Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

És a nossa Fé!

O fracasso de Jesus

IMG_20200915_164901.jpg

 

1

O Benfica foi atirado borda fora do acesso à Liga dos Campeões pelo PAOK treinado por Abel Ferreira, apesar de a equipa grega custar oito vezes menos do que a de Lisboa. Derrotado em campo, o neobenfiquista Jorge Jesus apressou-se a fazer aquilo em que é exímio: exigir mais jogadores. Aproveitou a conferência de imprensa em Salónica para reivindicar mais um defesa e mais um avançado: sabe que Luís Filipe Vieira, em desespero perante o cenário de perder as próximas eleições no Benfica e de ser constituído arguido noutro processo-crime, lhe fará todas as vontades. Isto apesar de o SLB já ter contratado "reforços", com ou sem aspas, avaliados em 83 milhões de euros, sem ter vendido um só jogador. O que o torna no segundo clube europeu mais gastador neste primeiro mercado de transferências da era Covid, só ultrapassado pelo milionário Chelsea.

A fama deste treinador deve-se, acima de tudo, à sua capacidade reivindicativa: é incapaz de treinar um plantel barato - como fizeram, por exemplo, Leonardo Jardim e Marco Silva, que o antecederam no comando técnico do Sporting. Espreme ao máximo os recursos financeiros dos emblemas por onde vai passando, cada vez mais ao estilo toca-e-foge. Detesta a expressão "formar jogadores" e é-lhe indiferente qualquer perspectiva de lançar alicerces sólidos num clube, seja ele qual for.

Vendo os que ele ontem colocou em campo contra o PAOK confirma-se que em poucas semanas mandou às urtigas o "projecto formador" de que falava até há pouco o seu neopatrão Luís Filipe Vieira: os tais miúdos-maravilha saídos da incubadora seixalense ficaram no banco ou na bancada ou nem tiveram lugar no avião para a Grécia. De caminho, mandou às malvas o "projecto europeu" de Vieira, que ontem viu voar pelo menos 38 milhões de euros a que teria acesso só por disputar a Champions.

 

2

Para nós, sportinguistas, nada disto é novidade. Jesus passou três anos no Sporting a torrar dinheiro e queimar jogadores. Para vencer apenas um título: a Taça da Liga 2018, logo revalidada no ano seguinte por Marcel Keizer, técnico incomparavelmente mais barato.

Não há volta a dar: o balanço de Jorge Jesus no Sporting é negativo. Sobretudo no menosprezo que revelou por jovens jogadores. Em três anos, lançou com regularidade na equipa principal apenas dois: Gelson Martins e Rúben Semedo. Daniel Podence estava em vias de se tornar no terceiro nas vésperas do assalto a Alcochete. Muito pouco, para honrar a matriz formadora do nosso clube. 

A verdade é que Jesus deixou pelo caminho ou empurrou para a borda do prato jogadores como Ricardo Esgaio, João Palhinha, Matheus Pereira, Iuri Medeiros, Francisco Geraldes, Gelson Dala, Domingos Duarte, Ryan Gauld, Carlos Mané e Merih Demiral. Quase toda uma geração da formação leonina desprezada pelo "mestre da táctica". Vários deles não tiveram sequer oportunidade de jogar um só minuto sob a sua orientação na equipa principal. Teriam talvez de nascer "dez vezes", como o neobenfiquista chegou a dizer noutro contexto.


3
Agrada-me saber que esta aversão pelos miúdos oriundos da Academia parece ser coisa do passado. Confio em jovens como Luís Maximiano, Jovane Cabral, Eduardo Quaresma, Nuno Mendes e Joelson Fernandes como futuras figuras da selecção nacional. Aliás já com reflexos na mais recente convocatória para a selecção sub-21, em que o Sporting foi de longe o clube mais representado.

Quero ver estes - e outros, como Daniel Bragança, Matheus Nunes, Tiago Tomás e Gonçalo Inácio - com oportunidades reais, sabendo-se que o futuro começa a ser construído hoje e estes anos são decisivos para lançar carreiras. Faço votos para que esta geração de jovens jogadores consiga singrar de verde e branco, ao contrário da geração precedente.

