A época terminou da melhor forma apesar de não termos conquistado o Campeonato Nacional de futebol. Mais uma Taça de Portugal que nos permite ultrapassar os portistas em número de conquistas nesta prova.
Não concordo com a tese de que estávamos destruídos e de ano zero. Foram muitos milhões gastos em jogadores, internacionais pelas suas selecções e com muita experiência a que somaram mais 30 milhões em reforços. Começamos enfraquecidos mas não do zero.
A equipa que ontem entrou em campo foi maioritariamente constituída por jogadores que estavam cá na época passada (5), Gaspar e Raphinha adquiridos por Bruno de Carvalho a que se juntaram os "patinhos feios" Gudelj, Diaby (Sousa Cintra) e a excelente contratação Luís Phelype (Frederico Varandas). Um plantel que foi adquirindo rotinas e se tornou sólida após a eliminação das provas europeias graças a aprendizagem entretanto adquirida por Marcel Keizer, e que graças ao Sporting já tem mais currículo que José Peseiro (que também é responsável por parte desta conquista).
Estive sempre convicto da nossa vitória. Sentia-se que não éramos nós que estávamos esmagados pela pressão de ganhar. No Norte o "ar" estava carregado de "impurezas" enquanto que do nosso lado não havia qualquer pressão. Felizmente ou infelizmente não respondemos bem a pressão, pelo menos no futebol. A "rábula" de Sérgio Conceição na entrega da Taça (e que mal fica a um profissional aquela atitude!) foi para dar uma "vitória moral" à "macacada" que o apertou com a perda do campeonato. Mas não sei se resultará. JJ já deve andar a espreita...
Não sendo desportivamente a melhor época de sempre por não termos revalidado os Campeonatos Nacionais nas principais modalidades (seria quase impossível igualar a época passada, a melhor de sempre), foi uma época bem conseguida e que tenho a certeza trará mais alegrias na próxima. Miguel Albuquerque entrou com o comboio em andamento, com todas as equipas e plantéis fechados pela anterior direcção. Manteve a confiança nos excelentes profissionais que já tinham sido campeões e garantiu condições para que fizessem o seu melhor. Ainda sim os Campeonatos Europeus de Futsal e Hóquei em Patins premeiam todo o percurso e dedicação destes heróis ao longo destes últimos 3 anos que foram fantásticos! Tenho confiança em Miguel Albuquerque e tenho a certeza que começando esta época com o seu cunho (como fez com o Futsal) tudo fará para reconquistarmos os Títulos perdidos este ano e acrescentarmos mais Títulos Europeus ao Palmarés. O mais difícil foi criar a estrutura, agora é manter a máquina oleada. Hoje poderemos somar mais um Título Europeu de Atletismo ao Palmarés Leonino. Força Leoas!
Quanto a Frederico Varandas terá a responsabilidade completa sobre a próxima época do Futebol, tanto na vertente masculina como na feminina. Nesta também apanhou o comboio em andamento e quando estávamos em primeiro lugar (!) por incrível que pareça graças a José Peseiro! O próprio referiu isso mesmo quando das primeiras derrotas de Keizer, e a meu ver bem.
Uma última nota para os jogadores que ontem conquistaram a Taça de Portugal para o nosso Sporting. Foram verdadeiros heróis! Os que rescindiram e regressaram, os que não rescindiram por serem Leões (Capitão Mathieu, que Grande Leão!) e os "patinhos feios" que tantas vezes foram assobiados e criticados esta época pelos adeptos, mereceram esta Taça de Portugal. Diaby, Gudelj, Gaspar, Ilori, Jefferson, André Pinto, Renan (Enorme Renan!), Petrovic (grande carácter na Taça da Liga com o nariz feito num oito!), foram estes a receber as justas ovações de Alvalade numa noite lindíssima. Aos que viraram as costas ao Sporting e que estiveram a ver a recepção feita pelos adeptos aos vencedores de ontem, parabéns pelos títulos conquistados esta época. Não merecem voltar a vestir a sagrada verde e branca.
PS: Parabéns Montero e Nani! Esta Taça de Portugal também é vossa!