Notas soltas
1. Todos os planos de Rúben Amorim foram, sucessivamente, gorados.
2. Para manter a imagem de quem sabe o que faz, optou pela teimosia, em vez de optar pela honestidade e humildade que tanto lhe admiramos.
3. No primeiro ano, Rúben tinha "a estrelinha". Agora, o talismã é Esgaio. Compreende-se a diferença de resultados.
4. O problema de Paulinho e Esgaio não é terem vindo do Braga. O Rúben também veio do Braga e duvido que encontre maior devoção noutro clube do que a que os Sportinguistas (eu incluída) lhe dedicam.
5. Não há jogador mais acarinhado pelo Estádio do que Paulinho. Não há. Todos compreendemos a pressão a que está sujeito e tudo fazemos para o apoiar. Com Esgaio é diferente, reconheço, mas ainda assim, o Estádio fez questão de o ovacionar, de pé, numa das ocasiões em que foi atacado nas redes sociais (esse universo extraordinário onde pessoas que se orgulham de não ir ao Estádio questionam semanalmente o número de assistências).
6. Por isso, a última justificação do Rúben para as críticas ao Esgaio (porque veio do Braga) foi a primeira vez que me desiludiu. Esperava tudo menos aquilo, menos tratar todos os sócios e adeptos como burros e ignorantes, que embirram com um jogador porque vem do clube x, como se ele fosse um craque em campo. Ó Ruben, eu repito e reforço, tu também vieste de Braga e até és benfiquista e nós adoramos-te (eu adoro) e queremos que tenhas oportunidade de desenvolver um projecto estruturado e estruturante, que torne o futebol do Sporting numa realidade consolidada, de qualidade.
7. A tua atitude não protegeu o Esgaio. Pelo contrário, tu expões o Esgaio a esta situação, de cada vez que lhe pedes que assuma um lugar para o qual não tem capacidades.
8. O problema é que estás farto de ser desautorizado e de ver o teu trabalho de planeamento desrespeitado pelas urgências da tesouraria, e estás a fazer tudo para que te mandem embora. É isto, não é?
9. Se (quando) esse dia chegar, será muito triste, porque veremos o que poderia ser uma construção do futuro a desmoronar. Para o Rúben também será triste, mas ele só vai perceber o que está a deitar fora depois de algum tempo. Mas, entretanto, este desconforto está a afectar - e muito - a equipa.
10. Se ainda houver espaço para negociação, podemos tratar da renovação do benfiquista, ex-Braga e Treinador do Sporting Clube de Portugal, Rúben Amorim, o mais rapidamente possível? Obrigada.
(Ps: Algum dos meus colegas de blogue, com permissão de administrador, pode gerir os comentários (se os houver) e publicá-los? Eu não vou ter disponibilidade até ao final do dia. Obrigada.)