Basta encontrarem o treinador certo, que aposte neles. Ou seja: que proceda exactamente ao contrário do que fez Jesus.

8 comentários

  • Imagem de perfil

    Pedro Correia 16.09.2020

    Jesus nunca apostou nesses jogadores. Vários, não tiveram um só minuto de oportunidade com ele.
    Ou então lançava-os, como fez com o Matheus, para os queimar: titular contra o Porto no Dragão; na jornada seguinte, foi para a bancada.

    Uma vergonha.

    Você fala dos que vieram depois.
    Peseiro esteve dois meses - e mesmo assim lançou Jovane.
    Keizer esteve sete ou oito meses - e lançou Thierry.
    Tiago esteve três semanas - e lançou Miguel Luís.
    Pontes esteve um mês - e lançou Pedro Mendes.
    Silas esteve quatro meses - e lançou Max e Rodrigo.
    Nenhum destes pode ser comparado com Jesus, que esteve três anos. Foi o treinador que apostou menos na formação leonina, de longe.

    Amorim está a fazer ao contrário. E muito bem.
  • Sem imagem de perfil

    Anónimo 16.09.2020

    Caro Pedro Correia, se considera por exemplo que Miguel Luis e foi lançado por Tiago Fernandes e Pedro Mendes por Leonel Pontes, tem que considerar Matheus Pereira, Demiral, Palhinha, Jovane, como lançados por Jesus. Todos sofreram do mesmo, falta de continuidade. Para avaliar quem lançou e quem apostou temos que manter o mesmo critério.
    Não gosto da personalidade de Jesus mas temos que ser coerentes na avaliação. Em 15/16 com 4 jogadores da formação no 11 titular (RP, Adrien, William e João Mário + Ruben Semedo no final da época), JJ não foi campeão porque ... pois, isso. E praticou o melhor futebol dos ultimos 20 anos em Alvalade. Em 16/17 e principalmente 17/18 foi deixado á sua vontade e as consequencias cairam sobre nós: Fetiches caros e inuteis.
    Mas usando a ultima época de Jesus no SCP como bitola, quantos de nós tirariam Coates ou Mathieu para colocar Domingos Duarte ou Demiral com 20 anos? William , Bataglia e Bruno F eram o meio campo. O que diriamos se o vissemos jogar contra Barça ou Juve com Geraldes e Gauld a titulares? E no ataque? Porque não referir que Jovane foi utilizado pela primeira vez por JJ, que Podence era titular ou Rafael Leão foi aposta?
    O caso mais grave sempre me pareceu Matheus Pereira, mas se foi um erro de Jesus, porque não fizeram força os treinadores seguintes para ele ficar no plantel? Ou porque deixou a direção que fosse emprestado? Porque não corrigir o erro de Jesus quando tivemos mais de um ano para isso??
    Cumprimentos
    Alexandre Oliveira
  • Imagem de perfil

    Pedro Correia 16.09.2020

    Pois o meu critério é mesmo o da continuidade.
    Se um treinador só esteve três semanas ou um mês será avaliado nessa óptica.
    Mendes, como sabemos, não estava inscrito nas competições nacionais e não podia ser usado por Pontes na Liga.

    No teste da continuidade, Jesus chumba em toda a linha. Com ele os jogadores eram emprestados, vegetavam no banco ou na bancada, ou congelavam na equipa B.

    Ruben Semedo (aliás lançado antes dele) e Gelson foram as excepções.

