O Meu Sporting
(Matadouro, Ilha de Moçambique, Maio de 2008)
Blogo desde 2003. Ao longo dos anos fui colocando alguns textos sobre o Sporting. Há cerca de uma década o Pedro Correia convidou-me para integrar o És a Nossa Fé!. O que aumentou a minha atenção sobre o clube e o número de textos que lhe fui dedicando. Para mim o futebol é um placebo, sarando as agruras da vida. Ou seja, quanto mais ando em futebóis pior estou, isso é garantido. E não sigo muito institucional, qual adepto exemplar, mergulhado na vida associativa e no acompanhamento das actividades desportivas. Mas vou botando sobre o assunto, numa mistura entre o adepto, que finge tão completamente que chega a fingir que é clubismo o clubismo que deveras sente, e o bloguista, que julga ser o Sporting, mais do que qualquer outro clube, um verdadeiro microcosmos do país, dos processos vigentes em Portugal. Também por isso me vou deixando levar pelas várias crises directivas do clube.
Agora fiz uma colecção de 41 textos sobre o Sporting e o futebol, escritos entre 2004 e 2021. Chamei-lhe “O Meu Sporting”. Quem nela tiver interesse bastar-lhe-á "clicar" neste título e gravar o documento pdf.
Tal como todas as outras seis colecções de textos de blogs e jornais que fiz, e que fui colocando na minha conta na rede academia.edu, esta é uma memória, dedicada à minha filha Carolina. Pois pode ser que um dia venha a ter curiosidade sobre o que o pai andou a botar em blogs e jornais, nesta escrita inútil e desinteresseira. E se outros encontrarem motivos de interesse e mesmo prazer no aqui agreguei isso ser-me-á agradável. Bastante, mesmo, digo-o desprovido de qualquer pingo desse blaseísmo que tanto abomino.