O dia seguinte
O Sporting alcançou hoje em Vila do Conde uma vitória muito bem conseguida num campo sempre difícil, onde o Porto para a Liga sofreu uma derrota expressiva, mas hoje ainda mais pelas condições do tempo e do relvado.
Com Marsà e Essugo no onze inicial, o Sporting tomou conta do jogo mas com dificuldade em atacar a baliza, com Trincão e Edwards a ter muita dificuldade em lidar com aquele estado do terreno e o último passe a não sair em boas condições. Por vezes, como Pedro Gonçalves não tinha nem pernas nem físico para ajudar eficazmente Essugo na luta do meio-campo, o Rio Ave incomodou no contra-ataque.
Percebia-se facilmente que quem marcasse primeiro ganhava. Leonardo Ruiz falhou duas (meias) oportunidades, Trincão falhou uma escandalosa mas finalmente Inácio marcou. E o resultado do jogo ficou decidido: o Rio Ave, já cansado, teve de se abrir mais e o Sporting foi aproveitando, entrou o segundo golo e podiam ter entrado mais dois ou três.
Em grande forma está Porro, muito concentrado no jogo e a centrar excelentemente, pena apenas aquele remate à figura. O melhor em campo. Logo a seguir, Essugo pese mais um amarelo para o "cadastro". Todos os outros que entraram de início muito bem, também com uma capacidade física que não existia há uns tempos por razões óbvias.
Com o regresso de Ugarte e Morita, e com este Dário Essugo poderoso fisicamente e que raramente falha um passe a ser chamado mais vezes, espero que Pedro Gonçalves seja devolvido ao seu lugar, porque é mesmo um desperdício contar com ele a meio-campo. Sotiris está a fazer o seu percurso neste (para ele) novo clube e novo país também como fez Marsà para chegar ao nível que já apresenta.
Com mais esta vitória, a quarta consecutiva, o Sporting assegura a presença na fase final da Taça da Liga, e segue o seu percurso para uma segunda metade da temporada com muito ainda para ganhar.
SL