    Com ele a formação leonina entrou num beco sem saída. Os jogadores deixaram de ter progressão interna.
  • Sem imagem de perfil

    Paulo T 16.09.2020

    Quer dizer, o Demiral com o Jesus ainda estava na formacao, quando se podia afirmar foi dispensado na pre-epoca por Peseiro e vendido por Cintra e a culpa é do Jesus? O Peseiro dispensou porque chocou com Matheus preferindo Diaby, a culpa é do Jesus? Amorim dispensa Geraldes e Dala e Jesus tem culpa? Palhinha no primeiro ano de senior foi suplente chamado algumas vezes, Peseiro nao o quis no plantel e Cintra manda/o para Braga, culpa do Jesus? Sejamos honestos tambem...
  • Imagem de perfil

    Pedro Correia 16.09.2020

    Quando Jesus estava no Sporting o Demiral já tinha 20 anos.
    Era mais velho do que são hoje o Nuno Mendes, o Eduardo Quaresma, o Tiago Tomás, o Gonçalo Inácio e o Joelson Fernandes, por exemplo.

    A diferença é que Amorim aposta realmente na formação enquanto Jesus desprezava a formação. Fez no Sporting o que já tinha feito no Benfica.

    Culpar Peseiro (que foi treinador do SCP só durante três meses, no período mais complicado de sempre, com o clube de pantanas, uma campanha eleitoral em curso e dois terços da equipa titular em fuga) pela saída do Demiral é algo que não aceito, de todo.

    Demiral tinha então ZERO minutos na nossa equipa principal porque antes de Peseiro Jesus sempre o desprezou. Como desprezou Ricardo Esgaio, Carlos Mané, Francisco Geraldes, Matheus Pereira, Ryan Gauld, Iuri Medeiros, Domingos Duarte e João Palhinha.
    Todos estes jogadores, com Jesus, ficaram encalhados na equipa B ou andaram de empréstimo em empréstimo, sem nunca terem oportunidade de singrar em Alvalade.
  • Sem imagem de perfil

    Paulo T 16.09.2020

    Uma discussao desde que com correçao é sempre salutar. Tenho uma opinião diferente, mas respeito
  • Imagem de perfil

    Pedro Correia 16.09.2020

    Digo o mesmo.
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    { Blogue fundado em 2012. }

    Siga o blog por e-mail

    A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

    Pesquisar

     

    Arquivo

    1. 2024
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    14. 2023
    15. J
    16. F
    17. M
    18. A
    19. M
    20. J
    21. J
    22. A
    23. S
    24. O
    25. N
    26. D
    27. 2022
    28. J
    29. F
    30. M
    31. A
    32. M
    33. J
    34. J
    35. A
    36. S
    37. O
    38. N
    39. D
    40. 2021
    41. J
    42. F
    43. M
    44. A
    45. M
    46. J
    47. J
    48. A
    49. S
    50. O
    51. N
    52. D
    53. 2020
    54. J
    55. F
    56. M
    57. A
    58. M
    59. J
    60. J
    61. A
    62. S
    63. O
    64. N
    65. D
    66. 2019
    67. J
    68. F
    69. M
    70. A
    71. M
    72. J
    73. J
    74. A
    75. S
    76. O
    77. N
    78. D
    79. 2018
    80. J
    81. F
    82. M
    83. A
    84. M
    85. J
    86. J
    87. A
    88. S
    89. O
    90. N
    91. D
    92. 2017
    93. J
    94. F
    95. M
    96. A
    97. M
    98. J
    99. J
    100. A
    101. S
    102. O
    103. N
    104. D
    105. 2016
    106. J
    107. F
    108. M
    109. A
    110. M
    111. J
    112. J
    113. A
    114. S
    115. O
    116. N
    117. D
    118. 2015
    119. J
    120. F
    121. M
    122. A
    123. M
    124. J
    125. J
    126. A
    127. S
    128. O
    129. N
    130. D
    131. 2014
    132. J
    133. F
    134. M
    135. A
    136. M
    137. J
    138. J
    139. A
    140. S
    141. O
    142. N
    143. D
    144. 2013
    145. J
    146. F
    147. M
    148. A
    149. M
    150. J
    151. J
    152. A
    153. S
    154. O
    155. N
    156. D
    157. 2012
    158. J
    159. F
    160. M
    161. A
    162. M
    163. J
    164. J
    165. A
    166. S
    167. O
    168. N
    169. D