O treinador
A fama do Sporting como cemitério de treinadores não está por estabelecer. E parece-me que isso se liga com os resultados insatisfatórios do clube nos últimos anos. Cada treinador novo que chega tem um inevitável período de adaptação e o mesmo acontece com os jogadores. Basta pensar no que aconteceu este ano. Marco Silva, uma verdadeira criança, habituado a treinar clubes pequenos, viu-se com outro bicho nas mãos. Ao princípio, era uma espécie de Leonardo Jardim 2; aos poucos, começou a fazer uma coisa própria, com custos de adaptação muito elevados para determinados jogadores (William foi o caso mais claro, mas o mesmo aconteceu com os centrais).
O Sporting é um dos clubes mais malucos que conheço. É isso que lhe dá graça, mas convenhamos que também pode ser bastante cansativo e auto-destrutivo. Não sei se muitos clubes resistiriam às constantes trapalhadas em que se mete. Como era de esperar, perante aquilo que parece ser o 3º lugar esta época, já se começou a ouvir o tradicional ruído contra o treinador. Não percebo.O Sporting foi uma autêntica catástrofe entre 2010 e 2013, com uma gloriosa sucessão de quartos lugares, ou então terceiros a dezenas de pontos do primeiro, tudo culminando na extraordinária época de 2013, com o 7º lugar e a pré-falência. Foi desse buraco bem fundo que teve de sair. O ano passado foi o ano para pôr a cabeça um bocadinho de fora. Mas a verdade é que o Sporting teve a "sorte" de ficar reduzido ao campeonato praticamente desde o início da época: não sei de que Jardim teria sido capaz com o calendário deste ano. Haverá quem julgue que já saímos do buraco. Ainda não saímos, o que se vê, de resto, na diferença de orçamento para as nádegas.
Este ano, o comportamento foi honroso em todas as provas em que participámos e ainda há uma que podemos ganhar. Já se percebeu que Marco Silva tem uma ideia sobre como as suas equipas devem jogar. Já se percebeu que essa ideia é interessante mas precisa de ser melhorada. Vejo vantagem em deixá-lo melhorar com o Sporting e o Sporting melhorar com ele (já melhorou). Não vejo vantagem nenhuma em livrarmo-nos dele para arranjarmos sabe-se lá bem quem e subir a montanha russa outra vez. Acho que Marco Silva deveria ficar. Assim esteja ele disposto a aturar a maluquice sportinguista. Não é fácil. É só para espíritos fortes.