O dia seguinte
Superioridade evidente do Sporting a todos os níveis ontem em Alvalade num jogo sem casos nem "caldeiradas". O resultado apenas pecou por escasso face ao número de ocasiões claras de golo de que dispusemos relativamente ao adversário.
O Sporting não entrou bem, muito por culpa dos defesas dos lados, Inácio e Quaresma, que demoravam eternidades a dar sequência ao jogo. O Fc Porto foi ganhando confiança na pressão e até ameaçou com um remate frontal lá pelos 15 minutos, felizmente interceptado. Felizmente que não era o João Neves que lá estava, este baixinho dá bem mais porrada mas joga bem menos. Mas tem escola, lá conseguiu cavar um pouco mais tarde um amarelo ao Catamo.
Depois disso, tocou a reunir e só deu Sporting. Bola a circular, os médios enfim a ter jogo, o futebol do Sporting que vimos no início desta temporada. O Fc Porto em 5-4-1 tentava controlar os danos, Varela sacrificou-se numa arrancada de Trincão e as oportunidades de golo para o Sporting foram acontecendo. E Trincão desperdiçando.
O nulo ao intervalo deixava uma nuvem de inquietude em Alvalade. Quem não marca, sofre.
Na segunda parte o adversário voltou a entrar bem, mas o jogo começou a ficar mais partido pelo desgaste de ambos os lados, o espaço aumentou e Gyokeres... aproveitou.
Houve muito azar pelo caminho para ser preciso aquele remate de Catamo para chegar ao 2-0.
Assim seguimos na liderança com 12 pontos, o Fc Porto a 3 e o Benfica a 5. Estes últimos já despediram o treinador, agora só têm de devolver à procedência o autocarro de pernas de pau que eles tinham escolhido, mas cheira-me que este "traidor" Bruno não vá durar muito lá pelo Dragão com a coligação Pinto da Costa/Madureira/Conceição à perna. Bem pensado, esta do Galeno a defesa esquerdo, o homem tem qualidades e merece ser apoiado.
Melhor em campo? O sueco, obviamente. Diomande falhou dois passes longos mas esteve imperial a defender. Catamo e Quenda mais uma vez muito bem nas alas. Morita melhor do que o Hjulmand. Quaresma, Inácio e Trincão os piores. Kovacevic até defendeu bem mas borrou a pintura com os passes longos falhos de precisão.
Arbitragem? Deixou jogar e não inclinou o relvado.
E agora? Ainda a procissão vai no adro... E vem aí a Champions.
SL