Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

És a nossa Fé!

O dia seguinte

O Sporting sofreu ontem no Dragão uma derrota pesada, por números que não fazem justiça ao desempenho e à atitude demonstradas pela equipa em campo. O Sporting acaba por perder por 3-0 num jogo em que teve o mesmo número de oportunidades que o adversário, quatro, mas enquanto dum lado Diogo Costa fez três grandes defesas e o poste resolveu a restante, do outro Adán fez talvez a pior a exibição desde que chegou ao Sporting, disputando atrasado os três lances que deram golos e sem capacidade de resolver a situação criada nos dois penáltis.

De qualquer forma, num estádio lotado duma massa adepta vibrante e muito alinhada com o “futewrestling” do Conceição, o Porto sempre se mostrou confortável no jogo e com argumentos que o poderiam conduzir à vitória. Foram um onze muito entrosado de jogadores que transitaram da época passada, a permanente vontade de conduzir o jogo para duelos físicos constantes, a teatralização dos lances e a permanente pressão sobre a equipa de arbitragem para arrancar amarelos e expulsões, a muito bem trabalhada exploração das bolas paradas ofensivas.

 

Ao Sporting sempre faltou capacidade física para equilibrar a situação no eixo central, nenhum dos três avançados defendia lá na frente como o faziam os dois do Porto, os dois médios cedo ficaram limitados pelos amarelos, nas bolas paradas o Pepe ao segundo poste era marcado por Trincão e esteve quase a acontecer o que aconteceu em Braga. Uma coisa é entrarmos em campo com Paulinho e Palhinha, outra coisa bem diferente com Edwards e Morita. Só não vê quem não quer.

Além disso, a falta dum ponta de lança é determinante no processo ofensivo da equipa. Não existe jogo aéreo ofensivo, os defesas centrais contrários ficam sem ninguém para lhes condicionar os movimentos, e os nossos avançados a desgastar-se muitas vezes ingloriamente em slaloms individuais, tentando entrar na defesa contrária com a bola dominada.

 

Se lá no Dragão, a sete filas do relvado, fiquei com sérias dúvidas sobre os lances capitais, revendo pela TV já em casa tenho de aceitar a decisão dum árbitro que “já virou muitos frangos” e não precisou de repetir a vergonhosa actuação do seu colega de Braga João Pinheiro para que a equipa da casa ganhasse.

Esteve bem também na gestão do empurrão de Matheus Reis a uma criança apanha-bolas já bem “instruída” na escola da batotice que o obstruiu na tentativa de marcar rápido uma reposição de bola pela linha lateral, aproveitada pelo Pepe para uns minutos depois tentar armar outra peixeirada ao seu jeito.

Ver a selecção de Portugal entrar em campo com expoentes do anti-desportivismo como Pepe e Otávio realmente custa muito, mas é o que temos. Se calhar é melhor não protestar muito, senão o Fernando Santos ainda naturaliza o Taremi.

 

Concluindo, o Sporting até teve um desempenho bem razoável no Dragão mas isso não chegou para impedir a derrota e segue já a 5 pontos do Porto. Mas também já passou por dois dos mais difíceis estádios da Liga e continua a poder reverter a situação em Alvalade.

O grande problema é a extrema falta de recursos do plantel. Ontem foram a jogo todos os seniores não lesionados com excepção de Esgaio e Jovane, e… não há mais ninguém.

Morita não aguenta 90 minutos, Ugarte joga sempre no limite do amarelo, médios no banco… ninguém. Saiu Morita, recuou o goleador quando o que era preciso era marcar golos. E lá voltámos a ver Coates a fazer o que não deve, abandonar a defesa e tentar o impossível.

 

Uma palavra final para Rúben Amorim. Precisará com certeza de rever determinadas situações técnicas e tácticas, mas continua a demonstrar toda a sua enorme capacidade enquanto treinador.

