Os jogadores de Varandas (1)
LUIZ PHELLYPE
Na véspera de Natal de 2018, a gerência de Frederico Varandas anunciou a aquisição do seu primeiro reforço: o avançado Luiz Phellype, que jogava no Paços de Ferreira e se distinguira como melhor marcador da Segunda Liga.
«Foi o melhor passo que dei até agora e a decisão mais acertada», pronunciou-se de imediato o jogador, que vinha com o propósito declarado de ser o suplente de Bas Dost, então o goleador titular do Sporting.
O brasileiro, hoje com 26 anos, acabou por revelar-se útil logo no primeiro semestre equipado de verde e branco: marcou oito golos em 14 jogos na Liga (836 minutos), aproveitando as oportunidades que lhe foram surgindo quando era chamado a substituir o holandês. À média de 0,57 golos por jogo.
Esta época correu-lhe pior, apesar de actuar como ponta-de-lança titular desde a saída de Dost. Levava nove golos marcados em todas as competições (média de 0,35 por jogo) quando se viu afastado dos relvados durante o resto da temporada devido a uma grave lesão no joelho, a 27 de Janeiro, durante o Sporting-Marítimo.
Em 2019/2020 marcou ao Rio Ave, Portimonense (2), Paços de Ferreira, Santa Clara (2) e Moreirense, nas provas internas, e ao Lask Linz e ao PSV na Liga Europa.
Na relação qualidade/preço, a sua aquisição foi vantajosa: ficou-se pelos 500 mil euros, acrescidos dos empréstimos de Rafael Barbosa e Elves Baldé ao Paços. Valorizou-se seguramente em Alvalade, apesar da lesão, e poderá gerar lucro à SAD leonina quando soar o momento de nova transferência.
Nota: 7