainda fora de forma.
    Não gostei hoje de Matheus Oliveira, Mathieu, e de todo de Petrovic. Jonathan Silva não me parece jogador para o Sporting.
    Matheus Pereira, como sabemos, é craque. Precisa é de ser acarinhado e se sentir importante. Há jogadores assim...
    Podence é fantástico, destemido, inteligente a jogar e se infiltrar nas defensivas adversárias. Se Jesus deixar vai causar estragos nos adversários. Está confiante.
    Por falar em confiança, temos Pedro Silva em estréia, um paz d`alma(tal qual Patrício) mas com muita qualidade. Na segunda parte sai da baliza e fecha os ângulos defendendo com o pé o remate francês. Quem acompanha a equipa B está habituado a vê-lo a fazer a mancha e a defender bolas impossíveis graças aos seus reflexos. Estamos bem servidos para os próximos anos visto que Luis Maximiniano é outro prodígio!
    Tobias certinho, muito posicional e sem inventar quando tinha de cortar.
    Por fim, não tivemos Francisco Geraldes e Ryan Gauld(lesionado) e para mim foi o ponto negativo mais relevante desta viagem. Mais negativo que os resultados.
    Estou convicto que não será com Jorge Jesus que Francisco Geraldes conquistará o seu lugar no Sporting. Irá crescer, como aconteceu com Adrien, e regressará para ser capitão e liderar os seus companheiros. É uma questão de tempo.
    Agora venham os nossos campeões, a nossa apresentação e comecemos a gritar a todos os pulmões que o Sporting é o nosso grande amor!
  • Imagem de perfil

    Pedro Correia 18.07.2017

    Admiro o seu inquebrantável optimismo, meu caro. E subscrevo grande parte da sua análise, embora me pareça demasiado condescendente com alguns reforços.
    O Mathieu, por exemplo, fez um jogo péssimo. Com erros graves que prejudicaram o desempenho da equipa. Erros para mim incompreensíveis num jogador com aquela experiência.
  • Sem imagem de perfil

    JHC 18.07.2017

    Estou quase quase quase a admitir que tem razão!
    Não tem velocidade e por vezes parece ler mal a abordagem ao lance e as movimentações do extremo ou lateral direito, o que não se compreende por ter a experiência do Barcelona e das grandes competições.
    Espero que não tenha vindo passar férias e que ainda reste uns trocos nos cofres para comprarmos outro central.
    E fico por aqui para não pintar um cenário mais negro...Não puxe por mim!
    Um aparte: gostei muito do Dória. No entanto 8 milhões é muito dinheiro...
  • Sem imagem de perfil

    Leão da Estrela 18.07.2017

    Mais uma vez estou de acordo consigo JHC (hoje já são 2 vezes).
    Também gostei do Dória. Penso que teria sido uma aposta muito mais interessante e inteligente do que o Mathieu. Jogador mais novo e rápido e com a vantagem de não fumar Gitanes ou Gauleses.
  • Imagem de perfil

    Pedro Correia 19.07.2017

    Ele fuma mesmo disso?!
  • Sem imagem de perfil

    Antonio_1969 19.07.2017

    Fuma e não é o único dos "reforços"...

    https://instagram.fhen1-1.fna.fbcdn.net/t51.2885-15/e35/19761593_315710282205314_3622456278795681792_n.jpg
  • Imagem de perfil

    Pedro Correia 19.07.2017

    Ajuda a explicar a falta de fôlego. Estes imbecis devem pensar que ainda estamos na década de 70, por exemplo, quando toda a equipa do SLB fumava.
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    { Blogue fundado em 2012. }

    Siga o blog por e-mail

    A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

    Pesquisar

     

    Arquivo

    1. 2024
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    14. 2023
    15. J
    16. F
    17. M
    18. A
    19. M
    20. J
    21. J
    22. A
    23. S
    24. O
    25. N
    26. D
    27. 2022
    28. J
    29. F
    30. M
    31. A
    32. M
    33. J
    34. J
    35. A
    36. S
    37. O
    38. N
    39. D
    40. 2021
    41. J
    42. F
    43. M
    44. A
    45. M
    46. J
    47. J
    48. A
    49. S
    50. O
    51. N
    52. D
    53. 2020
    54. J
    55. F
    56. M
    57. A
    58. M
    59. J
    60. J
    61. A
    62. S
    63. O
    64. N
    65. D
    66. 2019
    67. J
    68. F
    69. M
    70. A
    71. M
    72. J
    73. J
    74. A
    75. S
    76. O
    77. N
    78. D
    79. 2018
    80. J
    81. F
    82. M
    83. A
    84. M
    85. J
    86. J
    87. A
    88. S
    89. O
    90. N
    91. D
    92. 2017
    93. J
    94. F
    95. M
    96. A
    97. M
    98. J
    99. J
    100. A
    101. S
    102. O
    103. N
    104. D
    105. 2016
    106. J
    107. F
    108. M
    109. A
    110. M
    111. J
    112. J
    113. A
    114. S
    115. O
    116. N
    117. D
    118. 2015
    119. J
    120. F
    121. M
    122. A
    123. M
    124. J
    125. J
    126. A
    127. S
    128. O
    129. N
    130. D
    131. 2014
    132. J
    133. F
    134. M
    135. A
    136. M
    137. J
    138. J
    139. A
    140. S
    141. O
    142. N
    143. D
    144. 2013
    145. J
    146. F
    147. M
    148. A
    149. M
    150. J
    151. J
    152. A
    153. S
    154. O
    155. N
    156. D
    157. 2012
    158. J
    159. F
    160. M
    161. A
    162. M
    163. J
    164. J
    165. A
    166. S
    167. O
    168. N
    169. D