A grande questão é que o plantel é curto, muito curto. Já o era com Tabata e Matheus Nunes, sem eles ainda o é muito mais. E não cabe a Amorim justificar o injustificável, será sempre ele o primeiro a ser responsabilizado. Reforços, precisam-se. Para ontem.

SL

12 comentários

  • Imagem de perfil

    Luis Lisboa 21.08.2022

    Pois cara Maria, penso o mesmo, o Matheus Nunes é um médio de eleição, mas foi com o João Mário a titular muito mais ao jeito de Morita que fomos campeões. Palhinha é que é muito mais difícil de substituir, pelo muito que dá na luta do meio campo mas também nas 2 áreas. Ugarte fez um jogo enorme do Dragão, muito tempo limitado pelo amarelo, mas não tem as mesmas características. Mesmo o Essugo é mais um médio de transição do que um trinco clássico. Pelo que temos no plantel 3 ou 4 médios de transição (o tal "8") e nenhum "6".
    Neste momento e sem Paulinho o deficit de peso e altura é gritante, e isso torna-se especialmente chocante nos lances de bola parada nas duas áreas.
    No que respeita àquilo que eu chamo ainda plano B, os 3 avançados móveis, a verdade é que falta ainda muita coisa para que ele funcione em pleno, muito mais trocas de posição, muito mais diagonais e movimentos cruzados, não faz muito sentido falar em avançados móveis com quase sempre Trincão na direita, Pote na esquerda e Edwards no meio. Assim é jogar com ponta de lança anão, e nem vale a pena centrar por alto, é mesmo passar a bola aos defesas contrários.
    Não dá.
    Em poucos meses passámos de Palhinha-Paulinho-Slimani para Morita-Edwards-Trincão. Quantos kgs e cms existem de diferença ?
    SL

  • Sem imagem de perfil

    Luís Barros 21.08.2022

    “A grande novidade do treino desta quarta-feira do Sporting foi a reintegração de João Palhinha, que se encontrava a treinar à parte enquanto prosseguiam as negociações com o CSKA e Al Nassr. Estas possibilidades caíram pois os dois clubes não apresentaram os 15 milhões de euros exigidos pela SAD leonina e o jogador também não se mostrou interessado em prosseguir a carreira na Rússia ou no Médio Oriente. Desta forma, o médio vai começar a trabalhar com Rúben Amorim, que conta com o jogador e até o poderá utilizar nos próximos particulares.“

    Quinta 1 Outubro 2020 - 20h00 - Estádio José Alvalade

    Palhinha não estava nos eleitos e o meio campo era formado por Matheus Nunes e Wendell. O Sporting perdeu por 4 golos contra o Lask Linz.

    Para mim, Palhinha foi um dos esteios das últimas vitórias do Sporting. Curiosamente, na época passada em que jogou menos, a equipa ressentiu-se. Nesta época então já se nota bem a diferença: 3 jogos 6 golos sofridos. Entretanto em Inglaterra vai dando cartas e marcando golos.
  • Sem imagem de perfil

    Corvo 21.08.2022

    Se o árbitro não quisesse compensar o penálti assinalado com o golo anulado ao Veron, também tinham sido quatro.
    De resto tirando esse momento menos bom, foi uma boa arbitragem em linha com um bom jogo que ganhou quem justamente o mereceu.
  • Imagem de perfil

    Luis Lisboa 21.08.2022

    Não acredite em tudo o diz o Duarte Gomes, dizem que e dor de corno, mas seja o que for o ressabiamento ao Sporting e conhecido e assumido.
    Momento menos bom foi o principezinho ir ao beija mão ao padrinho do norte, mostrou o que vale.
    SL
  • Sem imagem de perfil

    Corvo 21.08.2022

    Acredito no que vejo. Não ouvi o Duarte Gomes nem sei se disse alguma coisa. E o que vi foi um golo absolutamente legal ser anulado ao antas.
    Em todo o caso o antas ficou com os três pontos e o Sporting com a vitória moral.
    tudo normal, portanto.
  • Imagem de perfil

