Nós, há dez anos
Cristina Torrão: «Os jogadores e o treinador do Schalke 04 são os primeiros a concordar. Elogiam o Sporting e admitem que o penálti nunca existiu. «É angustiante perder assim», disse Huntelaar, «eu teria perdido as estribeiras», com a perfeita consciência de que jogar bem e sair derrotado à custa de um erro crasso da abitragem é duro de engolir. Força, Sporting! Não se deixem ir abaixo! Vocês são bons e nós amamo-vos!»
Duarte Fonseca: «Após este período de beneficência sportinguista, eis que a equipa incrivelmente se ergue e volta a demonstrar toda a sua superioridade em relação aos alemães que foram terceiros classificados na Bundesliga (ainda me querem convencer que o campeonato alemão é ultra competitivo), mas que só tem três jogadores com nível. Fazemos dois golos e controlamos o jogo. Até que aparece a quinta oferta, desta vez foi a equipa de arbitragem que resolveu distorcer a verdade dos factos, a troco sabe-se lá de quê. Sim, porque o árbitro de baliza viu bem o lance e se decidiu daquela forma, alguma motivação terá. (...) Fomos displicentes, roubados e mesmo assim demonstrámos superioridade. Estamos muito fortes.»
Edmundo Gonçalves: «O essencial foi, depois do empate, continuar a pressionar para tentar vencer o jogo! O essencial foi isto tudo ter sido feito com dez miúdos, grande parte deles saídos da academia, contra onze e mais quatro (ou seis, já me baralho), durante mais de uma hora! O essencial foi isto ter acontecido com o terceiro classificado do campeonato alemão (que alguns, para menorizar a prestação do Sporting - e continuo a falar de sportinguistas - até consideram que afinal não é assim tão forte quanto isso...)! O essencial foi que o Sporting foi melhor, em todos os aspectos do jogo! O essencial foi termos no banco um homem que cimenta a cada dia que passa o seu lugar, não tenho dúvida nenhuma disso, na história do Sporting e que deu um banho ao treinador adversário, campeão europeu!»
Filipe Arede Nunes: «Ficou ontem claro que o Sporting tem equipa suficiente para jogar a liga dos campeões. Jogar com menos um jogador durante uma hora e ainda assim ser capaz de discutir a partida não é fácil, mas conseguimos. Acho que, globalmente, o Sporting fez um excelente jogo. Não sei o que é que os árbitros de baliza lá estão a fazer. Não é possível que aquele indivíduo tenha visto mão na bola porque ela bateu na cabeça. O que terá motivado então a assinalar falta? É que, garantidamente, o árbitro não viu o lance...!.»
Francisco Melo: «Depois de ontem à noite um clube português ter sido gravemente prejudicado no jogo que disputou, por erros lastimáveis da arbitragem, no que lesou, para além do próprio clube, as contas de Portugal no ranking da UEFA, mal se percebe que Fernando Gomes não tenha ainda protestado, de forma solidária, pelo que aconteceu em Gelsenkirchen.»
João Paulo Palha: «A figura de Naide Gomes, no espaço do desporto português, resplandece de tal maneira que me considero dispensado de fazer uma apresentação desenvolvida do seu palmarés. Mesmo uma enumeração sumariada dos seus triunfos, medalhas e recordes seria demasiado longa para um texto deste tipo, pelo que, como tem sido hábito, remeto os mais interessados para sites especializados na matéria.»