Os jogadores de Varandas (8)
VIETTO
Se há jogadores que não enganam, no conjunto das características exibidas nos relvados, um deles é Luciano Vietto. Estamos perante um profissional acima da mediania, que tem superado em Alvalade as apagadas exibições de épocas anteriores no Valência e Fulham (por empréstimo do Atlético de Madrid). Mas sem um percurso fácil: este argentino de 26 anos suportou forte concorrência no balneário leonino e foi conquistando espaço aos poucos, ganhando confiança e ultrapassando legítimas dúvidas dos adeptos.
Ainda com Marcel Keizer, o Sporting actuava em regra com um ponta-de-lança fixo servido por dois extremos clássicos. Era uma opção táctica que potenciava as características de Bas Dost e honrava a melhor tradição do futebol de ataque leonino. Vietto chegou a ser experimentado sobretudo na ala esquerda, mas rende muito menos encostado à linha: a sua manobra preferida é rumar em diagonal para o corredor central, transportando a bola mas sem perder a noção do colectivo. A qualquer momento faz um passe de ruptura.
Em vários jogos, o n.º 10 dos Leões foi decisivo. Com destaque para o Sporting-V. Guimarães, o Sporting-Belenenses SAD e o Sporting-Basaksehir (Liga Europa). Contra os azuis da Cruz de Cristo em Alvalade, a 10 de Novembro, teve uma exibição de sonho: rompeu a apatia e o desalento do onze então orientado por Silas e, num estádio onde se escutavam indignados e generalizados assobios, marcou dois golos de rajada, garantindo os três pontos. Parecia levar sozinho a equipa às costas.
Com notável capacidade de jogar entrelinhas e muito influente no último passe, este avançado móvel que o Sporting contratou a 14 de Maio de 2019, por 7,5 milhões de euros, ao Atlético de Madrid no âmbito do acordo entre os dois clubes em torno da saída de Gelson Martins, rendeu até agora oito golos, alcançados em 31 jogos oficiais. Nesta insólita temporada que parece não ter fim, é o terceiro marcador da equipa, após Bruno Fernandes (que já saiu) e Luiz Phellype (afastado por lesão muito prolongada). Rúben Amorim vai seguramente contar com ele para os jogos que ainda faltam.
Se conseguir superar algumas fragilidades de ordem física e uma certa intranquilidade emocional que por vezes parece perturbá-lo perto da linha de golo, Vietto irá confirmar-se como um dos maiores activos do actual Sporting. Só há um problema: o clube apenas dispõe de metade do passe do jogador. O Atlético de Madrid mantém-se titular de 50% dos seus direitos económicos.
Nota: 7