    Luis Lisboa 21.08.2022

    Eu vi uma entrada por trás que derrubou o jogador do Sporting e que o árbitro ajuizou como tal.
    E ninguém aqui falou em vitórias morais, isso fica para vocês, que vos faça bom proveito.
    Perdemos e não gostámos.
    SL
  • Sem imagem de perfil

    Corvo 21.08.2022

    Então o que é isso do se o remate do Morita resvalasse para dentro da baliza, se as nossas oportunidades fossem concretizadas, se não vendessem o Matheus, se o Sarabia não tivesse ido embora, se o Ugarte fosse mais alto, se o Adán não desse casa, se o guarda redes do antas não defendesse tudo se o Porro não tivesse sido um desastrado e por aí adiante infinitamente, se não uma vitória moral?
    E deixa para o Benfica o quê? Viu-nos lamuriar quando e onde?
  • Imagem de perfil

    Luis Lisboa 21.08.2022

    Se não fosse o Covid, se não se tivessem equipado no Dragão, se... se...
    Se cá nevasse, fazia-se cá ski.
    SL
  • Sem imagem de perfil

    Corvo 21.08.2022

    Se o Seixal não fosse a melhor academia do mundo, os putos não eram campeões europeus e há bocadinho campeões do mundo.
    Por acaso não viu isso? Logo a seguir às meninas se terem qualificado para as champions feminina.
    Tudo um mundo de ses, que se nota mais quando o Sporting perde.
  • Imagem de perfil

    Luis Lisboa 22.08.2022

    Esgotou a quota destinada aos Lampiões incapazes dum pensamento estruturado e sem nada para dizer de relevante.
    Passe bem.
    SL
  • Sem imagem de perfil

    Corvo 22.08.2022

    Obrigado. Passe também muito bem,... se puder.
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    { Blogue fundado em 2012. }

    Siga o blog por e-mail

    A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

    Pesquisar

     

    Arquivo

    1. 2024
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    14. 2023
    15. J
    16. F
    17. M
    18. A
    19. M
    20. J
    21. J
    22. A
    23. S
    24. O
    25. N
    26. D
    27. 2022
    28. J
    29. F
    30. M
    31. A
    32. M
    33. J
    34. J
    35. A
    36. S
    37. O
    38. N
    39. D
    40. 2021
    41. J
    42. F
    43. M
    44. A
    45. M
    46. J
    47. J
    48. A
    49. S
    50. O
    51. N
    52. D
    53. 2020
    54. J
    55. F
    56. M
    57. A
    58. M
    59. J
    60. J
    61. A
    62. S
    63. O
    64. N
    65. D
    66. 2019
    67. J
    68. F
    69. M
    70. A
    71. M
    72. J
    73. J
    74. A
    75. S
    76. O
    77. N
    78. D
    79. 2018
    80. J
    81. F
    82. M
    83. A
    84. M
    85. J
    86. J
    87. A
    88. S
    89. O
    90. N
    91. D
    92. 2017
    93. J
    94. F
    95. M
    96. A
    97. M
    98. J
    99. J
    100. A
    101. S
    102. O
    103. N
    104. D
    105. 2016
    106. J
    107. F
    108. M
    109. A
    110. M
    111. J
    112. J
    113. A
    114. S
    115. O
    116. N
    117. D
    118. 2015
    119. J
    120. F
    121. M
    122. A
    123. M
    124. J
    125. J
    126. A
    127. S
    128. O
    129. N
    130. D
    131. 2014
    132. J
    133. F
    134. M
    135. A
    136. M
    137. J
    138. J
    139. A
    140. S
    141. O
    142. N
    143. D
    144. 2013
    145. J
    146. F
    147. M
    148. A
    149. M
    150. J
    151. J
    152. A
    153. S
    154. O
    155. N
    156. D
    157. 2012
    158. J
    159. F
    160. M
    161. A
    162. M
    163. J
    164. J
    165. A
    166. S
    167. O
    168. N
    169. D