Nós, há dez anos
Adelino Cunha: «O presidente da Federação Portuguesa de Futebol quis resolver o fracasso do Mundial despedindo o médico (por sorte, o mordomo não estava em casa nesse dia: toda a gente sabe que a culpa é sempre do mordomo) e assumindo uma espécie de culpa filosófica colectiva falando em não fomos competentes. Importa-se de repetir? Não foram competentes ou foram incompetentes? Assim de repente, fiquei confuso. Eu explico a minha baralhação. O comandante do Costa Concórdia não foi competente por ter afundado o navio ou foi simplesmente incompetente por se ter desviado da rota? O maquinista que provocou o descarrilamento do comboio de alta velocidade na Galiza não foi competente por circular em manifesto excesso de velocidade ou foi simplesmente incompetente? Não vale a pena perder muito tempo com estes esquemas gramaticais: foram incompetentes e serão estúpidos se quiserem corrigir um erro com outro erro. Os líderes sabem-no ser quando ganham mas acima de tudo quando perdem.»
Edmundo Gonçalves: «Folgo em saber que o coiso "disciplinar" da Liga tomou uma decisão em tempo útil em relação a Jorge Jesus. Nada mais justo e correcto! a justiça quere-se célere e "justa", passe a redundância, pelo que, da minha parte, levanto o cálice! Vamos estar atentos?»
Francisco Almeida Leite: «Tenho estado por estes dias em Maputo, Moçambique, onde o derby do próximo domingo já mexe. Não há conversa de salão, taberna ou balcão onde não se fale de dois temas em matéria de futebol: o jogo da Luz e o regresso de Nani. Sim, o regresso de Nani. Por aqui o luso-cabo-verdiano é considerado uma estrela maior e não se dão ouvidos aos comentadores de bancada que o arrasaram e nos apoucaram só porque o camisola 77 falhou um penalty no seu regresso a Alvalade. Aqui o Nani é craque, dão-lhe muito valor e miúdos e graúdos não falam de outra coisa quando o tema é o futebol português.»
Eu: «- Afinal que reforços é que tu gostavas de ver no Sporting?
- Gostava do Enzo. E do Gaitán. E do Salvio. E do Amorim. E do Maxi. E do Eliseu.
- E na baliza?
- O Júlio César, claro. Já reparaste que o Rui Patrício não sabe jogar com os pés?
- Só esses?
- Talvez também o Talisca. Pelo menos tem um nome mais giro do que o Rabia.
- Mais algum?
- O Pizzi, o Jara, o Ola John, o Shikabala...
- Mas o Shikabala é do Sporting!
- Ah, claro, tens razão. Péssimo jogador, esse que tal. Nem para futebol de praia o queria.»