Os jarretas (antologia 2013/14, parte I)
- Já viste? O Bruno contratou um "ponta de lança" chamado Fredy Montero. "Ponta de lança" com aspas. Porcaria de contratação esta. Trata-se de mais um jogador pequenino para o nosso Sporting. O tipo não vale nada.
- Pois. Quem valia muito era o Gelson. O Bruno despachou-o por 450 mil em vez de o manter por cá. Esse sim, era um jogador como deve ser. Foi contratado em bom tempo.
(...)
- Então o que achaste do jogo de apresentação?
- Não gostei nada. E também não gostei da equipa. O lado direito não existiu. O Cédric estava sozinho, sem apoio. Na segunda parte andaram aos papéis...
- Eu sempre disse que a maior parte deste jogadores não tem categoria para fazer parte do plantel. E ainda querem despachar alguns dos melhores, como o Pranjic e o Jeffrén...
- Percebia-se que não tinham motivação, que estavam todos a jogar sem alegria. Viste a cara do Rui Patrício? Viste a cara do Labyad, que o Sporting não sabe aproveitar?
- E não sabem treinar remates a meia distância...
- E o do Adrien?
- Aquilo foi sorte. Não volta a fazer outro golo como aquele. Pura sorte.
(...)
- Que tal achaste o jogo contra a Fiorentina?
- Foi um resultado mentiroso. Nem percebo como é que os jornais desportivos - logo os três! - conseguiram ver ali uma grande exibição.
- Concordo. Ainda há ali muito trabalho para fazer...
- Claro que há. Mas o garoto que manda no clube já impediu o Leonardo Jardim de fazer alinhar os melhores jogadores. O Jeffrén, o Pranjic, o Bojinov, o Rubio, o Labyad, o Boulahrouz... Todos desperdiçados. Uma vergonha.
- Apesar disso na pré-temporada conseguimos ganhar também à Real Sociedade e ao Benfica, e ganhámos a Taça de Honra.
- Mas o que é isso comparado com o FC Porto, que conquistou a Supertaça?
- Tens razão. Aquilo é que é equipa. Dá gosto ver.
(...)
- Não começámos mal o campeonato, pois não?
- Podia ter sido pior.
- Não te vejo muito entusiasmado...
- O Sporting começou mal. O Arouca dominou durante a primeira meia hora. Depois teve azar de principiante que beneficiou o Sporting, só isso.
- E os golos do Montero?
- Calhou estar lá. Mas não me esqueço que falhou um golo a dois palmos da baliza. E não sabe fazer golos de cabeça.
- Fez um!
- A bola foi ter direitinha à cabeça dele. Aquele também eu fazia.
- Cinco golos de três reforços...
- Foram os cinco golos mais consentidos de toda a jornada. E não me interessam os reforços. Prefiro o Labyad, que tem muito mais potencial. E sem esquecer o Jeffrén, que está a ser maltratado só porque foi comprado pelo anterior presidente. Esta direcção tem um ódio cego ao Godinho Lopes!
- Pois tem. Mas desta vez eu gostei do Sporting. Até a defesa melhorou muito.
- Discordo. Devia ter jogado o Dier. Só não jogou por embirração do Bruno, que não deixa o treinador pôr o miúdo em campo.
- Mas o Maurício até marca...
- Golos daqueles também eu marco. E até tu, que tens a testa maior que a minha. É só saltar e apontar na direcção da baliza.
(...)
- O Bruma não queria jogar, nem sequer apareceu para treinar. Acabou por ser bem vendido.
- Bem vendido? Isso dizem os lacaios desta direcção.
- Foi vendido por mais nove milhões do que o João Pereira e mais cinco milhões do que o Miguel Veloso e mais um milhão do que o Moutinho...
- Doze milhões? O que são 12 milhões? Se agora vale isso, daqui a um ano, com a visibilidade que vai ter no futebol turco e nas selecções, valerá pelo menos trinta! Foi um péssimo negócio para o Sporting.