Os jarretas (39)
- Começa a ficar calor.
- É verdade.
- Mas tu pareces andar com frio. Vejo-te com dois cachecóis...
- Não tem nada a ver com a temperatura ambiente. E não trago dois cachecóis: trago três. Tem a ver com o clássico do próximo sábado.
- Ah, muito bem. Vais também lá ao Dragão?
- Vou. Este jogo significa muito para mim. É o jogo que vai decidir tudo.
- Pois vai. Temos dois terços do País contra nós. Andrades e lampiões estão unidos como nunca a torcer para que o Sporting se enterre lá e diga mesmo adeus ao título. Não leste o artigo do portista Sousa Tavares, já a atribuir as faixas antecipadas ao Benfica, como se o Vitória de Guimarães e o Marítimo e o Nacional nem sequer existissem?
- Sim, li. Por acaso achei o artigo muito interessante.
- Vejo-te com pouca confiança. Que se passa? Já não acreditas?
- Não, pelo contrário. Acredito muito. E vou puxar ao máximo pela equipa, nem que fique afónico durante toda a semana que vem.
- Mas olha lá: o terceiro cachecol que aí tens, debaixo dos outros dois, não é azul e branco?
- É, pá. Mas não digas a ninguém. Vou incógnito ao Dragão.
- Vais incógnito?!
- Sim. Como adepto portista na clandestinidade. Com dois cachecóis do Sporting a tapar o do Porto. Tiro o primeiro depois de passar por Coimbra e o segundo vai para o porta-luvas assim que atravessar o Douro e sentir enfim aqueles belos ares do Norte. Vou puxar pelo FCP. Até já ando a aprender o hino deles. [Trauteia, muito desafinado] «Oh, campeão, o teu passado / É um livro de honra de vitórias sem igual / O teu brasão abençoado / Tem no teu Porto mais um arco triunfal...»
- Não me digas uma coisa dessas! Tu agora, com essa idade, viraste tripeiro? Nunca te imaginei na mesma trincheira do Pinto da Costa... Mas ainda agora dizias que o clássico vai ser decisivo!
- Vai ser, claro. Decisivo para correr com o Bruno do Sporting. Esse deve ser o objectivo supremo de todos os verdadeiros sportinguistas, aqueles que a todo o instante sentem o clube a vibrar nas veias e no coração, como acontece comigo.
- Correr com o Bruno?!
- Sim. Para que ele seja corrido o Sporting tem de perder tudo, não percebes? O meu campeonato é este. Ainda não tinhas entendido, meu grande morcão? Anda daí: vamos comer uma francesinha.